Destaques

quinta-feira, abril 10, 2008

Tipos de cerveja 5 - As Baltic Porter

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No século 18, muitas fábricas da Inglaterra faziam produtos mais fortes destinados especificamente à exportação, tendo como principal mercado os países ao redor do Mar Báltico - hoje, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Alemanha. As chamadas Baltic Porter derivam basicamente das Porter inglesas, mas têm algumas influências das Russian Imperial Stouts, pelo que, por vezes, podem ser identificadas como Imperial Porters. No início, as Porters eram bem mais fortes do que hoje, ultrapassando os 7% de teor álcoolico. "É um estilo muito complexo, especialmente o sabor, com presença de chocolate e malte torrado, elaborado com lúpulo continental e malte de Viena ou de Munique", comenta Bruno Aquino, do site Cervejas do Mundo (www.cervejasdomundo.com). Exemplos das Baltic são a finlandesa Koff Porter, a russa Baltika 6 Porter (foto) e a sueca Carnegie Porter.

2 comentários:

Glauco disse...

A graduação alóolica é um ponto a favor, já o chocolate faz pensar o contrário.

DJ Bruto disse...

Oi pessoal. Só para que não fiquem dúvidas: as notas de chocolate não são incomuns em muitas cervejas. E ao contrário do que se possa pensar, dão-lhe uma característica muito agradável, nada doce e muito bem equilibrada com os outros sabores. Por exemplo, a companhia inglesa Young's produz uma cerveja chamada Double Chocolate Stout que é considerada uma das melhores stouts do mundo.
No Brasil aconselho uma Backer Brown Aroma de Chocolate que pode, por exemplo, ser encontraa na loja online costibebidas.
Abraço.