Destaques

segunda-feira, outubro 27, 2008

O Timão subiu!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Fiel já sabe e já contou pro resto do povo, mas eu vou dizer outra vez: o Corinthians já está classificado para disputar a Série A de 2009. Com seis rodadas de antecedência, abre 19 pontos de vantagem sobre o quinto colocado (o primeiro fora da zona de classificação) e não pode ser mais ultrapassado.

No resumo do meu pai, seu Manoel Ribeiro, após o apito final do jogo contra o Ceará, ocorrido sábado, no Pacaembu, e que acompanhamos pelo rádio: “Arrebentamos com os caras, filho!”

Pois é, a tal da Série B se mostrou bem fácil para o Corinthians, para tranqüilidade da Fiel e dissabor da ampla, vastíssima massa de secadores que o clube arrebanhou nestes anos todos. Meu já citado pai provavelmente vai poder dizer que foi por muito pouco que não ganhou a ambiciosa aposta que fez logo no início do campeonato com um sãopaulino freqüentador do mesmo boteco que ele, de que o Timão subiria sem perder nenhum jogo. Até agora, foram só dois, contra Bahia (0 x 1 no Pacaembu) e Vila Nova (2 x 1 em Goiânia). Aliás, é possível que se confirme o prognóstico feito pelo santista Glauco num boteco, acho que no segundo ou terceiro jogo da Série B: “Fica tranqüilo, Corinthians de zero a três derrotas na Série B”.

Não segui a princípio o conselho do camarada. Fiquei bastante apreensivo e por um bom tempo. Aprendi em 1993, depois do gol-porquinho de Viola, que cantar vitória antes da hora não faz bem a ninguém. Pois cantemos agora, todos juntos. Pode ser a música escolhida pela diretoria para celebrar o retorno, “O Portão”, de Roberto Carlos. Mas quem não gostar, que escolha sua canção de redenção, retorno, vitória. O Timão merece.

Futuro
Sei que o momento é de festa, mas já começo a me preocupar com a temporada de 2009. A primeira pergunta é se o time montado pelo Mano Menezes segura a onda da Série A. A outra é se será esse time mesmo que vai disputá-la.

Sobre o time, acho que não fica devendo tanto para outros elencos da primeira divisão desse ano. Com mais uns dois ou três reforços segura bem a onda e pode disputar uma vaga na Libertadores. Eu diria que um lateral-direito, um zagueiro e um meia melhorariam o elenco. Mas a principal carência é no ataque, de preferência um centroavante. Para o setor, o Lance! de hoje afirma que o time procurou o Botafogo para tentar trazer Jorge Henrique. Antes disso, falou-se em Deivid, o que seria uma excelente opção.

Essa é a visão otimista. Cabe aqui lembrar que algumas das peças principais do Corinthians, como Douglas e Morais, já disputaram a Série A e seus times não tiveram desempenhos grandiosos. Se Douglas estava no pequeno São Caetano, Morais estava no Vasco. A saber como se comportarão juntos.

Isso nos leva ao outro ponto: será que eles estarão juntos? Matéria da Folha de hoje fala, com um inegável tom de torcida contra, da situação dos jogadores. Felipe, André Santos, Dentinho e Douglas estariam sendo oferecidos pela diretoria para negociações com o futebol europeu. O que considero burrice, pois os caras podem se valorizar muito mais disputando a elite do que na Série B. Além disso, há jogadores que não têm contrato com o clube e que podem ser levados por seus reais “proprietários”, como Elias (fatiado entre Traffic e o agente CarlosLeite), Morais (emprestado pelo Vasco) e Herrera (do clube argentino Gimnasia y Esgrima, ao San Lorenzo e ao agente Raul Delgado, que pedem US$ 3 milhões pelo passe do rapaz).

Também deverão sair outros, como Denis, Marcel, Perdigão (da lista dos que já vão tarde), Bebeto, Careca, Alves, Rafinha, Almeida (da lista dos que eu nem sei o que estiveram fazendo ali) e, segundo a Folha, o lateral direito Diogo, contratado há cerca de um mês junto ao Sport Recife. Se for verdade, será o negócio mais ridículo da história. Quer dizer, depois de “doar” o Dinelson para o Coritiba. Ah, sim, tem ainda Lulinha, que pode ser emprestado para ganhar experiência, ausência que seria comemorada por boa parte da torcida.

Enfim, ainda há um longo caminho até o ano que vem. Com a volatilidade dos elencos de hoje, é difícil prever qualquer coisa. Só podemos rezar (e cobrar) para que a diretoria faça um planejamento decente.

11 comentários:

Saulo disse...

O investimento do Corinthians foi bem superior do que os seus concorrentes. Fez boas contratações e mereceu essa volta para a elite do futebol brasileiro. O time e a torcida estão de parabéns pela festa.

Glauco disse...

Como secar o rival nunca foi sinônimo de não reconhecer os méritos alheios, parabéns ao Corinthians pela volta. Não tenho dúvida que os posts daqui ficarão mais animados com os polêmicos clássicos no Brasileirão de 2009.

Mas, palpitando, falo: é melhor negociar quem quer que seja agora, porque a crise vai fazer com que o dinheiro para contratações dos times europeus sequem, com exceção de alguns novos ricos periféricos do Velho Mundo.

Douglas é bola, tem que ficar. Quanto ao Morais, sem problema, pode ir embora. E o jorge Henrique é um Carlos Alberto menos técnico.

Longa vida ao Timão e bora pra mais briga em 2009. Com todo respeito. Salve, seu Manoel Ribeiro!

fredi disse...

Agora, Nivaldo, vocês voltaram para a primeira (com méritos) com trilha sonora de segunda.

Essa música, O Portão, é a que tem um dos piores versos da MPB de todos os tempos:

"Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei!...

A metáfora do cachorro é impagável.

Anselmo disse...

questão de dignidade.

mas se não me solidarizei com o corinthians na queda, não vou me soldarizar agora. Não me lembro de corintiano dando parabéns pela volta à série A. Acho que teria soado como provocação. Então, vou ficar quieto pra não atrapalhar.

Mas assim como brindei ao tio Alberto, brindarei agora, com mais gosto, em homenagem ao contentamento do seu Manoel.

Marcão disse...

Não é blasé, não é provocação, não é ofensa e nem nada parecido, mas eu juro por tudo que há de mais sagrado no universo que eu não comemoraria o acesso à série A e nem o eventual título da série B. Mas não comemoria MESMO, DE VERDADE! Pra mim, estão fazendo pura e simplesmente sua obrigação. Com todo respeito, quem comemora esse tipo de coisa é o torcedor do Gama, do CRB, do Barueri, sei lá. Depois, quando a gente fala em "se apequenar", o povo fica bravo. Então, faz de conta que não falei nada.

Fabricio disse...

Confesso que não mudou o preço do Dólar essa volta. Na verdade era algo tão previsível que não teve nem muitos secadores.

Como disse o meu pai, o negócio é torcer para que no final da Série A de 2009, todos possamos cantar a mesma música em homenagem ao timão - série B no ano do centenário.

Maurício Ayer disse...

o marcão gosta de provocar falando que não vai provocar, hahaha...
o fato é que que os corintianos não estão se sentindo nem um pouco os vitoriosos, mas sim com o dever cumprido, de uma maneira bastante tranquila. o que sem dúvida é uma boa razão para tomar muitas e boas cervejas - coisa que faríamos sem razão, mas podemos fazer pelo corinthians, sempre.
então, marcão, se a cada vez que vê o corinthians na frente doer aquela ferida no coração (ou...), não tema, é normal entre os torcedores do seu time.

Maurício Ayer disse...

adendo, como não tem ninguém decente pra secar na série A, torço apenas pra que a Lusa não caia.

Marcão disse...

Não, Maurício, não quis provocar mesmo - tanto que nem vou responder a sua provocação. Quando o Palmeiras subiu, em 2003, eu estava morando em Santo André e saí pra tomar cerveja com um amigo palmeirense. Tinha uma meia-dúzia soltando fogos lá no bairro Campestre e o próprio cara me disse: "Que vergonha, soltar rojão em jogo de série B! Esses caras são sem noção". Eu me limitei a concordar (afinal, era um palmeirense falando!). O São Paulo pode muito bem cair pra série B, qualquer time, hoje, pode cair. E é bem provável que consega o acesso e a torcida vá lá no Morumbi cantar e festejar. Mas não com a minha presença, de jeito nenhum. Pra mim, fazer isso é como dar um belo presente pra um filho que repetiu o ano na escola. Eu só comemoraria muito, de fato, após vencer um clássico na série A do ano seguinte. Aí, sim.

Anônimo disse...

Marcão Bambi tá provocando só pra que alguém mande ele tomar naquele lugar. Coisa de Bambinho. Sossega menina, e não jura em falso porque Deus castiga e depois não te recebe com purpurina. Todos os torcedores de time que caíram comemoraram: palmeirenses, botafoguenses, atleticanos, gremistas. Cala a boca, Bambi. Não fala daquilo que você não sabe nem viveu. E ainda jura por tudo que é sagrado. Ridículo. E vai fazer aquilo que você tá pedindo que os outros mandem você fazer. E sossega, menina.

Marcão disse...

"Não fala daquilo que você não sabe nem viveu" - GRAÇAS A DEUS!!!

Ps.: Bambi é quem não tem coragem de se identificar e comenta como anônimo. Esses é que merecem, com toda força, tomar no referido local.