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terça-feira, junho 05, 2007

O poder que dita a agenda do poder público

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A Carta Capital que está nas bancas é digna de atenção. Com a óbvia (mas didática) chamada de capa "A mídia faz política", a edição procura abordar os meios de comunicação como o segundo poder de fato no continente. E da aliança entre os grupos econômicos e a mídia "cria-se a capacidade de gerar a agenda política e moldar a imagem dos governantes, dos partidos políticos e das instituições". A partir do soberbo editorial de Mino Carta (foto), a publicação enfileira 17 páginas expondo as tramóias midiáticas no continente (Allende, Evo, Chávez), no Brasil (Vargas, Kubitschek, Jango, golpe de 64, Lula e, agora, Calheiros), Venezuela (golpe contra Chavez versus RCTV), Estados Unidos (imprensa pró-Bush), França (pró-Sarkozy) e Itália (pró-Berlusconi). Da primeira matéria, "Os donos da agenda", assinada por Giancarlo Summa, tirei alguns trechos que deveriam ser lidos em rede nacional de rádio e TV:

"O primeiro mandato de Lula consolidou a já sólida aliança dos donos da mídia brasileira - as 13 famílias que controlam quase tudo o que se lê, se vê e se escuta no País - e os interesses concretos do sistema financeiro."

"A dita 'grande imprensa' não consegue mais influenciar de modo determinante as orientações eleitorais da maioria da população, ainda que tenha um papel importante na orientação política de amplos setores da classe média."

"A mídia, especialmente a escrita, está cada vez mais distante da realidade do País. (...) Mas são as classes média e alta que escrevem, lêem, são fonte e notícia da mídia. Os pobres não são protagonistas, são assunto. Em geral, de polícia."

"A verdadeira força da mídia é o que os especialistas de comunicação definem como 'poder de agenda'. O que publicam os jornais e amplificam as tevês pode ter pouco impacto na orientação eleitoral da opinião pública, mas é determinante em sua percepção da sociedade em que vivem e, ainda mais, na definição da agenda do governo federal e do Congresso."

Parodiando o colega Edu: "-Exatamente!".

3 comentários:

Anselmo disse...

olha, 13 famílias é um dos maiores índices de famílias controlando a mídia em toda a história.

e isso é bom?

Glauco disse...

Tudo que tá escrito é verdade (embora não seja novidade), mas é bom lembrar que o autor Giancarlo Summa trabalhou na campanha do Lula em 2002...

Nicolau disse...

Facistas! Vocês querem controlar a mídia, cercear a liberdade de imprensa! Stalinistas!