Destaques

domingo, agosto 23, 2009

Goiás 2 X 1 Santos - derrota previsível

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em campo, dois times com formações que são a cara do futebol brasileiro atual. Muitos jogadores de marcação no meio e mesmo os encarregados da criatividade têm responsabilidade igual de marcar, além de os atacantes terem que “pegar”. No entanto, o Goiás, com três zagueiros, começava com uma postura mais ofensiva que o Santos, não só porque vez ou outra um dos defensores chegava à frente, mas principalmente pelas descidas dos alas.

E foi em uma dessas descidas que o time da casa abriu o placar. Bela jogada de Iarley que deu um passe de calcanhar para o chute certeiro do ala direito Vitor, aos 19. Até ali, o Goiás jogava melhor e o Alvinegro não conseguia encaixar o contra-ataque.

Se é verdade que o esquema com três volantes de Luxemburgo (que só foi possível depois da chegada de Rodrigo Mancha, menos lento que Roberto Brum) deu um pouco mais de consistência ao sistema defensivo, também é fato que sem Neymar como titular o time perdeu poder ofensivo. Assim, fica na dependência de algum lampejo de um jogador da frente para marcar.

E foram dois lampejos de uma vez aos 29. Primeiro, uma assistência de pura habilidade de Paulo Henrique Ganso e depois uma finalização rasteira excelente de Kléber Pereira. Depois do empate, o Peixe começou a encaixar alguns contragolpes, sempre com Madson, mais pelo lado esquerdo. Os visitantes estiveram mais próximos da virada do que os esmeraldinos do segundo gol até o fim da primeira etapa.



Já no segundo tempo, como era de se esperar, o Goiás veio pra cima, E depois de uma grande defesa de Felipe, o seu xará acertou um chute indefensável, aos 6..Com uma movimentação incrível no ataque, principalmente de Iarley, criou mais duas chances até os 12. no minuto seguinte, Luxa viu que a vaca iria pro brejo - chuvoso àquela altura - com a formação defensiva daquele momento. Optou pelo óbvio: Neymar no lugar de Germano. Aliás, o primeiro entrar e o segundo sair tem sido uma constante nas partidas da equipe.

Aos 20, a estreia de Fernandão, no lugar de Léo Lima. No minuto seguinte, Triguinho entra no lugar de Pará (mais uma vez) e Emerson estreia substituindo Mancha. A ideia do técnico santista era provavelmente dar melhor qualidade à saída de bola. Mas o tiro quase saiu pela culatra aos 22, quando o volante perdeu uma bola no meio para o atacante Felipe perder o gol.

A chuva caiu forte e, mesmo assim, o Goiás criou oportunidades. Até os 40, foram 20 finalizações contra o gol do Santos e o bom e jovem goleiro Felipe se destacou, tal qual arqueiro de time pequeno, evitando o pior. Nem mesmo com um jogador a mais o time da Vila pressionou o adversário como deveria.

Ao fim, uma equipe pouco criativa que não lembra em nada o time da reta final do Paulista. E uma derrota previsível, como o modo do time jogar. Uma equipe que não impressiona nem pelos resultados tampouco pelo futebol que mostra. E há quem ache que está tudo bem..

5 comentários:

Nicolau disse...

Realmente tem alguma coisa errada com o Santos. O time rendeu bem nas finais do Paulista, mesmo quando perdeu foi sempre perigoso.

fredi disse...

O Goiás é um time muito chato. Fica a maior parte do tempo só marcando, mas conta com bons jogadores como Felipe, Iarley e, agora, Fernandão.


Sobre o Santos, pelo menos o "gênio" arrumou a defesa à custa dos três volantes marcadores. Mas, ontem, o time piorou com o Emerson. É leviana a opinião, já que foi a primeira partida e estava chovendo muito, mas acho que atualmente o Mancha joga mais.

Fabricio disse...

Não digo pelo jogo de ontem, mas pelos outros que andei vendo do Goiás (parece que a SporTV só passa jogos deles, o Léo Lima tá jogando muito bem, como fez pelo Palmeiras no Paulista de 2008.

Olavo Soares disse...

A coisa mais positiva de ontem foi a atuação do Felipe. O rapaz foi bem demais, e só tomou dois gols indefensáveis.

Anselmo disse...

que bom que luxemburgo não é mais técnico do meu time.