Destaques

quarta-feira, abril 09, 2008

Marketing viral "predador" envolve mais empresas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dando seqüência ao post "O 'marketing viral' e a Nike", publicado pelo Futepoca em 29 de fevereiro, mais denúncias de campanha de divulgação disfarçada de opinião espontânea, mediante possível compensação financeira (e/ou algum tipo de vantagem), surgem no mercado. O colega jornalista Emerson Lopes Silva nos repassa o seguinte email enviado a todos os integrantes do fórum de discussão do qual participa no orkut:

"Há alguns dias, membros da comunidade RELAÇÕES PÚBLICAS, no orkut, estranharam a postagem de mensagens por uma moça chamada Raquel, que dizia estar encantada com a campanha de reposicionamento da TAM. Raquel, que se dizia estudante de comunicação na Cásper, havia postado a mesma mensagem – mas com palavras diferentes, em outras comunidades de Relações Públicas, sempre incluindo comentários elogiosos à empresa. Além disso, acompanhava a discussão e interagia com aqueles que respondiam ao tópico criado por ela para tratar do assunto. Novamente, sempre mantendo o foco nos elogios à empresa.

Desconfiando do comportamento, fizemos uma pesquisa básica no orkut e descobrimos que o mesmo perfil havia postado o mesmo tipo de mensagem em mais de 75 comunidades, tendo sido a grande maioria dos posts no mesmo dia. As comunidades tratavam, além de relações públicas, também de publicidade, turismo, hotelaria, viagens, aviação, mochileiros, aeroportos e a própria TAM. Obviamente, tratava-se de uma campanha de divulgação disfarçada de opinião espontânea.

A visita às comunidades onde Raquel postou fez surgir novas informações. Outros perfis se repetiam nos tópicos onde a discussão se seguia. Visitas a esses outros perfis demonstraram que, tal como a Raquel, também eram falsos e usados para ajudar a criar uma esfera artificial de aprovação da campanha. 'Patrícia' e 'Naty' eram outros dois personagens dessa história. A partir disso foi fácil visitar as comunidades desses perfis e descobrir comportamentos semelhantes com relação a outros produtos e empresas.

A mesma história se repete, mas com outros perfis, com relação ao blog do George Foreman Grill, Johnnie Walker, Smirnoff, o blog da Samsung, o blog da Nike. É triste constatar essa prática anti-ética de divulgação por parte de grandes empresas. Simular opiniões, forçar um clima favorável à sua marca, enganando os internautas que pensam estar ouvindo opiniões sinceras. Das 6 empresas citadas, pelo menos 3 (TAM, Smirnoff e Johnnie Walker), pelo que pudemos ver até o momento, são clientes do mesmo grupo de comunicação, o Newcomm (empresas Y&R e Wunderman, principalmente). O blog da Samsung foi criado pela RIOT, a mesma agência envolvida na polêmica recente do caso da Nike (denunciado pelo Futepoca).

Infelizmente sabemos que é quase impossível monitorar esse tipo de prática, que ocorre não apenas no orkut, mas nas diversas ferramentas de redes sociais que existem hoje na internet. Apesar disso, preocupamo-nos com uma comunicação ética e contamos com a colaboração de todos os membros das redes sociais, divulgando esses acontecimentos, para evitar que essa prática se dissemine. Em tempo: estamos tentando contato com algumas das empresas citadas para verificar suas opiniões sobre esses fatos."


A comunidade termina a mensagem listando os links do orkut relacionados ao assunto, alertando que muitos já podem ter sido apagados. Para não estender ainda mais esse extenso post, reproduzo esses endereços no espaço de comentários. Além dessa comunidade de discussão sobre relações públicas, a denúncia do Futepoca envolvendo a Nike repercutiu também, recentemente, no diário esportivo Lance! e no caderno de Informática da Folha de S.Paulo. Como resumiu Glauco Faria, em post de 14 de março, "se a blogosfera quiser ser tratada como uma mídia responsável, deve se preocupar e discutir sua relação com a publicidade". Continuamos atentos.

6 comentários:

Marcão disse...

Acompanhe o caso Raquel aqui:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=48788&tid=2586020092007913916

Links do Orkut sobre a TAM:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2981203&tid=2587291434539784636&kw=TAM+reposicionamento

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3856750&tid=2588790665888897468&kw=TAM+reposicionamento

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=177827&tid=2585806840441557916&start=1

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=136752&tid=2588569915307301308&kw=TAM+marca

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=489632&tid=2590630458079812028&kw=TAM+marca

Links do Orkut sobre o blog da Samsung:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=96720&tid=2555569802523941308

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17244&tid=2556100939654601148

Links do Orkut sobre a Smirnoff:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=75729&tid=2584485682729163196

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29887&tid=2583540326067575228

Links do Orkut sobre o George Foreman Grill:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=172621&tid=2576893118920205865&kw=george+foreman+grill+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2052302&tid=2577110699815937577&kw=george+foreman+grill+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=21218334&tid=2584111455786211772&kw=george+foreman+grill+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16910891&tid=2575788236518151068&kw=george+foreman+grill+blog

Links do Orkut sobre o blog da Nike:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=14980185&tid=2571132981581643079&kw=nike+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30940587&tid=2571521066236575047&kw=nike+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=7320170&tid=2571518605220314439&kw=nike+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1419208&tid=2571514823501610311&kw=nike+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5169723&tid=2568551558060375367&kw=nike+blog

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2616924&tid=2570227507986365767

Links do Orkut sobre Johnnie Walker:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3494275&tid=2556134083905649991&kw=walker+red+mix+site

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6991534&tid=2556133742455749959&kw=walker+combina

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6559846&tid=2541995195430987470&kw=%22johnnie+walker%22+combina

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=120146&tid=2556310942068964679&kw=%22johnnie+walker%22+combina

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1834718&tid=2556307452408036679&kw=%22johnnie+walker%22+combina

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=66284&tid=2447037928780991503&kw=walker+red+mix+site

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=211446&tid=2441644173555269929&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26400&tid=2441616251972878633&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=77774&tid=2441616769516437801&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=71271&tid=2456117706540122487&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=294475&tid=2446665003213130767&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=37456&tid=2447037836439194639&kw=%22walker+red+mix%22

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=157468&tid=2460686817304124581&kw=%22walker+red+mix%22

Notícias sobre as campanhas de divulgação de algumas dessas empresas:

Smirnoff -

http://www.adonline.com.br/ad2005/rapidinhas_detalhe.asp?id=9862

TAM -

http://blog.agenciasamurai.com.br/2008/02/28/nova-marca-tam/

Johnnie Walker -

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=18264
e

http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2007-06-24_2007-06-30.html

Site da Wunderman (Smirnoff e Johnnie Walker) -
http://www.wunderman.com.br/ultimas-noticias/

Perfil social de Raquel Hulffman de Andrade no site DiHITT (exibe apenas links sobre a TAM) – Obs: é o mesmo perfil que fazia divulgação da Smasung, da TAM e do Blog do George Foreman Grill.

http://dihitt.com.br/usuario/RaquelHullfman

Polêmica da Nike:

http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html

http://www.adnews.com.br/teste/novo/news.asp?Cod_Noticia=66048

--
Alexandre Carvalho
acarvalho@gmail.com
http://www.tudoempauta.net
http://meadiciona.com/acarvalho

Glauco disse...

Ontem vi em um programa da Record News uma nova tática de "marketing viral". As agências contratam pessoas para usarem um produto em lugares determinados, como bares e cafés. Daí, atraem a curiosidade de outras, que se interessam e são informadas sobre o tal produto pelos contratados. Obviamente, quando os alvos descobrem que foram vítimas de um marketing cafa, e que a "simpatia" dos contratados era artificial, não ficam nada alegres.

Será que marketing é algo tão ruim que precisa cada vez mais se travestir pra não parecer marketing?

Anselmo disse...

Pra quem não assistiu, tem um docmentário canadense de 2003 (lançado por aqui em 2005) chamado A corporação (the corporation). O documentário todo, em 23 partes, tá aqui. O trailer, aqui.

Em uma parte, que ainda não consegui achar, eles falam de uma modalidade de marketing (quase como ficção) que é exatametne isso que o glauco falou.

É assustador. opinião comprada.

Anônimo disse...

Apesar de ter blog, esse termo "blogosfera" me dá nos nervos. Eu acho isso um lixo, como acho que blogues são em sua aterrorizadora maioria outro lixo.

Acontece que tanto eu quanto vocês( imagino pelo que leio no futepoca) conseguimos ler blogues sabendo diferenciar isto de jornal.

Acontece que há um movimento burro querendo igualar as coisas.

E aí reside o perigo, porque os blogues fazem uma campanha para serem reconhecidos como sérios, mas sem o ser. Não o são por má-intenção, mas sim por não ter preparo mesmo, não ser uma categoria estabelecida e por no fim das contas, não ter responsabilidade.
Acontece que aos poucos, tais irresponsáveis (não no sentido pejorativo, mas no sentido literal da palavra) começam a ganhar mais crétdito. E o ambiente livre e criativo como a internet é propício para que a malandragem corra solta.

Um caso real: no colégio, umas meninas levavam sanduiches para vender no recreio. Vendiam pouco. Um dia eu peguei um e comi durante a aula. Todo mundo começou a perguntar e as meninas começaram a vender à rodo.
O marketing aí foi impulsionado tanto pela referência quanto pela "sugestão" de um consumidor.
Claro que na prática, para você conseguir tal coisa, você tem duas opções:
1) Ou você é muito influente e sua "sugestão" tem peso alto
2) Ou muitas pessoas sugerem alguma coisa, somando-se os valres agregados das "sugestões".

Na internet, uma pessoa que não tenha "peso alto na sugestão", pode virar muitas e agregar valor :)

É isso que é feito.

Cabe então, a anta que acessa a internet (aliás, a anta que lê jornal, que vê TV, que anda na rua e vê gente "ganhando" dinheiro fácil naqueles jogos de camelô) ter sua opinião e saber onde está pisando.

Blogueiros são putas baratas (aliás, são tão baratas, que pode só ficar na promessa que ele se vende de graça). O pessoal faz qualquer coisa apenas para "subir no ranking" (e nem interessa a relevância do ranking).

Esses denunciados são os de marketing mal-feitos. Imagina a quantidade de bem-feito que não temos idéia?...

De qualquer forma, parabéns duplo ao futepoca.
1) Por ter exposto a situação
2) Porque mostra a forma que vocês se posicionam sobre o assunto

Nicolau disse...

O Raquel-Gate me lembra os merchans de programas esportivos e as publicidades com "testemunhos" de celebridades. Publicidade é um negócio esquisito mesmo...

Anônimo disse...

Esse blog não é sobre futebol? Agora fala de mkt?