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quarta-feira, janeiro 24, 2007

Marketeiro é a mãe!

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(Ou O mito da cachaça Havana - parte 2...)

Conversando com um amigo que já trabalhou na divulgação de bebidas internacionais (uísques e vodcas da gringolândia), ouvi reclamações contra a Havana, a xambirra mais cara e famosa, que fez de Salinas, em Minas Gerais, a terra da caninha.

O argumento do fi3gura, que vive do marketing, era seu desgosto de pagar por uma bebida embalada numa garrafa cor de caramelo, típica de cervejas, que tem o mesmo rótulo há 40 anos valor igual ou superior ao gasto num exemplar de uma marca que investe milhões em publicidade pelo mundo.

Cada um valoriza seu ganha-pão. Mas como defensor do melhor destilado do mundo – a que matou o guarda – fiquei tentando convencer o cara de que o preço tinha razão de ser. Confesso que o objetivo inicial era, de repente, ganhar uma garrafa de presente, mas terminei com uma certa repulsa para comigo mesmo. Ou pelo menos para uma das minhas personalidades manguaças.

Anísio Santiago virou mito junto de sua bebida. Suas histórias se confundem. Os métodos novos criados pelo cachaceiro -- que só produzia, porque beber que é bom, era só cerveja -- não durariam 60 anos sem estrutura de segredos industriais.

Isso quer dizer que pode até haver produtores que façam garapa-doida com o mesmo procedimento ou com qualidade semelhante. Mas ninguém consegue vender tão caro por alguns motivos.

Trabalhar com uma produção pequena ajuda. A escassez de oferta com excesso de procura eleva preços.

Mas Anísio Santiago, segundo o livro de Roberto Santiago, sobrinho do mestre alambiqueiro, contou com uma ajuda a mais. A restrição de acesso ao alambique e o pagamento do salário dos funcionários em garrafas promoveu a melhor rede de distribuição e comercialização.

Os principais interessados em convencer a Deus e ao mundo das qualidades do mé que tinham em mãos, era cada um dos funcionários manguaças. Quanto mais valiosa cada garrafa, maior o ordenado mensal.

Quando terminei a explicação, fiquei com medo de que ele começasse a traçar paralelos, que estendesse minha teoria mirabolante para empresas "mudernas". Fiquei com medo de que ele dissesse que um bom produto precisaria ter funcionários que vestissem a camisa até na divulgação fora do trabalho...

Ao vislumbrar tudo isso, senti um arrepio de nojo de mim mesmo. Mudei de assunto e passei a reclamar da temperatura da cerveja que estavam servindo. Credo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia.

alvez tenha sido forte demais pra uma mocinha...

Mas não entendi nadica...

Marcão disse...

Toma um trago daquela que matou o guarda que você vai entender tudo...

Anônimo disse...

Iara, essa auto-discriminação sexista foi terrível. Mas se vc seguir o conselho do Marcão e isso der certo, vai ter que explicar pra todo mundo. pq ninguém aqui entendeu. A começar por mim...