Destaques

sexta-feira, abril 11, 2008

Apenas os paulistas balançam na Libertadores

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


O final da quinta rodada na primeira fase da Libertadores deixou três clubes brasileiros já classificados. Cruzeiro, Flamengo e Fluminense agora se preocupam em assegurar uma melhor posição entre os primeiros colocados dos grupos, o que garante a vantagem de jogar a segunda partida em casa.

O time mineiro é por enquanto o de melhor campanha no torneio, com 11 pontos, mas vai enfrentar a altitude na última partida contra o Real Potosí. Ainda assim, tem tudo pra vencer, conquistando o direito de pegar nas oitavas o segundo colocado com menor pontuação. O que, a bem da verdade, é algo lotérico, já que esse posto pode ser ocupado, por exemplo, pelo Boca Juniors, que não vai conseguir avançar para a fase seguinte sem uma vitória por no mínimo dois gols de diferença sobre o União Maracaibo, em casa. A depender do resultado da partida entre Atlas e Colo Colo, será obrigado até a fazer mais que isso.

Já os cariocas decidem seus destinos em casa. Vantagem para o Flamengo, que vai pegar o fraquíssimo Coronel Bolognesi no Maracanã, o que deve lhe garantir o primeiro lugar do grupo. Já o Fluminense enfrenta a LDU que, assim como o Fluminense, tem dez pontos, embora com saldo de gols pior. Um empate deixa o time de Renato Gaúcho na liderança, mas a vitória pode até fazer com que ele seja o melhor clube da primeira fase.

São Paulo e Santos

As derrotas fora de casa, se não tiraram São Paulo e Santos da zona de classificação de seus respectivos grupos, jogaram pressão sobre os times que jogam em seus estádios sua sorte na Libertadores.

O São Paulo ainda tem chances de ser o primeiro colocado do grupo, bastando vencer o Atlético de Medellin no Morumbi. Mesmo o empate pode classificar o Tricolor, só que na segunda posição, desde que o Audax Italiano não vença o já desclassificado Sportivo Luqueño no Paraguai. A questão é se o time de Muricy vai conseguir embalar no torneio. Ontem, voltou a demonstrar o futebol sem sal que o caracteriza na temporada, emplacou alguns contra-ataques no segundo tempo, Adriano perdeu um gol incrível, mas a defesa entregou. Em especial, André Dias, o lento zagueiro que não me acostumo a ver como titular em um time como o São Paulo.

Já o Santos fez um dos piores primeiros tempos de sua história recente contra o Chivas, em Guadalajara. O esquema de três zagueiros de Leão, aliado a atuações tenebrosas de jogadores como Dênis, por pouco não fizeram a equipe tomar uma goleada antes do intervalo. 2 a 1 ficou barato e na segunda etapa o Chivas fez de tudo pra entregar a partida, mas o Alvinegro não aceitou. Agora, o time tem que vencer o Cúcuta na Vila Belmiro, embora também possa se classificar até com derrota, desde que o Chivas não vença o San José, nos 3.700 metros de Oruro.

As campanhas contrastantes dos paulistas com os demais brasileiros pode forçar um confronto verde-amarelo já nas oitavas de final. O Santos, sem possibilidade de ser primeiro do seu grupo, é um forte candidato a topar Cruzeiro, Flamengo ou Fluminense, podendo até mesmo cruzar o São Paulo, se este ficar em primeiro. Se o Tricolor paulista ficar em segundo, até dois cruzamentos entre brasileiros pode acontecer.

E fica a questão pros palpiteiros de plantão: qual brasileiro vai mais longe na Libertadores?

6 comentários:

Marcão disse...

Qual brasileiro vai mais longe, não sei. Mas que o São Paulo vai cair rapidinho, não tenho a menor dúvida.

Anônimo disse...

Discordo do Marcão. O São Paulo tá jogando um futebol perfeito pra mata-mata: é só ver que praticamente não perde pontos no Morumbi. E na Libertadores, dá na mesma classificar em qualquer uma das posições. Palavra de quem viu o time fazer primeiras fases perfeitas mas não levantar a taça nenhuma vez nos últimos anos...

Marcão disse...

Olavo, estratégia perfeita no mata-mata, para o São Paulo, aconteceu em 2005: empatava todos os jogos fora e ganhava os confrontos no Morumbi (só perdeu um jogo, para o Tigres, depois de vencer o primeiro confronto por 4 a 0). Em 2006 e 2007, com derrotas para Chivas, Estudiantes e Necaxa, o time não chegou a lugar algum. Virar um jogo contra o "fortíssimo" Audax em casa, na bacia das almas, e perder na volta do jeito que perdeu, é sinal pra lá de vermelho.

Anônimo disse...

Pra quem diz que os cariocas goleiam no Estadual do Rio porque os times pequenos de lá são mais pequenos que os de cá (em SP), o que dizer então da Libertadores?? As chaves dos times cariocas são assim tão mais fáceis?? Galera, pára com isso. Comparar o time atual do São Paulo com o de 2005 é desmerecer o time de 2005. E o Santos... melhor nem falar.

Anselmo disse...

a desvalorização dos cariocas é fato. mas não to acompanhando a trajetória deles no estadual.

mas essas divisões estaduais fazem menos sentido do que uma análise caso a caso. na primeira fase, é importante se classificar, pq o mata-mata é em outro ritmo.

Gerson Sicca disse...

Cara, tb não acho o São Paulo tão fraco assim. E o mata-mata é uma competição totalmente diferente. Ainda acho que o São PAulo vai incomodar, embora coloque minhas fichas mais em Cruzeiro e Flu.
Glauco, obrigado pela avaliação positiva e pelos elogios ao meu texto. Fiquei sinceramente feliz com as palavras.
Ficarei grato se puderes indicar a leitura para teus amigos. É que precisarei de muitas avaliações positivas para que o texto entre no livro do centenário. E isso só vou conseguir com a ajuda dos parceiros blogueiros.
Grande abraço