Destaques

terça-feira, janeiro 23, 2007

Os melhores goleiros

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eleições são sempre polêmicas. Ainda mais aquelas em que a maior parte dos interessados é sumariamente excluída. No caso das realizadas pela Fifa, em função de tocar em assunto tão caro à boa parte dos seres humanos, a situação agrava-se ainda mais. E dessa vez mexeram com a posição mais delicada de qualquer time de futebol.

Ontem, a entidade máxima do ludopédio divulgou o resultado da escolha dos melhores goleiros de 2006. Especialistas (seja lá o que isso signifique) de 89 países diferentes de todos os continentes puderam participar do pleito. Eleito pela terceira vez – já havia ganho em 2003 e 2004 – o eleito foi Gianluigi Buffon, com 295 pontos. Como titular da seleção campeã do mundo, a Itália, já era de se esperar a escolha.

Mas, na minha modesta opinião, o melhor ficou em segundo. Jens Lehmann, titular da Alemanha que usurpou o posto de Oliver Khan às vésperas da Copa do Mundo, garantiu 140 pontos. Além de ter assumido o lugar de um ídolo alemão, em uma seleção desacreditada na Copa disputada em sua própria casa, fez um excelente torneio, não deixando a torcida germânica sentir saudades do líder de 2002. E quem viu no último domingo o jogo entre Arsenal e Manchester United pode assistir ao arqueiro praticar pelo menos dois milagres que assegurariam mais tarde a virada de sua equipe contra o líder do campeonato inglês.

O melhor não-europeu da lista foi Rogério Ceni, que ficou em sexto lugar com 39 pontos, um a mais que Ricardo, titular de Portugal na Copa, e cinco a mais que Dida, do Milan, que em 2005 alcançou o segundo posto. Curioso é ver na lista dos 20 maiores goleiros, alguns que não contam com a fama de grandes “pegadores” como o francês Fabien Barthez, que hoje está sem clube (quem se habilita?) e outros não amplamente conhecidos, como Oswaldo Sánchez, titular do México e que, na lista oficial, ainda consta como goleiro do Chivas Guadalajara, embora tenha se transferido no final de 2006 para o Santos Laguna. Para o dileto futepoquense, quem faltou na lista?

9 comentários:

Edu Maretti disse...

Acho Buffon indiscutivelmente o melhor.
Mas esse papo de goleiro é difícil. Um grande amigo meu, o Marco, um artista plástico amante do futebol, dizia sobre Rodolfo Rodrigues: "um frangueiro". Vai entender.

Anselmo disse...

proponho a eleição do pior goleiro do mundo promovida pelo Futepoca. É mais divertido.

Anônimo disse...

Maretti, na mesma linha tem o pai de um amigo meu, santista: pra ele, Gilmar dos Santos Neves era um goleirinho ridículo. E ele também disse que o Tapia seria o novo Cejas.

Marcão disse...

Esse goleirinho da seleção sub-20 é forte candidato na eleição proposta pelo Anselmo. Assisti Brasil x Argentina e dava pra notar o medo que os zagueiros tinham de recuar a bola pra ele. Nas cobranças de escanteio, então, o técnico brasileiro só faltava fazer o nome do pai. Aliás, foi num lance desses, ridículo, que os gringos viraram o jogo. O argentino teve tempo de se abaixar para cabecear, nas barbas do goleiro...

Edu Maretti disse...

Olavo, outro dia vi os gols das finais Santos x Cruzeiro em 1966... Se o Gilmar era um frangueiro eu não sei, mas aqueles gols do titulo cruzeirense reforçam minha impressão de que o velho Gilmar era um goleirinho comum que acabou fazendo fama no melhor time do mundo...e se tornou um mito de papel.

Marcão disse...

Um puta goleiro que ficou pra escanteio na história é o Manga, ex-Botafogo e Internacional. Me parece que, hoje, mora na Venezuela. Uma vez a Cultura reprisou a final do Brasileiro de 75, entre Inter e Cruzeiro, e acho que foi uma das maiores atuações de um goleiro que já vi na vida (além do Marcos na Libertadores, contra o Corinthians, do Zetti também na Libertadores, contra o Palmeiras e do Rogério Ceni contra o Liverpool). O Cruzeiro era um timaço e poderia ter massacrado o Inter em pleno Beira Rio. Mas o Manga, mesmo com um dedo fraturado, operou cada milagre que, mesmo vendo o replay, fica difícil de acreditar. Goleiraço.

Glauco disse...

Pelamordedeus, julgar um jogador de futebol pelo que ele fez em UMA partida e aos 36 anos de idade não dá. O Gilmar foi a três Copas do Mundo, sendo campeão em duas; foi campeão mundial mais duas vezes pelo Santos. Mas, como em geral damos créditos pra gringos, um outro goleiro afirmou uma vez sobre ele: "Gilmar dos Santos Neves é o maior goleiro do mundo". O autor de tal frase é Lev Iasshin, considerado o maior na posição em todos os tempos.

Marcão disse...

Não o julguei apenas por essa partida, mas ela vale ser citada, pois é antológica. E, se ele tinha 36 anos na época, méritos a mais. O problema é que o Manga foi titular na pífia campanha do Brasil na Copa de 66 e ficou marcado. Mas era um craque. Quanto ao Gilmar dos Santos Neves, eu, particularmente, o considero o melhor de todos os tempos. De cada 10 pessoas que eu conheço que o viram jogar, 10 têm a mesma opinião. Em 58 e 62, ele cansou de salvar o Brasil em partidas complicadas.

Glauco disse...

Não falei do Manga, falei do Gilmar e da partida contra o Cruzeiro em 1966.