Destaques

terça-feira, outubro 21, 2008

No butiquim da Política - 'Muro das lamentações' OU esqueceram o 2° turno da capital

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CLÓVIS MESSIAS*

"Pequeno expediente" é a denominação que se dá para a primeira fase da sessão ordinária da Assembléia Legislativa. O deputado usa a tribuna, fala sobre o que quiser, sem ser interrompido: é o momento do monólogo. Pois esse palco foi o escolhido pelos parlamentares, na volta ao "trabalho", para "muro das lamentações". O comportamento mais incisivo, nesse sentido, foi o dos tucanos. Na tribuna, pregaram vingança contra os membros do partido que se distanciaram da campanha do candidato Geraldo Alckmin na capital. O mais irritado foi o deputado Pedro Tobias (foto à esquerda), da região Lins/ Bauru, que pediu punição para o que ele chamou de "traidores", com o objetivo de que fatos semelhantes não venham a ocorrer no futuro. Depois disso, em apoio ao colega, vários membros do PSDB têm esbravejado pelos corredores do Palácio 9 de Julho.

Aqui no butiquim dizem que, se as manifestações forem acolhidas, mesmo passadas as eleições, haverá desdobramento. Parece até que nem teremos 2ª turno na capital. Vários deputados vieram derrotados de seus redutos, falaram de suas decepções, mas ninguém ostentava o mesmo amargor do deputado Pedro Tobias em suas palavras. No buteco, ninguém acredita que as coisas vão ficar paradas. Tem muito tucano de bico caído.

O contraponto a isso foi feito pelo Mário Reali, do PT (foto à direita), eleito prefeito em Diadema, que agradeceu aos eleitores que entenderam suas propostas administrativas para a sua cidade. Por outro lado, seu concorrente (e perdedor), o também deputado José Augusto da Silva Ramos, do PSDB, reclamou que houve reflexos na sua cidade e em outras da grande São Paulo das posições negativas da campanha do PSDB na capital. Enquanto isso, prosseguem as conversas sobre as candidaturas tucanas para governador do Estado e para a Presidência da República. Na bolsa de cotações, Aloísio Nunes Ferreira e José Serra seguem favoritos.


*Clóvis Messias é jornalista, são-paulino, dirigente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa e colabora com esta coluna para o Futepoca.

1 comentários:

Glauco disse...

Os tucanos esperneiam mas depois se entendem, podem ficar tranquilos.