Destaques

terça-feira, maio 20, 2008

Se a França tem "lei seca", Inglaterra "ensina" a beber

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Enquanto a França tenta acabar com o happy hour, os ingleses, seus vizinhos e desafetos históricos, acabam de lançar uma campanha de 6 milhões de libras (quase R$ 20 milhões) para informar os consumidores sobre os limites de álcool e quantas "unidades" estão contidas nas bebidas mais comuns. "O tamanho dos copos aumentou e o teor alcoólico de muitos vinhos e cervejas também, então, não é surpresa que as pessoas estejam perdendo a conta do consumo de álcool", alerta Dawn Primarolo, secretária para Saúde Pública.

Uma pesquisa, encomendada pelo Departamento de Saúde para coincidir com o lançamento da campanha, concluiu que mais de um terço não conhecia o limite diário recomendado - de duas a três unidades alcoólicas para mulheres e três a quatro para homens. Três quartos dos consumidores entrevistados não sabiam, por exemplo, que um típico copo de vinho contém três unidades. O estudo entrevistou 1.429 manguaças.

Mais da metade deles (55%) acreditava que um copo de vinho representava duas unidades, quando na verdade corresponde a três; 58% não sabiam que um gin e tônica duplo corresponde a duas unidades e mais de um terço (35%) não sabia que um copo padrão de cerveja vendido nos bares (um pint de 570 ml), contém mais de duas unidades, podendo chegar a três. Além das unidades alcoólicas de cada bebida, a campanha informa os efeitos do abuso de álcool sobre a saúde (veja ilustração da campanha acima).

Um aspecto interessante dessa campanha inglesa é que o objetivo é informar o número de unidades das bebidas sem fazer julgamentos, permitindo que os consumidores tomem suas próprias decisões.

E aí? Lei seca ou disciplina por unidades alcoólicas?

4 comentários:

LSM disse...

Lei seca é ridículo né galera. Ainda mais em um país desenvolvido. Em tudo na vida é necessário um pouco de bom senso para cada um respeitar seus limites...
Saudações Tricolores!
Nós cariocas estamos ansiosos para dar um sacode nos Bambis!!! hehehe

Nicolau disse...

Entõa, a questão é complicada. Porque nenhum manguaça aqui vai dizer que vai num boteco e consome só "duas a três unidades alcoólicas para mulheres e três a quatro para homens", o que, numa aproximação com os valores que estão no texto, deve dar umas duas cervejas. Eu sei que tomo mais que isso e acho normal. Estarei eu disposto a beber menos? Se não, como posso cobrar que outros o façam?
E Tricolor, discordo da questão dos países desenvolvidos terem menos motivos para uma Lei Seca. Pelo que sei, em vários lugares desenvolvidos (os EUA, por exemplo) não tem bar aberto depois da 1h.
E vai Fluminense!

Glauco disse...

Entre Lei seca ou disciplina por unidades alcoólicas, estou com a segunda, de longe...

Anselmo disse...

disciplina.

mas note-se que a frança não promoveu exatamente lei seca, só proibiu aquelas promoções: peça um e tome dois chopps das 18h às 21h. isso quer dizer beber menos... ou pagar mais pra beber a mesma coisa.

agora, a lei seca de diadema e de recife e de outras cidades, em geral, dá mais ou menos resultado junto com outras medidas. e outra: é em bares depois das 23h...