Destaques

sexta-feira, junho 29, 2007

São Vicente municia Santos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Deu no Lance! de hoje. São Vicente fornece mais jogadores para o Santos do que a própria cidade que abriga o clube. No elenco atual do time, há quatro atletas que nasceram na primeira cidade do Brasil, fundada pelo saudoso Martim Afonso de Sousa. Os calungas (diz-se de quem nasce na cidade): o goleiro Felipe, o zagueiro Marcelo, o volante Adriano e o atacante Renatinho. Tirando o arqueiro, todos os outros três passaram pelo São Vicente Atlético Clube, que hoje disputa a Série B do Paulista (que corresponde à quarta divisão).

Curioso é que a vizinha de Santos (pra quem não sabe, duas linhas imaginárias separam uma cidade da outra, que ficam na mesma ilha) já deu ao time seu atleta mais caro. Robinho é de lá, deu seus primeiros passos no futsal no clube Beira-Mar, indo depois para o Portuários.

O segundo maior artilheiro da história do time, José Macia, o Pepe, com 405 gols (marca que lhe daria a artilharia máxima de qualquer dos rivais do trio de ferro), também tem uma história ligada a São Vicente. Embora na certidão seja natural de Santos, talvez seja aquele caso de naturalidade "de cartório" (só o registro seria de lá, segundo especulação desse que escreve) ou ainda o caso de ter somente nascido em algum hospital dali e voltado pra São Vicente.

O fato é que passou a infância e também foi iniciado no futebol em São Vicente, mais exatamente no glorioso clube Continental, do bairro da Vila Melo. Segundo testemunhos de quem morava ali na época, passava garoto acompanhando seu pai na carroça que o mesmo usava para divulgar e entregar os produtos de sua mercearia. O pai, espanhol rigoroso, não escondia o descontentamento em ver o filho fazer carreira no futebol. Preferia que ele continuasse no seu negócio. Sorte do futebol que o garoto o desobedeceu.

6 comentários:

Nicolau disse...

Tá. E daí?

Glauco disse...

Seria o equivalente a dizer que sua cidade, Mauá, fornece mais jogadores pro São Caetano que a própria SC. Mais apropriado seria se a comparação fosse com Sto. André, já que chamar Mauá de cidade é muita boa vontade...

Thalita disse...

ih, ó o Glauco estressadinho. Louco pra dar canelada!

Não entendi o propósito do texto também. Desde quando time considerado grande deveria ter a maioria dos jogadores vindo da própria cidade? Isso não deve acontecer nem no São Caetano.

Glauco disse...

Pô, não é estresse, é só provocação gratuita. Só porque minha profissão é a segunda mais estressante de acordo com a OMS, isso não significa que... Bom, então, é curioso por causa da rivalidade local, pô! Difícil ou fácil?

Thalita disse...

difícil

Anônimo disse...

sensacional!!!