Destaques

sexta-feira, julho 27, 2007

César Maia censura vaias

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Se não foi o incentivador, o alcaide carioca César Maia foi o que mais falou a respeito das vaias que o presidente Lula recebeu na abertura do Pan. Reconhecido criador de factóides e adepto de um instrumento poderoso para falar com a classe média que o sustenta, o democrata está habituado a usar seu dito "ex-blog" para emitir opiniões sobre qualquer coisa.

Nas eleições presidenciais, por exemplo, o dublê de profeta vaticinava que as pesquisas de opinião estavam erradas e que Lula iria perder a eleição para o picolé de chuchu. Quando viu que a vaca estava trotando celeremente para o pântano, começou a acusar a coordenação de campanha de Alckmin de fazer tudo errado. Coerente. Engana quem se deixa.

Mas hoje a grande notícia é que César Maia condena as... vaias! Isso mesmo, o cidadão agora não quer que o público vaie atletas estrangeiros. na verdade, ele faz menção somente aos norte-americanos:

3. A imprensa vem tratando deste tema mostrando que o comportamento nos esportes coletivos de quadra ou campo não deve ser transferido para outros esportes. E mais: que o respeito aos atletas de outras delegações é importante, anotando principalmente as reações a atletas e delegação dos EUA.

4. Paradoxalmente hoje - o jornal de maior circulação no Rio - e que tem características populares, ativa o público contra os atletas e a delegação dos Estados Unidos.

A observação 4, vinda de outro político, seria tratada como atentado à liberdade de imprensa. O curioso é que a notícia não é inventada ou um "factóide" dos que Maia adora. O fato é que a delegação norte-americana fez uma cartilha para orientar seus atletas que é um pouco "exagerada". Dentre as recomendações pra enfrentar a violência de uma cidade que tem índices semelhantes a Nova iorque, por exemplo, existem os conselhos pra "evitar doenças". Pedem que os esportistas nunca andem descalços, até mesmo nas praias, como prevenção contra fungos e parasitas e não mergulhem em água doce para não ficarem expostos a doenças como a esquistossomose (sic) e a não ingerir bebidas com gelo na rua, para evitar alguma contaminação.

Isso pra César Maia não é notícia. Notícia é vaiar Lula, as delegações da Venezuela e de Cuba. Ainda bem que ele não é editor.

1 comentários:

Marcão disse...

Os cariocas e o César Maia se merecem.