Destaques

quarta-feira, maio 07, 2008

Mais de 90 mil torcedores empurram Corinthians na Copa do Brasil

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O trabalho (o remunerado) anda pesado e tenho sido forçado a deixar de lado as coisas boas da vida, como falar do Corinthians. Mas depois da justa cobrada pública do Benedito, tive que dar um jeito.

Foram mais de 50 mil torcedores no Morumbi contra o Goiás e mais de 46 mil ontem. É aí que você vê a diferença entre o Corinthians e esses outros times que tem por aí. Contra o Goiás, o cara tem que realmente ser muito louco pelo time, como diz a música, para acreditar numa virada daquelas. E virou, rapaz, e com goleada, 4 a 0 (dá gosto ganhar de time de verde). Coisas de Corinthians.

Ontem, venceu o São Caetano por 2 a 1 e deu um passo importante para avançar à semi-finais da Copa do Brasil. Os dois tentos foram marcados por Herrera, de cabeça, em jogadas dos garotos Lulinha e Dentinho, cada uma de um lado do campo.

Mano Menezes parece ter abandonado de vez a retranca do começo do ano e tem utilizado um time mais pra frente. É um esquema interessante, com Diogo Rincón como meia vindo de trás, Dentinho na esquerda, quase como um ponta, tabelando com André Santos, e Lulinha caindo mais para a direita. Herrera funciona como a referência do ataque, se movimentando muito, como é sua característica. O problema da coisa é que o início das jogadas acaba exigindo uma participação grande do segundo volante, no caso, o Perdigão (ou Cumpadi Washington ou Perdidão, como se referiu a ele um manguaça no bar onde eu vi o jogo ontem). E ele realmente não é bom de bola.

O esquema visa aproveitar a boa estatura dos jogadores corintianos com cruzamentos na área. Se por um lado é uma boa ter jogadas pelas pontas, por outro parece que é só esse o caminho para o Corinthians chegar ao gol. Sinto falta de tabelas pelo meio, infiltrações, até chutes de fora da área. Mas se o São Paulo pode viver de cruzamentos do Jorge Vagner e ainda ser considerado um dos melhores times do país, o modesto Corinthians pode passar um tempo assim.

Outra boa novidade foi a estréia de Eduardo Ramos. O cara não pareceu gênio, mas é um meia de ofício, e trabalhou bem as trocas de passe pelo lado esquerdo, com André Santos e Dentinho. Lulinha, mais na sua, ou seja, sem ter responsabilidade de iniciar jogadas e armar, está rendendo bem mais.

A vitória foi importante, mas ficou um gostinho meio ruim na boca (além das reações estomacais à mistura de cerveja com calabresa do 666). São Caetano teve um jogador (corretamente) expulso aos 30 e poucos do primeiro tempo, o que transformou o jogo em ataque contra defesa na segunda etapa. O ataque falhou ao não ter feito mais gols e o capitão William errou o posicionamento no único ataque que o time do ABC acertou.

Agora, com empate em Ribeirão Preto (jogo de mando do Azulão), o Corinthians se classifica e pega Atlético Mineiro ou Botafogo nas semis. E não é que é até possível chegar na final? Antes disso, porém, pega o CRB no sábado, na estréia da Série B e reestréia do Pacaembu. Esse eu vou ver com meu pai e conto aqui depois (sem falta, Benedito). Eu e mais uma porrada de maloqueiros e sofredores, provavelmente. Bora lá?

13 comentários:

Glauco disse...

Bom, quanto à "diferença entre o Corinthians e esses outros times que tem por aí", de cabeça lembro da torcida do Santos lotando o Pacaembu sem tobogã nas semis de 95, quando precisava vencer por três gols de diferença a melhor defesa do campeonato. E assim o fez. Outra ocasião foi no ano passado, quando a imprensa dava o mesmo Azulão como campeão paulista e o Santos, que precisava ganhar por dois gols de diferença, teve o apoio de 60 mil torcedores no Morumbi. E venceu.

Já sobre fato do Mano Menezes ter abandonado a retranca, me parece que ele aproveitou o contexto do jogo. Não sei se vai jogar do mesmo jeito nas outras partidas da Copa do Brasil e da Série B. Mas falta um articulador no meio, se o Eduardo Ramos vingar, é meio caminho andado pro time engrenar.

Anônimo disse...

E levou noventa mil pessoas numa 4ª, tarde da noite, e numa 3ª, ambas com muito trânsito e com o grosso da mídia malhando, falando que era tempo perdido, que o Paulo Baier é um gênio, que os goianos (que ainda estão na Série "A") iam ganhar as duas, etc, etc.
Depois dos 4x0 o Goiás já não valia mais nada, também merecia ter caído, era um time amarelão, etc, etc.
Mas é engraçada a imprensa paulista. Nas poucas vezes em que vi jogos em outros Estados (RS, CE, PR e MG), ouvia as Rádios locais e parecia que o time adversário era de outro país com o qual estavam em guerra, e não contra um time de outro Estado.
E aqui em SP os caras descem o cacete. Pelo menos, com o Corinthians tenho percebido isso há algum tempo.
Isso se deveria ao fato da impresa paulista ter um grande número de não-paulistas hoje em dia, ou eu ouvi as emissoras erradas?

Amadores Futebol Clube disse...

aquela virada foi linda, um presente pro bando de loucos.
que continuem indo ao estádio e empurrando o corinthians.

'vamos, vamos, meu timão!'
=)

beijos

Anônimo disse...

Glauco, Nicolau, Maurício... obrigado pelo post sobre o Timão. Por essas e por outras que o Futepoca é imprescindível na Internet. Vocês, realmente, jogam uma bola refinada, com inteligência, humor e malícia sem maldade. Valeu!! E desculpaí a hora extra não remunerada... Mas o prêmio para esse esforço veio à altura com o comentário e a bela foto da Aflavis. O que prova que time do Corinthians, às vezes, pode até decepcionar. Mas a torcida, nunca!! Sobre a mídia paulista, acho que tá na hora de dizer que Timão e Azulão estão disputando quem vai ser o representante do Estado na Copa do Brasil. Esse é o mote do jogo. E o time do Corinthians melhorou substancialmente contra Goiás e São Caetano em comparação com os últimos jogos do Paulistão. A continuar essa garra e a identificação com a torcida, o Timão ainda vai ser a sensação do futebol em 2008. Só temo pela pancadaria em cima do Dentinho e Lulinha. Esses dois garotos terão que aprender, literalmente, "na porrada" a se livrar dos marcadores sacanas. Sei não... mas desconfio que a série A vai perder audiência... Garra, Timão!! E longa vida ao Futepoca!

Anônimo disse...

O benedito aproveitou o futepoca pra fazer foi uma cantada pra torcedora e ilustre leitora... isso é que é.

Mas até pra isso o cidadão é bem vindo!

Sobre o corinthians, vida longa à série B.... quer dizer, boa sorte ao corinthians na série B!

E olha que o Galo de Pajuçara foi desclassificado do campeonato alagoano prematuramente. Eles vem com os reforços Ricardo Boiadeiro e Lairson. A estréia só vai ser difícil se o Corinthians ficar nervoso ou coisa que o valha.

Marcão disse...

REPLAY:

Sobre os tais 90 mil no Morumbi nos dois jogos, só tenho a agradecer: o estádio é grande e o alguel é barato, fiquem à vontade. Só que não vejo qualquer tipo de vantagem em lotar estádios, principalmente com o desconforto, o custo e a possibilidade de violência - fora a proibição da venda de cerveja, motivo que me afasta definitivamente dessas praças esportivas.

Não é dor de cotovelo, se a torcida fosse a do São Paulo eu também não veria motivo nenhum para comemorar. Se estádio cheio significasse alguma coisa de útil, Bahia, Flamengo e Atlético-MG (além do próprio Curintia) seriam as maiores potências do futebol nacional e latino. Mas não são.

Começa assim, com uma puta euforia, convocando torcedores aos milhares. Depois, o time perde e a decantada torcida vai tentar derrubar o alambrado, levar borrachada da polícia e esperar os jogadores na saída do vestiário. É bonito isso?

Anônimo disse...

Futebol, caro Marcão, também é diversão. Ir ao estádio faz parte da sociabilidade. Só não gosta disso quem é elitista. Ou então pobre de espírito. E eu tendo a achar que você não é nem uma coisa nem outra. As pessoas nas grandes cidades vivem presas em seus condomínios, nos seus locais de trabalho, dentro dos seus carros, limitam-se a frequentar os mesmos lugares, não se misturam com quem é diferente. Vá ao estádio de vez em quando, faz bem. Toma umas antes, aguenta 90 minutos (tem banheiro, se precisar) e toma outras depois. Quanto à "cantada", Anselmo, foi você quem falou (e me arrancou uma gostosa gargalhada). Eu apenas elogiei a bela foto da Fiel Corintiana. Se pudesse, também teria mandado flores...

Marcão disse...

Benedito, elitista é quem tem dinheiro sobrando para gastar com transporte, ingresso, bebida, alimentação e sei lá mais o quê para ir e voltar dos longínquos e precários estádios brasileiros. E não vejo qualquer tipo de sociabilidade em me expor à sanha das torcidas organizadas (do meu e dos outros clubes), do despreparo da polícia e dos parcos e porcos serviços nos estádios brasileiros, que cobram ingressos exorbitantes por jogos sofríveis. Desculpe, mas não tenho a menor vocação para "maloqueiro e sofredor". Não tenho nada com o masoquismo alheio, quem quiser, que seja feliz assim. Já fui muito aos estádios, desde criança, mas isso foi no tempo da "civilização mínima". Ano passado levei minha filha mais velha pela primeira vez ao Morumbi e, confesso, tivemos medo da própria torcida do São Paulo. Para me misturar com gente diferente, freqüento bares "pé-sujo" - e muitos deles, hoje em dia, passam jogos. Se isso é "pobreza de espírito", então sei, agora, que não sou pobre só no aspecto financeiro. Sem crise: preciso me manter vivo para pagar as contas e criar os filhos. E, claro, bebendo uma cervejinha e vendo um jogo (pela TV) de vez em quando. Abraço!

Anônimo disse...

Os problemas apontados pelo Marcão de fato existem, todos, mas em jogos de uma torcida só, como estes, a coisa é um pouco "menos pior".
Agora, o que chama a atenção, acima de tudo, é a torcida ter comparecido (mesmo com a promoção) diante das circunstâncias adversas às próprias pretensões do time, não bastassem as outras dificuldades de horário, trânsito, feriado, vandalismo, e mesmo de grana para duas partidas seguidas, num time que, não por acaso, é conhecido como “time do povo”.
Se o time estivesse na boa, dando espetáculo, cheio de estrelas, e tudo mais, vá lá... Mas nestas condições, realmente, não é para qualquer um.

Anônimo disse...

Um estádio lotado de torcedores é sempre um espetáculo bonito. Seja lá qual for a torcida. Se é maloqueiro sofredor, se é bambi, se é urubu, tanto faz. A torcida faz parte do espetáculo e do futebol. É verdade que o público de baixa renda está cada vez mais distante dos estádios. É mais barato ver os jogos em casa e nos botecos. E aí eu concordo com o Marcão sobre a elitização do futebol. Mas só no estádio consegue-se ver o jogo por inteiro. Na TV, vemos o jogo pelos olhos do câmera man e do editor de imagens. Vemos apenas as jogadas, não vemos o jogo por inteiro com a movimentação dos jogadores e o posicionamento tático. Eu vou muito menos ao estádio do que já fui e do que gostaria de ir. Mas é só ali que você tem a pulsação do jogo, dos jogadores e da torcida. Não há TV de plasma, imagens em câmera lenta e tira-teima que compensem a emoção do estádio e a visão total do que se passa entre as quatro linhas. Muito menos os comentários na arquibancada, geralmente mais inteligentes e divertidos do que aqueles da TV. Se eu puder escolher, entre o boteco, o sofá e o estádio, ainda prefiro o estádio. Se isso é ser corintiano, maloqueiro e sofredor, muito prazer, sou eu mesmo. Marcão, obrigado por confirmar minhas suspeitas: você não é pobre de espírito nem elitista. Valeu, mano!! Aí, na humildade. Abraço!

Marcão disse...

Concordo: ver jogo no estádio não tem comparação. Mas, infelizmente (como em tantos outros aspectos do cotidiano brasileiro), nos vemos privados da situação ideal. E concordo novamente sobre a TV: não me lembro quem (acho que o Edu) reclamou aqui no blogue, recentemente, sobre a interferência do Big Brother na transmissão de um jogo da Globo. Ontem, quem assistiu São Paulo x Nacional simplesmente não viu o gol de Adriano, porque, naquele instante, a emissora cortou o jogo para mostrar ao vivo o ridículo, o desenrolar do desprezível e insuportável caso Isabella Nardoni. Ficar refém desse tipo de transmissão televisiva é, realmente, tão ruim quanto ir aos longínquos e precários estádios. Estamos na roça!

Anselmo disse...

Convoco os manguaças a fazer a escolta ao Marcão no próximo jogo do Sâo Paulo na Libertadores. a gente assegura distância do ilustre torcedor da sanha das organizadas e aproveita pra secar o time.

tá feita a proposta. tudo bem que faz pouco sentido.

diego ferreira disse...

E NOIS MESMO NA FITA PODE CRER QUE ESSE TIME E EMPURRADO POR ESSES BANDO DE LOUCOS QUE SOMOS NOS ESSSE TIME E TUDO NA MINHA VIDA CORINTHIANS ATE MORRRER VAMOS SER CAMPEOES SE DEUS QUISER E ORGULHAR ESSA NACAO QUE NO no passsado sofreu muito volte a sorrir novamente e nois na fita tiama sempre ate morrer