Destaques

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Mino acusa FSP de fazer doação política

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Do site Comunique-se
Na terça-feira (23/01), o jornalista Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital, escreveu em seu blog que a empresa Folha da Manhã S.A., que publica Folha de S. Paulo e Agora São Paulo, doou R$ 42.354,30 para a campanha do deputado federal eleito Paulo Renato Souza (PSDB-SP) – foto acima.

Mino sustenta sua argumentação com dados da prestação de contas dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo em seu post os links em que as informações podem ser comprovadas. O jornalista também lança uma série de perguntas, como qual seria o interessa da empresa na candidatura de Paulo Renato e por que as doações teriam sido feitas após o primeiro turno, com a campanha para deputado federal já encerrada.

Em sua edição de quarta-feira (24/01), Folha de S. Paulo trouxe uma matéria esclarecendo que o valor corresponde à restituição de anúncios publicitários pagos a mais por Paulo Renato, e que foram erroneamente registrados como doações. O jornal já entrou com um pedido de retificação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que tramita no órgão.

O Comunique-se entrou em contato com a direção de Folha de S. Paulo na tarde de terça. Foi instruído a enviar um email com as questões, o fez e não obteve resposta.

José Dirceu
O blog de Mino Carta teve ainda outra informação contestada na quarta-feira (24/01), como apontou o leitor Severino Goes, às 17h08. O ex-ministro José Dirceu negou que tenha se reunido com o operador do mensalão Marcos Valério em Portugal, no dia 06/01, como escreveu Mino. Em comunicado em seu próprio blog, Dirceu qualifica a notícia de "arrematada mentira", e se diz surpreso pelo "experimentado profissional" não ter checado a informação.
Mino publicou o desmentido de Dirceu, após ter conversado com ele ao telefone.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas nao há nada "ilegal" em fazer isso.

Anônimo disse...

A rigor não há nada ilegal, de fato. A data da doação, após a eleição, gera algum grau de dúvidas que, por não terem provas, nem precisam ser detalhadas aqui.

Mas a questão primeira é ética: "qual seria o interessa da empresa na candidatura de Paulo Renato", como bem registra o Maretti.

As relações dos veículos de comunicação com grupos e personaldides políticos precisa ser transparente. Os leitores precisariam ser informados, de alguma forma, desta doação.

É importante a Folha ter divulgado a matéria com sua versão. Mas é triste ver que só fizeram isso depois da matéria no blog do mino carta. Pior, só entraram com recurso no TRE depois da revelação pública.

A campanha, segundo a nota do jornal, "declarou à Folha que inscreveu o estorno como "doação" porque foi orientada a fazê-lo pelo tribunal." Por que nenhum outro candidato seguiu o procedimento? O erro do jornal na cobrança aconteceu so com o Paulo Renato?

Se a ética recomenda a transparência e esta não é seguida, no mínimo vem a pergunta do porquê do mistério.

O conjunto que faz a suspeita que é só suspeita, mas carece mais explicações.

Anônimo disse...

ah, diante do comentário anterior, em que escrvi que os veículos de comunicação precisavam explicitar suas relações políticas, registro: o Futepoca é todo formado por esquerdinhas-manguaças que não fazem doações políticas, exceto para o Bar do Vavá, na campanha pública para que continue de portas abertas. Mas aí não é política partidária, e a verba é alocada para o pagamento de cerveja e da fatura do Vavacard.

fredi disse...

Não sei o por quê da agressão, mas esquerdinha manguaça é a mãe (rarará)...

Isso só pode ser falta de álcool no sangue, êta abstinência...

Anônimo disse...

ofereço meus sigilos de exame sanguíneo, anti-doping e até de amostragem de fios de cabelo para comprovar que a abstinência sugerida é mentirosa. Um acinte pífio, uma falácia e uma patuscada, que visam a me atingir por aquilo que eu represento na manguaça deste país, principalmente em defesa dos portadores de necessidades hepáticas e gástricas especiais.

Marcão disse...

Ué, mas a Folha não tem rabo preso só com o leitor?!?