Compartilhe no Facebook
Marcos Xinef
Lembram-se do Manoel, cozinheiro com quem trabalhei em Jaboatão dos Guararapes (PE), há 15 anos? Pois então, pouco depois do episódio relatado, estávamos os dois em outro hotel da mesma rede, dessa vez em Recife. Num sábado de alta temporada, com o local transbordando de gente, resolvemos fazer um churrasco para os hóspedes na beira da praia. Montamos três tendas: uma para o bufê de saladas, uma para as frutas e outra para as grelhas. Os drinks vinham do bar da piscina.
Decidi que as carnes seriam picanha, alcatra, vários tipos de lingüiça e salmão grelhado, além da especialidade do dia: fraldinha ao vinho, à moda argentina, com molho chimichurri. Definimos posições e o Manoel preferiu ficar na churrasqueira. Não calculei o perigo...
Lá pelas dez e meia da manhã, começamos a assar as carnes. Para aquela quantidade de fraldinha, cinco garrafas de vinho tinto seriam utilizadas no preparo. Só que, da quantidade exata que deixei ao lado da churrasqueira, sobraram apenas duas garrafas. As três que faltaram foram consumidas, lógico, pelo Manoel - antes das onze e meia da manhã e aos 42 graus na sombra! Conclusão: não haverá Manoel parte 3. Tive de demiti-lo.
FRALDINHA AO VINHO
Tempere a fraldinha com sal grosso e coloque para assar distante do fogo. Após dourar os lados por 20 minutos, bata bem o sal. Volte a carne ao fogo e, com o pincel, vá regando a carne com vinho tinto seco - pelo menos três vezes, até assar no ponto desejado. Fatie e sirva com molho chimichurri cobrindo a carne.
MOLHO CHIMICHURRI
Ingredientes
3 dentes de alho
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sobremesa de orégano
½ colher de café de malagueta seca moída
1 colher de café de pimenta do reino
1 colher de café de sal
½ xícara de vinagre de vinho tinto
½ xícara de azeite
Preparo
Amasse o alho, acrescente pouco a pouco o sal e a pimenta malagueta, depois o orégano, a pimenta do reino e a salsinha. Misture bem, acrescente o azeite e o vinagre e bata com uma colher até dar liga. Conserve em um vidro sempre bem fechado.
Bom churrasco a todos! E, se o Manoel for convidado, tripliquem a quantidade necessária de vinho!

5 comentários:
Rapaz, essa carne deve ficar boa. Será que dá pra fazer no forno também?
Deve ficar animal o negocio. E esse chimichurri aí também. Quando é o churrasco?
O Manoel só poderia ser convidado se pagasse ingresso. Ou se levasse o dobro de material.
eu providencio a fraldinha. quem leva a churrasqueira e o vinho?
Ei, se a gente definir esse churrasco (data, horário e local), eu convido o próprio Xinef, em pessoa, pra fazer a carne e o molho. Obs.: sábado ele só pode à noite, domingo preciso consultar. Boralá?
Esse fim de semana é Dia das Mães, obrigações familiares impedem. No outro? Quem cede a casa?
Postar um comentário