Destaques

segunda-feira, março 03, 2008

Sobre os caras que decidem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Lembro que, antes da Copa de 2002, eu estava amplamente decepcionado com a seleção brasileira, culpa da vitória xôxa na Copa de 94 e daquele time sem pé nem cabeça do Zagallo em 98. Não estava botando muita fé no Felipão e achava que o Ronaldo (à época ainda magro, mas já com o joelho detonado), já devia ter se aposentado.

Naquele momento, o Tostão, mesmo criticando o time e discordando de um monte de opções do Felipão, defendia que, se Ronaldo e Rivaldo estivessem jogando bem, o Brasil seria favorito. Eu, fã do comentarista, achava um absurdo ele esperar que dois jogadores resolvessem em nome do poderoso Brasil. Pois é, alguém estava certo nessa, e não era eu.

Todo esse preâmbulo para falar da importância dos “caras que decidem” no futebol. Aquele jogador que num lance pode decidir uma partida. Ou em vários decidir uma Copa.

É o que o Palmeiras teve a mais que o Corinthians ontem. Diego Souza e Valdívia têm mais condições de decidir do que qualquer jogador do time alvinegro. O jogo foi até equilibrado, os dois times tiveram suas (poucas) chances de gol. Quem tinha que decidir, decidiu.

Outro detalhe é a limitação do elenco corintiano. O time sentiu muito a ausência de Dentinho (que poderia ser decisivo) e de Fabinho, que dá muita segurança à defesa e alguma qualidade na saída de bola. Não são dois jogadores que possam ser tão essenciais assim...

Enfim, coroando minha fase de Poliana no futebol, acho que pode não ter sido tão ruim assim perder esse clássico. Ganhar poderia criar uma falsa impressão sobre o time do Corinthians. Tem uma boa defesa, é um time arrumadinho, e só. Faltam opções ofensivas. E falta, mas falta muito, gente lá na frente que decida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aí que está. Não acho q o time tenha uma boa defesa. Acho que o time não toma muitos gols pois joga retrancado (e nem pode jogar de outra forma, com a falta de qualidade no ataque). Acontece que os zagueiros são demasiadamente inexperientes. Se "assustam" toda hora e não sabem sair jogando. Ontem foi nítido como se desesperam quando são pressionados e mais de uma vez entregaram a bola de graça para o ataque adversário.

Anselmo disse...

o jogo foi ruim. equilibrado pela fraqueza. valdívia resolveu, mas faltou o corinthians querer ganhar mais. faltou o palmeiras querer ganhar mais também, a diferença é que fez o gol...

e ganhou merecidamente por ter buscado mais. o dado do elenco é significativo, mas não é único. Embora Luxemburgo esteja demonstrandoum espírito ofensivo bem menor do que lhe atribuem seus fãs, o elenco do Verdão tinha tudo pra jogar mais. Não joga. Mas ganhou.

Glauco disse...

O único craque do Verdão é o Marcos. O resto, bons jogadores e outros medianos. Achei o jogo equilibrado, e se o Diego Souza tivesse sido expulso, como de fato seria o justo, o jogo seria outro. Pro Corinthians, a falta do Dentinho ficou evidente, é um dos pouquíssimo acima da média e vem dando um banho no badalado Lulinha.

Anselmo disse...

glauco, mas os "medianos" do palmeiras tinham obrigação de fazer o time jogar bem mais do que estão fazendo. pra mim, a responsabilidade por isso é mais do técnico do que dos atletas.

maurício disse...

ô nivaldo, essa história de querer dizer que ganhar teria sido pior do que perder é a coisa mais furada que eu já vi. vira e mexe alguém diz esse tipo de baboseira. ganhar, mesmo jogando mal, mesmo sem merecer, é melhor do que perder. ponto.
o que não pode é ganhar sem merecer e achar que mereceu.
no mais, o clássico tá longe de empolgar, e isso é grave!

Marcão disse...

Se o o time do Nivaldo tivesse ganho por meio a zero, o título seria "AH, EU JÁ SABIA!", sem qualquer texto no corpo do post.