Destaques

quinta-feira, maio 08, 2008

O que houve, Flamengo?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Os rivais do Flamengo foram rápidos na troça...

A expressão do título acima não exprime todo o espanto com o desastre construído ontem no Maracanã. Acompanhava o jogo do São Paulo e, de forma involuntária e muito a contra-gosto, as inserções globais do desfile alegórico dos pais da menina indo pra prisão (aliás, um gol do América e outro do Tricolor saíram durante os primeiros cinco minutos do casal entrando no abre-alas).

Era algo inacreditável. Enquanto no Morumbi desenrolava-se um roteiro já visto pelos torcedores há uns três anos, com o São Paulo não jogando bonito mas vencendo seu adversário de forma eficiente e até mesmo categórica, no Rio de Janeiro ocorria um filme-catástrofe. Nem mesmo o mais otimista rival carioca do Mengão imaginaria o Rubro-negro tomando três gols e, pior, não fazendo nenhum no lanterna do campeonato mexicano.

Na partida de ida, no México, os dois times protagonizaram os melhores 30 minutos que vi na Libertadores, no segundo tempo. A vitória do Flamengo poderia até mesmo ser mais elástica, se não fosse a "tosquidão" do xodó Obina, desperdiçando chances de contra-ataque e gols. Ontem, aquelas oportunidades perdidas fizeram falta.

Ainda assim, a vantagem era ótima, a melhor de um brasileiro no torneio continental. O que aconteceu? Vendo os melhores momentos, vê-se que o Flamengo pressionou, chegou a criar, mas não da forma que poderia/deveria. No desespero por ver a iminência do desastre, foi pra cima e deixou espaços para o América, mesmo com a vantagem. Poderia ter cozinhado o galo, mas precisava justificar o apoio de 51 mil torcedores no estádio. Não conseguiu.

Mas dá pra explicar o que aconteceu ontem? Questionado a respeito na coletiva, o treinador sãopaulino Muricy Ramalho foi sintético e preciso. "O Flamengo estava comemorando o título estadual até hoje. Por isso que eu sou estressado. A bola pune." E a redonda foi impiedosa com o Flamengo, que não treinou na segunda e na terça.

Os palmeirenses mais críticos dirão que a culpa é do Caio Júnior, e que ele nem precisou sentar no banco pra fazer valer seu pé-frio... De fato, deve ser algo sobrenatural pra justificar a derrota mais surpreendente do ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Libertadores não é campeonato carioca. Não tem oba-oba nem time que entra só pra fazer número. Tá todo mundo se matando em campo. E quem conseguiu se classificar, mesmo que seja da Bolívia (país sem tradição de bom futebol), tem lá os seus méritos. Flamengo e sua torcida estavam em festa. O time do América estava trabalhando. Deu no que deu. A torcida do Fluminense também mostrou que não sabe o que é a Libertadores, quando vaiou o time depois de o Flu ter ganhado as duas partidas das Oitavas. Qué isso, galera? Querem vitória e show de bola? Ah, isso é só no Carioca. Na Libertadores o jogo é outro. O Flu tem mais time que o São Paulo. Mas o time paulista tem espírito de Libertadores. E isso pode decidir o vencedor. Abrolhos, Renato Gaúcho!!

Anônimo disse...

Glauco,
o que ocorreu ontem não tem como ser explicado.
O melhor a se fazer é piada mesmo, porque explicar... impossível.

Anselmo disse...

Passe quem passar, o América não vai pras semifinais.

O são paulo passa pelo fluminense, ao contrário de toda a minha ação de secador.