Destaques

sexta-feira, julho 27, 2007

O dia em que Bob Marley jogou bola no Brasil

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Rio, 19/03/1980. Em pé: Junior Marvin, Toquinho e um penetra.
Agachados: Jacob Miller, Chico Buarque, Paulo César Caju e Bob Marley.

Amanhã, às 15h, será disputada a final do futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, entre Equador e Jamaica. A inusitada presença do time caribenho na final me fez lembrar de uma histórica "pelada" ocorrida há 27 anos no mesmo Rio de Janeiro, com artistas brasileiros e o maior expoente da música jamaicana. Bob Marley, Junior Marvin (guitarrista dos Wailers), Jacob Miller (vocalista do Inner Circle), Chris Blackwell (diretor da Island Records) e sua esposa Nathalie Blackwell vieram ao Brasil em em março de 1980, num jato particular, para participar da festa que inaugurou as atividades do selo alemão Ariola no país.
A Island, gravadora original dos Wailers, era então um selo da Ariola. Bob interrompeu as sessões de gravação que resultariam no álbum Uprising para vir ao Brasil. Na descida em Manaus, para reabastecimento, o jato ficou retido por algumas horas. O governo militar certamente não estava vendo com bons olhos a vinda daquela comitiva enfumaçada.

Depois de alguma negociação as autoridades acabaram cedendo, mas sem liberar vistos de trabalho, o que desestimulou os que pensaram em improvisar uma apresentação deles em solo brasileiro. Passaram por Brasília e rapidamente decolaram em direção ao Rio de Janeiro, chegando aeroporto Santos Dumont às 18h30m do dia 18 de março, terça-feira.
No dia seguinte, o trio jamaicano chegou às 16h no km 18 da Avenida Sernambetiba (três horas atrasados), num campinho onde o time dos funcionários da Ariola jogavam contra alguns dos contratados da gravadora no Brasil, como Chico Buarque, Toquinho, Alceu Valença e outros. Logo que eles chegaram os times foram rapidamente rearrumados e ficaram assim: Bob Marley, Junior Marvin, Paulo César Caju, Toquinho, Chico e Jacob Miller de um lado (foto maior); e do outro Alceu Valença, Chicão (músico da banda de Jorge Ben) e mais quatro funcionários da gravadora.
Antes de começar o jogo Bob ganhou uma camisa 10 do Santos e sorriu, dizendo "Pelé". Em seguida, avisou que jogava em qualquer posição. Mas foi mesmo para o ataque e o placar foi de 3 a 0 para o seu time, com gols dele (documentado pela TV), de Chico Buarque e de Paulo César.

Caju, que jogou a Copa de 70, foi o mais festejado por Bob, que lhe disse: "Sou fã de seu futebol". Paulo César devolveu: "E eu, de sua música". Bob lembrou o campeonato mundial que marcou a ilha do reggae: ''Rivelino, Jairzinho, Pelé... o Brasil é o meu time. A Jamaica gosta de futebol por causa do Brasil".
Os jamaicanos deixaram o Brasil no dia seguinte, 20 de março de 1980. Três dias depois, o músico estava jogando futebol no campo da Tuff Gong, em Kingston, quando um amigo chegou informando que Jacob Miller tinha acabado de falecer em um acidente de carro. Marley morreria de câncer em maio de 1981, aos 36 anos.

(Com informações do site Central Reggae)

9 comentários:

Anselmo disse...

grande Bob Marley, bicho... tanto no pessoal quanto no profissional...

Dênis disse...

Opa! Afim de uma parceria com "O Melhor Do Mundo"?

Cynthia Menezes disse...

Salve , salve Bob Marley!!

O cara era mesmo sangue bom viu?!
Não é a tôa que faz sucesso até hoje!!

Sou fã!!

Anônimo disse...

OPA OPA !!

Bob Marley ... Vixi Jogava Mto ^^ .. Camisa 10 ^^ ... Salve salve .. Vixi sem comentários ..

Anônimo disse...

Sou fã do Bob ha mais de trinta anos. Lembro quando ele veio aqui no Brasil.
Voce tem (ou conseguem) um video com a partida de futebol grvada? Põe no youtube. Faz tempo que quero essas imagens.
Valeu

bruno disse...

o rei tinha que vir ao brasil mesmo,pena que nun tocou a sua musica,mas valeu apena ver o rei pisar em solo nacional e jogar futebol que era uma de suas maiores paixões!!!!!!
live up you self

Thiago disse...

O penetra é o Ney Franco (técinico do Coritiba) rsrs...

Salve Bob!!!

Anônimo disse...

Pra complementar sua ótima matéria, faltou identificar corretamente o 'penetra' na foto, que vem a ser o jornalista João Luiz de Albuquerque.

Anônimo disse...

Ae quem tiver afim d o Bob bater uma bola no Brasil segue o link http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2F&h=979a7 ai tem uma materia da passagem dele pelo Brasil!!!