Destaques

quinta-feira, novembro 01, 2007

Qual o pior campeão brasileiro da História?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E o São Paulo é campeão. Os tricolores estão eufóricos com uma campanha irretocável, uma conquista obtida com antecedência e tranqüilidade incomuns. Alguns times ensaiaram jogar bonito, como o Botafogo e o Cruzeiro, mas não tiveram uma seqüência digna de nota. Sobrou para o pragmático clube do Morumbi que, se não deu show, deu um banho de competência nos adversários.

A dita "ausência de show" é justamente o argumento utilizado por boa parte dos rivais para desmerecer o título sendo que alguns chegaram a dizer – como o comentarista Fernando Calazans – que o São Paulo seria o "pior campeão brasileiro da História". Discordo da tese e acho que quem pensa assim oscila entre a mais pura dor de cotovelo e o desencanto dos que têm saudades de um tempo não tão remoto em que o futebol era mais bem jogado.

Mas a discussão pode gerar celeumas interessantes (ou não). Qual seria o "pior campeão brasileiro da história"? Com uma diversidade de fórmulas que faria corar qualquer literato adepto do realismo fantástico, o Brasileirão teve diversos campeões contestados. Ou por desobedecer um suposto critério de "justiça" ("ah, o campeão deveria ter sido o outro que jogou melhor o tempo todo...") ou porque chegou lá com ajudas extra-campo, ou até mesmo porque não deixaram sequer um atleta na memória do torcedor no ano seguinte. Aqui, uma lista dos campeões mais contestados da história dos 500 anos deste país. Escolha o seu "pior campeão" e dê seu voto na nossa enquete.

O São Paulo de 1977

A equipe não era brilhante e a fórmula do campeonato era esdrúxula. Tanto que o vice, Atlético (MG), perdeu o título sem ter perdido uma partida sequer, assim como o Botafogo, quinto colocado. A decisão foi em partida única, no Mineirão. No tempo normal, Chicão pisa em cima do mineiro Ângelo, já caído, e não é expulso. O São Paulo levou na decisão por pênaltis, com Valdir Peres se adiantando nas cobranças. O árbitro era Arnaldo Cézar Coelho. A regra não parecia muito clara.

O Coritiba de 1985

A gloriosa final do Coxa foi contra o Bangu. Que duelo! Os 20 clubes mais bem colocados num tal ranking da CBF foram reunidos em dois grupos A e B, e o campeão e o vice da Taça de Prata (similar à segunda divisão), mais 22 clubes de 22 estados estavam em outros dois. Todos tratados de forma igual. É como se hoje classificassem times da segunda e terceira divisão para uma fase final. Um espetáculo ímpar.

O Botafogo de 1995

Uma final que relembrava os anos 1960, Santos e Botafogo. Na primeira partida da final, três impedimentos mal marcados impediram que o craque do campeonato, Giovanni, saísse na cara do gol de Wagner. No segundo jogo, um assalto que repercutiu até no exterior, com um gol irregular de Túlio e outro mal anulado de Camanducaia. O ábitro, Márcio Rezende de Freitas, daria uma mão para outro campeão contestado dez anos mais tarde.

O Vasco de 2000

A CBF não podia organizar o campeonato brasileiro e sobrou para o Clube dos 13, outra organização impoluta, tal tarefa. Surgiu a Copa João Havelange, a maior competição das terras tupiniquins, com 116 clubes em uma única divisão. A fórmula era assustadora e não me arriscaria a descrevê-la. São Caetano, vindo direto do que seria a “segunda divisão” chega à final com o Vasco, que nas oitavas desclassificou o Bahia (rebaixado no ano anterior e guindado de volta com o Fluminense), e nas quartas superou o Paraná (outro da “segunda divisão”). A segunda partida da final, disputada em São Januário (como?), teve como coroação um estádio com mais gente do que pdoeria suportar. Grade de arquibanda desabando, gente pisoteada... Punição para o Vasco? Não, o castigo foi ter sido campeão.

O Atlético (PR) de 2001

No ano seguinte à famigerada Copa João Havelange, a decisão foi um confronto com ares épicos entre o campeão e o convidado São Caetano – aliás, o de melhor campanha na primeira fase.. No mata-mata, as quartas e semifinais foram em partida única. A final, ida e volta. Junto do time do ABC, o Paraná e o Botafogo de Ribeirão Preto foram vips. Detalhe: o time que revelou doutor Sócrates e Raí havia sido rebaixado em 1999.

O Corinthians de 2005

Na manhã de domingo, o Internacional, líder do certame, acordava vice. Onze jogos anulados que renderam quatro pontos a mais para o Corinthians. Na partida decisiva contra o Inter, Fábio Costa faz pênalti em Tinga. Márcio Rezende de Freitas (aquele de 1995), não marca e dá o segundo cartão amarelo para o melhor atleta em campo. O título, então sob judice, foi conquistado com uma derrota em que os atletas, perdidos, não sabiam se podiam ou não comemorar de fato.

O São Paulo de 2007

Por mim, não entraria na lista. Mas, pra satisfazer os birrentos e justificar o post, está aqui também. Aparentemente, só se justificaria pela baixa qualidade do nível técnico da competição. Até aí, mais culpa dos outros times do que dele.




VOTE:

220 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 220 de 220   Recentes›   Mais recentes»
sport club internacional disse...

Depois daquele campeonato roubado de 2005 o brasileiro ficou pior do que o campeonato gaucho.
penso que se fosse apenas um erro a organização voltaria atrás e daria o titulo ao internacional.
A mafia comprou o titulo!!!

sport club internacional disse...

Depois daquele campeonato roubado de 2005 o brasileiro ficou pior do que o campeonato gaucho.
penso que se fosse apenas um erro a organização voltaria atrás e daria o titulo ao internacional.
A mafia comprou o titulo!!!

Maracajá disse...

Vamos ser honestos: o São Paulo de 2007 teve méritos de sobra pra ser campeão. Não significa que foi um timaço, mas foi indiscutivelmente o melhor entre os 20 clubes que disputaram o campeonato.

Não é à toa que acabou 15 pontos à frente do vice-campeão Santos;
Foi disparado o que mais venceu, e também o que menos perdeu;
Melhor defesa e melhor saldo de gols;
Ganhou em outubro um campeonato que acabava em dezembro.


Se é para eleger um time que não merecia ganhar, talvez tenha sido o São Paulo, mas o de 2008, que teve vários erros da arbitragem a seu favor, que colaboraram com a bela arrancada ao final do certame. Teve mérito? Sim, mas a arbitragem ajudou bastante. Podem conferir.

cristiano disse...

o melhor time desse brasil é sem duvida o atletico paranaense foi campeao em 2001 e com dignidade nao foi igual esse times veios q ganham comprando jogo igual o santos em 2004 foi um roubo marcante comprar o arbitro não é uma coisa das mais esportivas pra se fazer em um campeonato brasileiro e tbm o jogo mais roubado d decada foi o jogo atletico e são paulo pela final da libertadores de 2005 q o são paulo teve a vantagen de jogar contra o atletico sem q precisasse aguentr a presão do caldeirao no joaquim americo " arena da baixada" o atletico nao pode jogar la pq o estadio mais moderno do brasil nao tinha infra-estrutura pra receber esse jogo isso eu acho q ´r jeito de arrumar desculpas pra q o atletico nao fosse campeão da libertadores nesse ano isso é q é roubo
todo o time tem direito de jogar uma em casa e uma fora na libertadores pq tirar esse direito do atletico

Anônimo disse...

O PIOR CAMPEAO BRASILEIRO FOI DE 1985

* Clubes: 44

* Campeão: Coritiba/PR (31 PTS - 29J, 10V, 7E, 10D, 25GP, 27GC, SG: -2)

* Vice-campeão: Bangu/RJ (48 PTS - 31J, 20V, 8E, 3D, 55GP, 23GC, SG: 32)

* 3º lugar: Brasil/RS (36 PTS - 30J, 14V, 8E, 8D, 48GP, 33GC, SG: 15)

* 4º lugar: Atlético/MG (35 PTS - 28J, 13V, 9E, 6D, 37GP, 23GC, SG: 14)

* Artilheiro: Edmar (Guarani/SP) - 20 gols

* Gols (média): 1243 (2,4)

* Público (média): 6.010.125 (11.625)

* Partida final:

Bangu/RJ 1 X 1 Coritiba/PR (5 X 6 nos pênaltis)

Data: 31 de julho de 1985

Local: Maracanã/RJ

Árbitro: Romualdo Arppi Filho (SP)

Público: 91.257 pessoas

Gols no tempo normal: Índio (C - 25 min do 1ºT) e Lulinha (B - 35 min do 1ºT)

Pênaltis: Gilson Gênio, Pingo, Baby, Mário, Marinho e Ado - desperdiçou (Bangu) / Índio, Marco Aurélio, Édson, Lela, Vavá e Gomes (Coritiba)

Bangu: Gilmar; Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gílson) e Mário; Marinho, João Cláudio (Pingo) e Ado. Técnico: Moisés

Coritiba: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Lela, Índio e Édson. Técnico: Ênio Andrade

AGORA O TITULO MAIS ROUBADO FOI DO CURINTIA EM 2005

FRANCESCO disse...

NÃO ESTOU VENDO O FLAMENGO DE 1982 ??? PORQUE SERÁ ???? TEM QUE HAVER IMPARCIALIDADE PARA HAVER CREDIBILIDADE ...

Anônimo disse...

Meu caro seu Vasco jogou 3 partidas com um jogador irregular (Jorginho Paulista) deveria perder 3 pts por partida disputado e houve o incidente em São Januário, regra o time perder pts pq rouba torcida do Vasco que promoveu a queda do alambrado. Fizeram algo não.

Anônimo disse...

Coritiba ainda vai, agora são Paulo e principalmente Vasco isso é piada kkkkkkkk

Anônimo disse...

Deixa de ser burro n era de pts corrido o campeonato então não tem nada haver isso , depois veja a história antes de falar não teve campeão da C. U NO MÓDULO VERDE. Pois a partida acabou empatada e após todos os jogadores baterem pênaltis e converterem o juiz simplesmente encerrou a partida empatado.

Anônimo disse...

Vcs falam muita imersa saiba que Em 83 o Santos não teve capacidade de se classificar para o brasileiro de 83, ficaria de fora pois n chegou ate a 8 posição e para n ficar de fora foi convidado a participar do campeonato.

Anônimo disse...

Me explica como um jogador ( Jorginho Paulista) joga 3 partidas com documentação irregular e o Vasco não perde ponto???? Isso seria pq a CBF não queria assumir o erro de querer ganhar dinheiro. Imagine um time ser campeão das duas divisões. Como, explicar isso lá fora....

Joao disse...

o Corinthians nao tem culpa nenhuma se anularam 11 jogos,porque nao foram apenas jogos do corinthians,qualquer um que ganhasse 2005 seria questionado,por culpa dos jogos anulados,e do escandalo do juiz que apitou os jogos ! sobre penalti, se for assim 1986 foi mais roubado ainda,2 penaltis pro guarani que o juiz nao deu ,e o sao paulo foi campeao !

Unknown disse...

Cara fala sério! o pênalti não existiu??

Unknown disse...

Cara fala sério! o pênalti não existiu??

Unknown disse...

Cara fala sério! o pênalti não existiu??

Anônimo disse...

É incrível como ainda tem gente que compra essa historinha de que o Vasco foi ajudado no Campeonato Brasileiro de 2000. Então vou refrescar a memória de quem se interessar: Em primeiro lugar, o Vasco tinha disparado o melhor time do Brasil com nomes de seleção brasileira como Romário, Euller, Viola, Juninho Paulista, Jorginho Paulista, entre outros. Foi um time que conquistou a Copa Mercosul diante de um forte Palmeiras em pleno Palestra Itália de virada após estar perdendo por 3 a 0. Então não foi nenhuma surpresa que o Vasco tivesse vencido também o Brasileiro, ainda mais enfrentando o azarão do campeonato, que foi o São Caetano. Em segundo lugar,
São Januário já havia recebido públicos muito maiores que aquele. Na final da Libertadores de 1998, por exemplo, foram mais de 36 mil vascaínos presentes na Colina. Nas décadas de 70 e 80, era comum dar 30, 40 mil pessoas no estádio, e nunca houve nenhum problema sério. O que aconteceu em 2000 foi um acidente, um princípio de confusão, e as pessoas correram em direção ao alambrado, que cedeu justamente para evitar que os torcedores morressem impressados no ferro. O jogo foi paralisado, para que os feridos pudessem ser atendidos. Em menos de meia hora, a situação já estava normalizada e o coronel do corpo de bombeiros autorizou o prosseguimento do jogo. No entanto, o governador Garotinho, querendo aparecer, mandou suspender o jogo, talvez porque a Globo não quisesse perder audiência com a novela das sete.

Resumo da história: Aconteceu um acidente, ninguém morreu, a maioria dos feridos não sofreu nenhuma lesão grave, os feridos foram rapidamente atendidos e levados ao hospital e o próprio corpo de bombeiros deu o aval
para que a partida continuasse, o árbitro foi comunicado da decisão e o jogo só não continuou por intervenção do governador. Aí criaram várias histórias de que o Eurico estava gritando com um torcedor ferido, de que o Vasco deveria perder o título, mas o bom senso falou mais alto e a partida foi remarcada para o Maracanã, onde o Vasco venceu o São Caetano com autoridade pelo placar de 3 a 1 e conquistou o tetracampeonato.

Outro fato curioso é que, em 1992, na final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo, uma parte da arquibancada do Maracanã, onde estava a torcida do Flamengo, cedeu, fazendo com que dezenas de torcedores caíssem na geral, causando várias vítimas fatais e deixando muitos feridos e paralisando a partida, mas daquela vez a partida continuou, mesmo tendo ocorrido mortes, sendo que em São Januário ninguém morreu naquela final de 2000.



Engraçado também o autor não citar nenhum dos títulos brasileiros roubados pelo Flamengo (a mão do Andrade em 82, o assalto ao Galo em 80, o pênalti não marcado a favor do Santos em 83, só para citar alguns exemplos), preferindo citar títulos de outros times, sendo que alguns nem tiveram erros de arbitragem. E o Brasileiro de 2009, em que o Flamengo foi campeão com apenas 67 pontos? Também não entraria nessa lista?

Unknown disse...

Ahhh cara , para com anti-Corinthians... na reta final do brasileirão/ 2005 O Inter foi beneficiado contra São Caetano, Brasiliense...foi como se erros de arbitragem a favor do Internacional pudessem ocorrer....e nós 2 jogos anulados do Corinthians contra Santos e São Paulo ele foi muito prejudicado sim....

Unknown disse...

É Olavo Soares, na sua opinião os campeonatos ganhos pelo Corinthians são todos injustos né....para de ser criança vai

Anônimo disse...

A pakita ta brava disse o campeão com saldo negativo!

Anônimo disse...

Sou um fiel candidato a seguir seu raciocínio,,,

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 220 de 220   Recentes› Mais recentes»