Destaques

domingo, maio 04, 2008

5 a 0: Palmeiras campeão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Valdívia domina na meia esquerda, passa por três zagueiros e dá um tapa na bola. Golaço. O meia chileno não decidiu a partida, fez o terceiro gol. Correu o jogo inteiro, marcou, tocou no meio. Depois do apito final, Valdívia disse: "depois do nascimento da minha filha, este é o dia mais feliz da minha vida". A identificação do atleta com o clube é impressionante. É o melhor jogador do campeonato.



Alex Mineiro fez três na partida. Passou, na última hora, o santista Kléber Pereira e chegou a 13 gols. É o artilheiro.

Marcos salvou duas bolas, uma no primeiro tempo, quando o placar marcava "oxo" e outra no segundo tempo, quando já estava 2 a 0. É o melhor goleiro da história do Palmeiras.

Pierre fez uma falta violenta e tomou cartão amarelo. No resto do jogo, mandou avisar que no meio de campo, só joga se passar por ele. Um marcador implacável.

E o Palmeiras é campeão. Com direito a 5 a 0.

Denilson, Elder Granja e Léo Lima (que não jogou) estavam emocionados, porque a conquista teve uma conotação de volta por cima. Vanderlei Luxemburgo atinge a marca de oito títulos paulistas, se iguala a Lula, o comandante do Santos na década de 60. E me cala definitivamente com resultados.

Decepção
Diego Souza que chegou como "craque", terminou o campeonato expulso em uma confusão que ninguém prestou atenção. Não jogou tão mal a partida, mas se mostrou um bom firuleiro do meio de campo. No quarto gol do time, o segundo de Alex Mineiro, Martinez estava impedido ao receber a bola. Duas confusões, uma na torcida da Ponte, outra na do Palmeiras com a Polícia Militar foram chatas. Kléber vai ser acusado de deslealdade numa dividida muito estranha em que as travas de sua chuteira foram direto na cabeça do jogador da Ponte. Pareceu desnecessária, que daria para tirar o pé. Esquisito.

Ponte Preta
Sérgio Guedes se coloca como um técnico promissor. Se continuar no time campineiro, a tendência é o time ir bem na Série B. O Corinthians que se segure. O quinto vice-campeonato paulista do time mantém os clubes da cidade de Campinas sem estaduais na sala de troféus.

O time saiu jogando pra frente e sofreu o primeiro gol a partir da cobrança de uma falta na lateral do campo (por Leandro).

Previsões
A torcida estava extremamente confiante. O dia todo foi de gritos de "é campeão" nas redondezas do estádio Palestra Itália. Temi até os 19 do primeiro tempo, quando a Ponte estava melhor e saiu o primeiro gol, contra. Um monte de gente vai dizer que "já sabia". Claro, quando o favoritismo se confirma, é assim.

São 12 anos que separaram o 21º e o 22º título paulista. Nove desde a Libertadores.

Bora comemorar.

15 comentários:

Anônimo disse...

Título ofuscado pela derrota de quarta-feira. Saíram da fila neste domingo contra uma opaca Ponte Preta, e agora vão comemorar com um leão rompante nordestino marcado no bumbum a ferro quente.

r_evangelista disse...

Campeão, porra! Campeão jogando bonito, com o craque do campeonato, com o artilheiro, com festa na final, com goleada. Porque Paulistão nunca vai ser paulistinha e pq baixos são aqueles que desprezam o q não conseguem conquistar.

leandro, vamos ver o futuro que terá o sport com romerito, sandro goiano, nelsinho batista e enilton.

r_evangelista disse...

Campeão, porra! Campeão jogando bonito, com o craque do campeonato, com o artilheiro, com festa na final, com goleada. Porque Paulistão nunca vai ser paulistinha e pq baixos são aqueles que desprezam o q não conseguem conquistar.

leandro, vamos ver o futuro que terá o sport com romerito, sandro goiano, nelsinho batista e enilton.

Glauco disse...

Parabéns ao Palmeiras. E parabéns à Ponte Preta por tirar mais um time da fila, como já havia feito com o Corinthians em 1977. Uma bela vocação.

O triste é ver o Luxemburgo na coletiva dizendo "no momento que o time precisava EU chamei a responsabilidade, EU coloqueI o time no rumo, EU isso, EU aquilo, EU numseiquelá numseiquelá numseiquel...´".

Mas para o treinador poder engraxar o sapato de Luís Alonso Perez, o Lula, ténico com maior número de títulos no futebol do mundo, faltam algumas coisas... Como ser campeão nacional cinco vezes consecutivas, vencer duas Libertadores...

Opa, mas o Luxa nem sequer chegou a uma final do torneio continental! Bom, então a próxima meta do "EU" é igualar Jair Picerni, Antonio Lopes, Paulo Autuori, Valdir Espinoza e outros que já tiverma esse gostinho.

Anônimo disse...

Luxemburgo deve ter dito "eu" desclassifiquei o palmeiras da Copa do Brasil de propósito para focarem na final do Paulista!
Grande estrategista!

Anônimo disse...

Glauco,

a nação palestrina entende a dor de cotovelo.

Sem mais.

Anônimo disse...

O título foi conquistado assim: 97% do Luxemburgo, 1% dos jogadores, 1% de quem contratou o Luxa e 1% do Rogerio Ceni, que levou o Palmeiras à final com aquele frangaço. Palmeiras fez melhor campanha, teve o melhor jogador, o artilheiro e o melhor técnico. Merece o título e os parabéns. Já os méritos da Ponte vão até a classificação para a final. Depois do primeiro jogo da final, eu escrevi aqui que a Ponte era o vice-campeão mais mixuruca dos últimos tempos. Não tinha jogado nada lá em Campinas. Depois do segundo jogo, digo que a Ponte é o vice mais mixuruca da história do Paulista. Simplesmente não fez nada pra conquistar o título. Foi bem só na fase de classificação, quando perdeu apenas um jogo em casa, justamente para o seu rival na segundona do Brasileiro, o Corinthians. Bem-vindo, Palmeiras, ao século 21 !!

Glauco disse...

Tiago, falar mal do Luxemburgo é "dor de cotovelo"? Se você fizer uma pesquisa no Futepoca, vai ver que já fazia objeções ao Luxemburgo e a seu endeusamento quando ele era técnico do meu time. Acho complexo tomar como herói e ídolo quem ajudou vocês a irem pra Série B. Mas, enfim, cada um homenageia quem quer...

De resto, acho tocante a confissão que você faz quando diz que "a nação palestrina entende a dor de cotovelo". Deve entender mesmo, dada a comparação de desempenho com seus rivais paulistas nesse século.

Anselmo disse...

Sobre Luxemburgo, estou calado.

Mais um paulista não tiram as reservas no plano moral, nem ampliam as capacidades do cidadão. Milagreiro ele não é.

O Brasileiro vem aí, a competição é longa.

o time perdeu no meio de semana, e outras quatro vezes no paulista. obviamente tá mto longe de ser imbatível. mas o carimbo na faixa que o leandro viu é o primeiro que não está na faixa e que veio antes do título. Troça tem limite?

Aos corintianos, cuidado com a Ponte Preta na Serie B. Não é porque perdeu a final que não vai fazer frente na segundona do nacional.

Marcão disse...

Quando saía de campo, aos 38 do segundo tempo, o Luxemburgo vociferou para o repórter da TV Bandeirantes: "-Deve ter muita gente com inveja! Muita gente que tem se fodido!".

E o Bolacha (Luciano do Vale), tentando apaziguar: "-A emoção traiu o Vanderlei..."

Anônimo disse...

O que interessa no futebol? São os Títulos!
Não importa se Nacional, Estadual ou Municipal.
É CAMPEÃO!!

Luxemburgo? Ele passará, esse Paulista nunca sairá.

Eu estava lá e afirmo: a torcida já nem se lembra da Copa do Brasil.

ÃO!ÃO!ÃO!: Pierre, Henrique, Marcão são Selecão! Valdívia também!

E dá-lhe Macaca na Segundona!

Anônimo disse...

Tô vendo que a porcada tá torcendo pra macacada na segundona. Seria um sentimento de gratidão porque a Macaca não entrou em campo nas finais?

Maurício Ayer disse...

eu, de minha parte, fiquei impressionado foi com a fleuma do camarada di maussadi na escrita desse post. uma elegância só.
quando sai pra comemorar no final já imagino os convivas chegando na recepção em sua varanda, uns tomam uma taça de vinho, outros tilintam o gelo do uísque... simplesmente um luxo.

Nicolau disse...

Só pra não dizer que ninguém falou da arbitragem, não entendi o que fez o juizão no lance esquisito em que o Kléber bate o pé na cara de um pontepretano. Se foi sem querer, não foi nada e segue o jogo. Se foi por querer, é pra expulsão do futebol, porque dar com os cravos da chuteira na cara dos outros é embaçado. O juiz deu amarelo. O que ele viu?
Só pra deixar claro, nada que desmereça o título do Palmeiras, que jogou bem frente a uma Ponte Preta em estado de forte pipocação.

Anônimo disse...

Glauco,

uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.

Um parágrafo de jóinha para três de sarrafo no Luxemburgo? Num post sobre o caneco paulista?

Que soa como dor de cotovelo, ah isso soa...