Destaques

segunda-feira, junho 04, 2007

Esporte faz Espanha modificar hino

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem assistiu a última Copa se lembra: durante a execução dos hinos, a seleção da Espanha era a única que ficava quieta, pelo simples motivo de que o hino de seu país não tem letra. Por conta disso, o que se via era uma cena curiosa, diferente do que estamos habituados em jogos de seleções nacionais, quando o momento do hino é algo já sagrado e que sugere ações que ocorrerão durante o jogo.

Acontece que até os espanhóis estranharam o lance. E resolveram radicalizar. Por conta do esporte, o hino da Espanha agora pode ter uma letra. É o que conta matéria publicada pelo Estado.

A matéria conta algo diferente da versão que eu conhecia da história. Diz-se ali que o hino nacional da Espanha nunca teve versos, e o que eu tinha ouvido, na época da Copa, é que havia sim uma letra que deixou de ser cantada pela grande identificação que tinha com o regime franquista. Se alguém puder esclarecer, agradeço.

Enfim, o que eu queria propor aqui era um debate. A Espanha está modificando um dos seus símbolos nacionais por conta do esporte. Imaginem se fosse no Brasil, hein? País de alienados!seria o mínimo que a intelligentsia berraria com direção aos propositores da idéia. Por isso que o Brasil não vai pra frente!, diria outro. Ficam pensando em futebol e o povão na miséria!: essa seria a voz corrente, podem apostar.

2 comentários:

Marcão disse...

O que sei é que considerar qualquer coisa (brasão, hino, bandeira) como "símbolo nacional" na Espanha é algo totalmente relativo e questionável. O país não tem unidade, tanto que os catalães desprezaram olimpicamente a Copa, por não considerarem que aquela seleção os representava. Parece até que um ou dois catalães recusaram a convocação e um outro, que aceitou, foi durante hostilizado. No Sul e no País Basco, ninguém torce pra tal seleção espanhola. Portanto, mudando ou não o hino, isso diz respeito apenas a uma parcela dos espanhóis.

Anselmo disse...

sugiro aos autores do futepoca com aspirações literárias que componham, pois, uma letra alternativa à de Joaquim Osório Duque Estrada para o Hino Nacional, tendo o esporte bretão como tema único e exclusivo.

pensando bem, deixa pra lá...