Destaques

quarta-feira, março 05, 2008

Santistadas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quando jogava futebol de botão, eu adorava ganhar de 1 a 0, o placar de Santos e Chivas Guadalajara.

As observações, sem análises táticas complexas:

1) o Santos deve dar gracia dio, porque o Chivas é um bom time, e o que assegurou a vitória foi a mística da Vila Belmiro. E ter ganhado na Vila foi decisivo com vistas à classificação às oitavas. O Santos pode agora se dar ao luxo de perder no México;

2) o Molina fez um gol espírita. Fora isso, é um jogador que pode dar alegrias à torcida do Santos;

3) a torcida do Santos presente na Vila apoiou o time. Mas a torcida do Santos de Santos deu vexame. A Vila era pra estar lotada. Se fosse no Pacaembu, lotava. Vaias para a torcida do Santos, que conseguiu deixar semi-vazio um estádio com capacidade para 20 mil pessoas;

4) Fábio Costa mais uma vez mostrou ser um líder (antes e durante o jogo) e um jogador imprescindível ao time (como ouço de cerca de 95% dos santistas que conheço). Diga-se, o único remanescente daquele time campeão de 2002, que era: Fábio Costa; Maurinho, Alex, André Luiz e Leo; Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego; Robinho e Alberto.

5) O tal Quiñonez jamais deveria vestir novamente a camisa do Santos; o Carleto tem futuro, mas atualmente eu prefereria o Carlinhos (sic). O Carleto está comprometendo demais. Tem que ser muito lapidado ainda. Que falta que faz o Kléber.

6) o Betão é muito, mas muito ruim.

7) ao contrário do que eu disse em comentários de blogues parceiros (motivado mais pela paixão do que pela razão), acho que o Leão tem que continuar. Mas (aí é que está!), não apenas nesta temporada. Tinha que ficar uns 3, 4 ou 5 anos. Pra dar tempo de a história se consolidar.

12 comentários:

Anônimo disse...

Poética a solidez da história...

Mas que história é essa de gostar de ganhar de 1 a 0 no futebol de botão? Por que a fixação?

Anônimo disse...

O Santos vai acabar chegando na final deste campeonato ganhando tudo por 1x0
****
Não vi i jogo, mas ouvi o narrador dizendo que tinha por volta de 7.000 pessoas.
Parece que o santista está desanimado. Reflexos do Paulistão?

Nicolau disse...

Esse lance que o Edu levanta de deixar um memso treinador por "3, 4ou 5 anos" é uma questãoo interessante. Alguns membros da diretoria do Corinthians andaram falando que existe um plano de oferecer um contrato longo assim para o Mano Menezes, para mudar esse paradigma de trocar de técnico todo ano. Eu gosto da idéia, mas será que ela é boa mesmo? Será que a torcida se acostuma? E será que não existe mesmo um desgaste das relações do técnico com diretoria ou elenco que pode tornar melhor trocar o comando?

Nicolau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicolau disse...

Aliás, o que os santistas acham no caso específico do Leão?

Glauco disse...

1) Cedo pra dizer que pode perder no México. Mas é provável que tenha essa folga.
2)Pra mim, "gol espirita" é aquele feito sem ângulo, onde a impossibilidade de fazer é grande. Molina mirou, chutou e fez um golaço. Não acho "espírita".
3)Acho parca a presença de santistas, mas 8 mil pessoas na Vila valem mais em termos de pressão do que 20 mil no Pacaembu (interditado) ou 30 mil no Morumbi.
4)Fábio Costa é líder, mas deu declarações que causaram mal estar no elenco no jogo contra o Juventus. A propósito, isso é algo comum aos "goleiros-líderes" como Ceni, Marcos e Felipe, que volta e meia dão declarações que incitam a torcida contra o time, como se fossem os guardiães da raça e garra.
5)Quiñonez é assustador, Deus me livre do Carlinhos.
6)Betão não é tão ruim, mas, como fica claro pela observação, caiu em desgraça com a torcida. Tanto que uma das maiores provas de mesquinhez que vi na torcida santista, pródiga em tais atos inclusive contra seus ídolos, foi o Betão fazer um gol e gritarem o nome do Molina. Tem que ver se ele vai ter estrutura pra suportar os birrentos.
7)Leão é bom técnico. E nessa passagem, desenvolveu uma qualidade distinta (aliás, parece que ele só evolui no Santos): virar pára-raios. Ontem, antes do jogo, Fábio Costa dividiu um pouco o fardo de Leão, mas treinar um time com gente que você não pediu, sem suporte da diretoria, com torcida paga enchendo o saco e elenco medíocre é dose pra qualquer um.

Anselmo disse...

Acho que qdo o maretti se referiu ao efeito vila belmiro se referia ao peso que o glauco mencionou.

mas tem uns 5 temas de posts diferentes.

Os goleiros inflamados e guardiões da raça.... engraçado mesmo. O Marcos achou ruim a comemoração do valdívia do choro, sendo que ele tava admitindo ser chorão mesmo... O ceni teria tentado até enquadrar as relações entre os atletas.

Os planos de longo prazo para técnicos são bons de ouvir, mas raros de acontecer. O mano menezes no grêmio ficou uns 4 anos. mas é raro por aqui.

A birra das torcidas contra alguns atletas (a relação do alex com a torcida do palmeiras passou por momentos trágicos, outros jogadores como Lúcio, lateral esquerdo, durou assustadoramente muito tempo no parque antártica, considerando esse aspecto) com ou sem motivo.

Ganhar por 1 a 0 é melhor do que por outros placares? O victor sustenta que o santos leva a libertadores na base da vitória simples. é tentativa de secar ou tem alguma mística?

Nicolau disse...

O Mano ficou no Grêmio mas smepre com bons resultados. E mesmo o Muricy chegou a ser questionado após a queda na Libertadores do ano passado, ao menos na imprensa, se bem lembro. Aliás, qual o paple da mídia na vida curta dos técnicos brasileiros?

Olavo Soares disse...

Vamos lá:

1- O Chivas ou se acovardou ou não é tudo isso que temíamos. Esperava mais futebol da parte deles.

2- Idem ao Glauco.

3- Assino embaixo o dito pelo Maretti.

4- Fora Fábio Costa (não por ontem, claro). Mas, fosse eu dirigente do Santos, trataria a contratação de um goleiro como prioridade.

5- Pois é, o Carleto tá rendendo bem menos que se esperava. Defensivamente é péssimo.

6- Pô, foi opinião corrente na Vila ontem que o Betão foi dos melhores em campo. Ele e Domingos estiveram muito sólidos ontem.

7- Sei lá. Sério.

Edu Maretti disse...

então, Anselmo, ganhar de 1 a 0 é uma sensação inexplicável. É ótimo.

Marcão disse...

O item 6 é do Conselheiro Acácio.

Glauco disse...

Xi, a conta ficou estranha... Se o Edu diz que "cerca de 95% dos santistas que conheço" acham o Fábio Costa imprescindível ao time e o Olavo já manifestou um Fora Fábio Costa, significa que, além dele, o DataMaretti precisa identificar outros 37 santistas que achem o goleiro imprescindível. Ou seja, você anda conversando com muito santista, hein, Edu? Sorte que não falou a respeito com meu pai, meu cunhado ou com o João, irmão do Vavá, senão você ia ter que conhecer outros 94 peixeiros pra conta fechar. Pô, o que vc tá esperando pra fazer essa santistaiada votar na gente no IBest?