Destaques

sábado, agosto 08, 2009

Santos 2 X 2 Avaí - Empate com sabor de derrota amarga

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Um gol antes dos dez minutos sempre facilita muito a vida de uma equipe. Ainda mais quando o adversário é um time bem montado na defesa, compacto no meio de campo e que sai rápido com a bola. Por isso, o gol marcado por Madson aos 9 da primeira etapa determinou o andamento de uma partida que se anunciava bem difícil.




Até a saída de Germano, contundido, o Santos conseguia manter a posse de bola por mais tempo, a defesa em linha do Avaí permitiu algumas enfiadas de bola, com participação principalmente de Madson, que se deslocou bastante à frente. Aliás, o baixinho é o termômetro da equipe..Quando começou a cair de rendimento ainda com Mancini, o Alvinegro inteiro passou a jogar mal.

Já a partir da metade da etapa inicial o Avaí começou a equilibrar, marcando a saída de bola santista e chegando perto do gol de Felipe, sem nenhuma chance mais incisiva porém. A entrada do atacante Felipe Azevedo desmontou o esquema de três volantes e o time perdeu poder de marcação.

No segundo tempo, pelo fim da etapa anterior, podia-se esperar o Avaí partindo pra cima e tentando o empate. Mas o Santos voltou melhor e outro gol rápido, em bela jogada de Léo, novamente atrapalhou os planos da equipe catarinense aos 6 minutos. De novo, pelo lado capenga do time azul, o direito da sua intermediária e Kléber Pereira quebrou o incômodo jejum que o perseguia (e que é comum em sua carreira, como dito aqui).

Mas aos 20, William, bicampeão brasileiro pelo Santos, mas que não deixou saudades na Vila, ressuscitou a equipe avaiana com um gol aos 20 minutos. A partida que parecia ganha, já não o era, e cinco minutos depois, em uma jogada de bola parada que bateu nas costas de um atleta do Avaí, o Santos sofreu o empate.

Àquela altura, Madson jogava mais fixo na esquerda, com Felipe Azevedo na direita, o que facilitou a marcação do rival, já que no primeiro tempo o baixinho se deslocava por todo o ataque. Luxemburgo colocou Neymar no lugar de Paulo Henrique. Pelo meio, o garoto foi muito bem marcado, sofreu várias faltas, algumas duras, outras nem tanto. E era nas bolas paradas que o time tentava o desempate, sem nenhuma criatividade para fustigar o goleiro Eduardo Martini em um lance mais trabalhado. Depois, aos 40, Luxa substituiu o atacante Felipe Azevedo, que havia entrado no lugar de Germano, por outro atacante, Tiago Luis. Efeito zero. E a partida ficou mesmo no 2 a 2.

O resultado evidenciou a falta de opções no elenco, mais do que falada nesse espaço. Com o afastamento de Brum e com Émerson se preparando fisicamente, o time não dispunha de um volante reserva e, com a contusão de Germano, Luxemburgo não pode manter seu esquema de três volantes. Após a saída de Paulo Henrique, o Santos ficou sem qualquer meia típico na armação, já que Molina não está mais no grupo e Alan Patrick ainda não conquistou a confiança do treinador. Ou seja, tudo indica que a zona intermediária é o lugar natural do Santos nesse campeonato. Mas como o nível dos outros times é semelhante, superação e conjunto podem alterar a lógica, embora não acredite que isso vá acontecer.

E fica de novo a pergunta: vale a pena gastar tanto com um técnico sem reforçar o elenco? E, depois desse dinheiro gasto, o que restará para 2010, provavelmente sem o comandante preferido de Marcelo Teixeira?

6 comentários:

Leandro disse...

Será que o Avaí, depois de seis vitórias em sete jogos, vai entrar em crise com este resultado?

Saulo disse...

Mais um bom resultado para o Avaí que empatar com o Santos na Vila não nada fácil.

olavo disse...

Estive na Vila. E o Santos conseguiu estragar um clima legal que estava no estádio - cheio, em desacordo com o habitual.

Falar dos problemas do Santos é chover no molhado (como diria Mauro Beting), então cabe um elogio ao adversário: esse Avaí é realmente bom. Arrisco dizer que um 3x2 pros catarinenses seria mais justo que o mesmo placar para o meu Peixe.

Anselmo disse...

a série invicta dos catarinenses é uma das maiores recuperações da história do futebol brasileiro?

Fabricio disse...

E o Avaí segurou o Silas quando o time estava mal. Voto de confiança para um treinador que fez o time vir para a primeira divisão com um ótimo trabalho.

Se não me engano a última derrota foi justamente o 0x3 contra o Palmeiras.

Uma Sulamericana para eles seria bem legal.

Glauco disse...

Leandro, quanto ressentimento... Mas você viu que eu tinha razão, depois do empate com o Corinthians foi uma vitória e um empate. Crise na trajetória de uma equipe que rumava célere para o título.

Fabricio, o Avaí segurou o Silas mas depois o Silas também não saiu do Avaí mesmo tendo propostas. Pelo jeito a união aí é boa.