Destaques

terça-feira, novembro 11, 2008

No butiquim da Política - Falta avisar Aécio e Lula

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CLÓVIS MESSIAS*

"Articulador pragmático", "determinado". Expressões como essas são usadas a respeito do trabalho que o chefe da Casa Civil do governo estadual de São Paulo está desenvolvendo com vistas às eleições futuras. Estou falando de Aloysio Nunes Ferreira (foto). No buteco, todos olham e comentam a tranqüilidade com que ele se movimenta. Recentemente, esteve na Assembléia Legislativa negociando com as entidades da Polícia Civil. Convocou para uma reunião o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o presidente da Casa, deputado Vaz de Lima, e o líder do governo, deputado Barros Munhoz. Os tucanos conversaram por horas a fio. Aloysio está nadando de braçadas, em águas límpidas. Nada o perturba.

Nas últimas eleições, apoiou vários candidatos, de múltiplos partidos. Foi às ruas para apoiar o deputado Valdomiro Lopes, do PSB, à Prefeitura de São José do Rio Preto. Lá, foi para a praça principal, de bermudas, panfletar. Venceu. Em Santo André, ofereceu suporte ao também vitorioso Dr. Aidan, do PTB. Efetivamente, como dizem, não está brincando. Fala-se, ainda, que a composição de sua chapa já está completa: Aloysio para governador, pelo PSDB, Guilherme Afif Domingos para vice, do DEM, e Orestes Quércia, do PMDB, para senador ou com poder de indicar outro nome.

O deputado Adriano Diogo, do PT, entrou na conversa perguntando: "- E a reeleição do senador Romeu Tuma, do PTB?". Resposta sucinta: "- Depois de não ter conseguido eleger seu filho deputado ou vereador, não é mais cogitado". Outros partidos integram a frente, com o governo atendendo seus pleitos. Alberto Goldman, atual vice-governador, assumiria o governo do Estado e, depois, se José Serra for eleito presidente da República, seria nomeado ministro dos Transportes. Aí, um desavisado lembrou: "- Muito bem. Mas falta avisar o governador Aécio Neves, que já garantiu que não comporá chapa , e também o presidente Lula". Boa observação.

*Clóvis Messias é jornalista, são-paulino, dirigente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa e colabora com esta coluna para o Futepoca.

5 comentários:

Anselmo disse...

impressionante. eu ouvi um "volta alckimin?"

Não.

Glauco disse...

Faltou avisar o Alckmin também e convencer o Afif, que quase ganhou do Suplicy e foi coordenador da candidatura do Kassab, a abrir mão de vôo próprio, já que tem muito mais popularidade que o Richelieu do Serra.

Ah, sim. Será que o Tuma abre mão da candidatura só porque os parceiros não querem? Haja articulação, mas que o Aloysio tem sede, tem.

Olavo Soares disse...

O Afif tem muito mais pegada eleitoral que o Aloysio, um desconhecido da maioria da população.

Se bem que tudo isso pode ser conversa jogada fora. Se não sair para a presidência, o Serra disputa e ganha com facilidade o governo do estado.

Marcão disse...

Essas articulações me lembram a Bolsa de Valores: no "mercado futuro" de 2010, as ações já estão sendo negociadas...

Nicolau disse...

O projeto do Aloysio é parte do projeto do Serra, que prevê que o DEM seja um aliado bem comportado e aceite o espaço que lhe cabe no latifundio tucano. OU seja, a fatura do apoio a Serra está paga com o apoio do mesmo para Kassab. Prevê também que Alckmin e os seus sejam esmagados quietinhos. De fato, tem muita coisa pra acontecer até esse cenário se consolidar. E se na diretia os candidatos abundam (sem tracadilho), quem tem bala para ser o candidato das esquerdas ao govenro de São Paulo?