Destaques

quarta-feira, outubro 22, 2008

Tipos de cerveja 19 - As Old Ale

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Mais um tipo de ale tradicional inglesa que é assim designado por passar por um processo de envelhecimento após a primeira fermentação - similar às porters clássicas. Assim como as Baltic Porter, já comentadas aqui no blogue, as Old Ale também têm a característica de poderem ser guardadas algum tempo antes de se consumir. E pode apresentar algumas variações. "A presença de álcool e o carácter encorpado e complexo fazem com que sejam uma excelente companhia nas frias noites de inverno", recomenda Bruno Aquino, do site português Cervejas do Mundo. Como exemplos de Old Ale, ele cita a Theakston Old Peculier (foto), a Portland Benchmark Old Ale e a Fish Tale Old Woody English Old Ale.

5 comentários:

Anselmo disse...

Como não constam as notas de paladar na descrição fui atrás da informação que sempre rende motivos para espanto da minha parte.

Segundo o site da Old Peculier, o aroma é sem igual e o sabor é macio. E mais: foi esta cerveja que "fez Masham famosa".

Hein? É o que tá lá e me obrigou a descobrir que se trata de uma cidade inglesa, cuja feira era mto famosa. Pelo jeito o mercado da Masham só vendia cerveja. Já pensou?

Anônimo disse...

Oi pessoal. Este é um estilo muito interessante ainda que pouco exemplares existam. É mais conhecido nos EUA e em Inglaterra, locais onde as Old Ale fazem parte da tradição. O termo é algo genérico e designa uma cerveja que fica a estagiar por algum tempo, muitas das vezes em barris de carvalho. Aliás, há cervejas que envelhecem em barris onde já tinha sido envelhecido porto, sherry ou mesmo whisky, o que dá à cerveja um aroma e paladar muito nobre e característico. Infelizmente, este é um daqueles estilos para os quais não consigo indicar uma cerveja brasileira que possam experimentar. Mas como não gosto de deixar a galera à seca, recomendo uma Colorado Demoiselle, uma Porter produzida em Ribeirão Preto. Abraço.

Glauco disse...

Maravilha, Bruno. Bom dar dicas mesmo que o pessoal do Futepoca já anda de saco cheio das cervejas comerciais de sempre daqui. Ruim é que beber fica mais caro...

Marcão disse...

Ei, se (e quando) aparecer a "verba encantada", a gente podia tentar fazer o Teste Mundial com opções citadas pelo Bruno. No caso dessa de Ribeirão Preto, por exemplo, a gente podia pedir para o Luciano (que é de lá) trazer. Bora?

Anônimo disse...

Oi, sempre que puder dou umas dicas para o pessoal ir experimentando umas coisas diferentes. O problema é que muita microcervejaria, que elaboram excelentes cervejas, produzem em pequenas quantidades e para localizações restritas, em geral cidades próximas da fábrica. Mas essa Colorado que falei já é mais fácil de encontrar.
Gostei imenso do vosso teste cego às brejas. E os resultados foram mesmo surpreendentes, com a Cerpa a liderar o conjunto! Venham mais provas!