Destaques

terça-feira, março 10, 2009

Corinthians “for export” leva ídolos para a internet

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aproveitando a repercussão internacional do gol de Ronaldo no clássico de domingo, o Corinthians “vazou” um projeto bem interessante de mídia que já estava sendo comentado há algum tempo. Trata-se de um site internacional (acesse aqui), com versões em português, espanhol e inglês, que traz notícias sobre o clube, elenco, história, contas e tudo mais – o Marcelo, do Vertebrais, escreveu muito bem a respeito aqui.

Gostei do projeto em geral, mas a parte que mais me chamou a atenação foi o link “Ídolos”. Trata-se de uma galeria com os principais ídolos da história do time desde sua fundação. Cada um tem um textinho falando do jogador, sua principais conquistas, características e curiosidades. Em todos também há fotos e, quando possível, um vídeo curto com alguns lances importantes. O site não está totalmente pronto, ao que me parece, deve estar em fase final de testes. Os vídeos estão sem áudio, o que não chega a ser tão grave, mas seria legal ouvir as narrações.

Marcelinho está lá, com o gol em cima do Santos que lhe valeu uma placa dada por Pelé; Neto comparece com aquele gol de falta do meio da rua em Gilmar, do Flamengo; Sócrates distribui passes improváveis de calcanhar; Rivelino com sua bomba de canhota; Ronaldo com defesas espetaculares. E ainda tem Neco, Luizinho, Cláudio, Carbone, Dida, Basílio, Baltazar, Casagrande e muitos outros que eu nem conhecia.

Outro dia estávamos Marcão, Glauco e eu no fórum adequado debatendo justamente a falta de memória de nossos clubes, que poderiam explorar melhor o imenso patrimônio esportivo e cultural que detém. Além de valorizar mais os ídolos, a história do clube, alimentando novas gerações de torcedores com toda esse caldo cultural de cada clube, valorizando sua mística. Ainda há muito que avançar, mas o site internacional do Corinthians dá um belo passo nesse sentido ao disponibilizar um conteúdo simples e de fácil acesso para torcedores do mundo todo.

4 comentários:

Marcão disse...

O fórum adequado sempre é adequado. Foda é essa ressaca...

Fabricio disse...

O corinthians precisa mesmo. Em todas as viagens que fiz pra fora, ninguém conhece o time.

O pessoal conhece mais o São Paulo, principalmente na europa, mas em paris por exemplo, só vi material esportivo do Palmeiras além das camisas da seleção.

Já na Argentina, Santos, Palmeiras e São Paulo são conhecidos por todos com quem conversei. O time de Parque São Jorge já era lembrança de poucos.

Glauco disse...

Todos os times brasileiros precisam disso. Não basta ser conhecido, tem que marcar de alguma forma os gringos, senão vira item de enciclopédia.

Anselmo disse...

se for pro ar um troço bão como o nivaldo descreveu, é surpreendente.