Destaques

terça-feira, junho 13, 2006

Memória da Copa (4ª edição)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Quase o mesmo adversário

O país sede é o mesmo. A data de estréia também. E o adversário, quase o mesmo. Há 32 anos, em 13 de junho de 1974, o Brasil fazia seu primeiro jogo no mundial da Alemanha contra a Iugoslávia, em Frankfurt. Outra coincidência: nosso técnico era Mário Jorge Lobo Zagallo, hoje auxiliar de Carlos Alberto Parreira.

O time era bem diferente daquele que quatro anos antes, no México, havia trazido a taça Jules Rimet em definitivo para o Brasil. Carlos Alberto Torres e Clodoaldo se contundiram às vésperas da Copa da Alemanha. Gérson e Tostão tinham encerrado a carreira (este último precocemente, por descolamento de retina). Everaldo morreu em acidente de carro. E o maestro de todos, Pelé, tinha se despedido da seleção brasileira em 1971.

Isso abriu espaço para a ascenção de uma nova geração: Nelinho, Marinho Perez (foto), Marinho Chagas, Valdomiro, Leivinha, entre outros. Leão, apesar de bem jovem, havia disputado o mundial de 70 como terceiro reserva. A responsabilidade estaria nas costas de Rivelino e Jairzinho, principalmente.

Mas a estréia foi decepcionante. Um zero a zero morno e sem atrativos, que se repitiria na segunda partida, contra a Escócia. Frustração para a imensa torcida brasileira, mal acostumada ao show da Copa anterior.

Desintegrada nos anos 90, a Iugoslávia deu origem a países como a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Sérvia e Montenegro (recém-separados). E o adversário de hoje, na estréia do Brasil na Copa de 2006, é justamente a Croácia.

Tomara que o placar seja diferente...

Brasil 0 x 0 Iugoslávia
13 de junho de 1974

Brasil: Leão; Nelinho, Luís Pereira, Marinho Perez, Marinho Chagas; Piazza, Rivelino, Paulo César; Valdomiro, Jairzinho, Leivinha. Técnico: Zagallo.
Iugoslávia: Maric; Buljan, Katakinski, Bogicevic, Hadziabdic; Muzinic, Oblak, Acimovic; Petkovic, Surjak, Dzajic. Técnico: Milan Miljanic.

Árbitro: Rudolph Scheurer (Suíça)
Local: Waldstadion (Frankfurt)

3 comentários:

Glauco disse...

Dizem que a partida foi tão boa e relevante que o melhor em campo foi o juiz suíço

Rotura de ligamentos disse...

Esse Petkovic é o actual seleccionador da Sérvia e Montenegro, Iljan.

Anselmo disse...

deve ter sido não mto pior do que a de 2006.