Destaques

sexta-feira, outubro 31, 2008

No Dia do Saci, Pelé e Maurício de Sousa querem Pelezinho como mascote

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em pleno 31 de outubro, Dia do Saci, a colunista Mônica Bergamo sustenta que Maurício de Sousa e Pelé querem fazer do personagem Pelezinho o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014, programada para o Brasil.

Personagem do desenhista criador da Turma da Mônica, Pelezinho tinha sua turma em meados da década de 70, mas a série parou na década seguinte, quando terminou o contrato com o rei do futebol, em quem o personagem foi inspirado.

Divulgação

Amigos influentes
Em junho de 1990, o personagem se "encontrou" com o estranho mascote da Copa da Itália, o Ciao, um boneco palito com as cores da bandeira do país.





Divulgação
Outra revida do personagem aconteceu em 2005, quando Pelé foi entrevistado pelo então apresentador de TV e hoje técnico da seleção argentina de futebol. Dieguito era um desenho inspirado em Maradona, criado na década de 80, mas não foi para frente.

Saci
As amizades influentes preocupam, mas o Saci não se abala. O mais trágico é que a notícia surge no dia do Saci. No estado de São Paulo, a lei 11.669/2004 garante: dia 31 de outubro é do Saci. O projeto de lei 2.762/2003, de autoria de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), propõe que a data seja instituída nacionalmente.

O lançamento da campanha de Saci para mascote aconteceu em agosto. A Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) foi a responsável, com manifesto assinado pelo saciólogo (e cachaceiro) Mouzar Benedito. Vai, Saci!

11 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da idéia do Saci desde o início, mas o Pelezinho também seria uma boa.

Fico indeciso entre as propostas, qualquer das duas terá meu apoio - ou não.

Nicolau disse...

Nada contra o simpático Pelezinho, mas ainda prefiro o Saci.

Glauco disse...

De fato, Pelezinho foi um personagem muito presente na minha infância, difícil desconsiderá-lo. Estou com o Olavo, fiquei na dúvida.

fredi disse...

Fecho no Saci, porque se for o pelezinho vamos ter de pagar direitos ao Maurício de Souza e vi ter santista querendo que o Brasil jogue com a camisa branca daquela Vila.

Glauco disse...

Achei que o Pelé era uma patrimônio mundial, mas tudo bem, Fredi. Se for assim, o Saci é mascote de algum time? Se for, não poderia ser mascote da Copa também...

Fabricio disse...

O Saci é mascote do Inter-RS.
Sei disso por causa das figurinhas do Campeonato Brasileiro de 89.

Anônimo disse...

Talvez o Saci seja até mais identificado com o Inter do que o Pelé com o Santos.

Assim, acho mais fácil ver palmeirense/corintiano/são-paulino celebrando o Negão do que um gremista trajado de Saci, por exemplo.

Pelé é um ícone mundial.

Anselmo disse...

O Torero, qual profeta, escreveu em 1º de agosto:

"Pois bem, pernicurto leitor e pernuda leitora, antes que marqueteiros venham com Pelezicos, Bolitos e Brazukas, proponho eu um mascote: o Saci!"

Claro que quem vai decidir são os marqueteiros e a CBF. Mas prefiro o Saci ao Pelezinho.

Anselmo disse...

ah, o link pro torero.

Maurício Ayer disse...

Eu também sou saci.

Marcão disse...

Tá faltando uma perna pra essa campanha engrenar.