Destaques

quinta-feira, junho 28, 2007

PSOL e Veja, tudo a ver

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aconteceu hoje uma manifestação no Senado promovida pelo PSOL - lá estava a Heloísa Helena - cujo maior intuito era pedir a cassação de Renan Calheiros. A estratégia dos manifestantes para comover a opinião pública foi levar um boi bumbá com as iniciais RR, numa alusão aos supostos ganhos de Calheiros com gado que pagariam suas despesas pessoais.

Não sei vocês, mas eu vejo uma baita semelhança nesse protesto com as capas da Veja dizendo "JUSTIÇA", "BASTA DE VIOLÊNCIA" ou coisa parecida.

Senão, comparemos os efeitos que ambas as manifestações proporcionam. As famigeradas capas de Veja são vistas por milhões de brasileiros que ficam estarrecidos por um instante e dizem "que absurdo" para, na sequência, seguir tocando sua vida da mesma forma. Em geral, não trazem nenhum conteúdo novo - não precisamos de Veja para sabermos que há violência, há corrupção e há uma série de mazelas. Na tentativa de impactar, o que esse tipo de mostra acaba fazendo é reforçar uma banalidade.

Voltemos para o protesto do PSOL. Alegria, arte, ironia e uma mensagem: político é tudo ladrão, algo dito com todas as letras pela digníssima Heloísa Helena. Ora, é isso que o partido revolucionário da esquerda brasileira veio nos trazer? Dizer pra todo mundo que "político é ladrão"? Fazer festinha na frente do Congresso e chamar a atenção da mídia mais pelo carnaval do que realmente por uma mensagem nova?

Francamente, a esquerda brasileira merece mais.

7 comentários:

Fernando Augusto disse...

Mas ela disse que quem enriquece com a política é ladrão. O que é verdade.

luis augusto simon disse...

O PSOL é uma brincadeira. Heloísa Helena tem um discurso moralista, inflamado, parece o Jânio Quadros. Não tem formação ideológica e está condenada ao esquecimento. Será lembrada vagamente como aquela senadora brava que usava rabo de cavalo e blusa branca, como é o nome dela mesmo????

Anselmo disse...

o Chico de Oliveira, que não é (mais) nenhum lulo-petista, disse que a HH teve um comportamento de "lacerda de esquerda" na eleição.

o Psol foi chamada de "esquerda que a direita gosta" ou similares durante a eleição.

O psol é o que impede o pessoal de vestir a camiseta "100% oposição"?

Glauco disse...

Como assim, Anselmo? Quer dizer que o DEM e o PSDB não impedem sua pessoa de ir pra oposição?

Edu Maretti disse...

A HH é direita, não sei se consciente ou inconscientemente.

Anselmo disse...

apesar da jocosidade da pergunta, respondo:

claro que o psdb e o dem não me impedem de ir pra oposição. nem o psol impede. nem o governo lula.

a questão é que, mesmo reclamando de 9 em cada 10 medidas do governo, não dá pra "vestir a camisa '100% oposição'", pq não tem um agrupamento político (partidário ou não -- embora esse "ou não" seja um limbo) no qual se faça uma oposição pelo flanco esquerdo do espectro político.

essa foi uma das afirmações que, num boteco, renderia umas 5 horas de discussões.

isso é um desafio?

Jorge Guimarães disse...

Fico erplexo que este blog de tamanha importância para O PSOL.Pois deveria emitir uma posição mais quanto ao contundente quanto ao comportamento dos parlamentares do PT, que igual a FHC, ragaram tudo o que apredenderam, se alinhando com a escória da política brasileira, como Renan Calheiros, Sarney, Jefferson, além da corrupção que impera no governo e deum presidente que nao sabe de nada. Pelos menos o PSOL teve a coragem de denunciar as mazelas do jeito petista de governar. Acho que eles tem moral e ética.