Destaques

domingo, abril 06, 2008

Fim-de-semana de rebaixamentos importantes

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Além da definição dos classificados no Paulistão, o fim-de-semana teve outro evento de relevância para o mundo do futebol. O rebaixamento de três clubes que chama a atenção pela grandeza e pelo inusitado dos acontecimentos.

Em Minas, o Ipatinga foi para a segunda divisão. Caso o clube tivesse sido rebaixado antes de 2005, a notícia não chamaria a atenção. Mas a grandeza que o clube acumulou nos últimos anos - campeão mineiro em 2005, vice em 2006 e vice da Série B nacional no ano passado - faz com que o rebaixamento tenha um quê de absurdo. Principalmente porque daqui a algumas semanas o Brasileirão começa e o Ipatinga estará enfrentando Santos, Internacional, Flamengo e companhia. Bizarro: um time na segunda divisão de Minas e na primeira nacional. A não ser que um milagre aconteça, o Ipatinga tem tudo para fazer uma campanha de dar inveja à do América de Natal no ano passado.

Falando em América, o tradicionalíssimo América do Rio, lendário "campeão de 13, 16 e 22", time de José Trajano, do hino mais bonito do Brasil e etc. foi pro buraco. Mesmo vencendo o Friburguense pela última rodada da fase inicial da Taça Rio, o Diabo foi rebaixado, juntamente com o debutante Cardoso Moreira. A queda interrompe um período de ligeira ascensão do clube que, mesmo longe de repetir seus anos dourados do século passado, havia voltado a fazer algum barulho - em 2006, há dois anos, o América foi vice-campeão da Taça Guanabara. Agora vai lá pra Segundona, onde também está o Bangu, outro cuja tradição não condiz com o estágio atual.

A terceira queda consumada no fim-de-semana foi a do Juventus, em São Paulo. O time grená não tem as conquistas passadas do América nem as recentes do Ipatinga, mas sempre merece respeito - principalmente pela aura simpática que carrega, sempre relacionada à colônia italiana de São Paulo e à mítica Rua Javari. Se bem que cair não é novidade para o Moleque Travesso. Mas nunca é legal, claro.

Ah, teve outra queda importante também no futebol paulista. Não nesse fim de semana, mas cabe o registro. Falo da Internacional de Limeira, rebaixada à Série A3 do Paulistão. Sim, isso mesmo, a eterna campeã paulista de 1986 vai jogar a terceira divisão no ano que vem. A campanha da Inter chega a ser risível: em 19 jogos, uma única vitória, seis empates e 12 derrotas.

Vai ser difícil levantar o moral da Internacional...

3 comentários:

Marcão disse...

Muito bom esse post, Olavo. Não estava ligado na queda da Inter de Limeira. Sem investimento e reformulação total, o Ipatinga corre o sério risco de ser o América-RN deste ano. Já sobre o América-RJ, a melhor observação veio do Benjamin Back: "Os times do interior do Rio são exageradamente fracos, o que leva os dirigentes do América a repenser o futuro do clube, pois ser rebaixado nesse torneio é algo muito sério". Em São Paulo, nunca tive nada contra o Juventus, mas, levando em consideração que sempre foi protegido pela FPF por não ter iluminação em seu campo (o que obriga os jogos a serem disputados às 15h), acho que merece levar um tranco. Quem sabe, se profissionaliza.

Anselmo disse...

O ipatinga é bizarro. o américa, uma tristeza. o juventus, de certa forma, consolida mais uma temporada de rebaixamento para o Vampeta. E a Inter de Limeira, bom, não vou comentar, pq qqr coisa que eu escrever soará como ressentimento "eterno" para usar os termos do relator.

Glauco disse...

É importante lembrar que os times pequenos do Estadual fluminense são quase todos apoiados por prefeitura, a exemplo do Barueri e de outros pequenos de São Paulo. Não à toa que América e Juventus, times pequenos de capitais, tenham sido rebaixados. Uma concorrênica bem desleal...