Destaques

segunda-feira, novembro 10, 2008

Corinthians campeão da Série B

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ouvindo os fogos após a vitória do Timão contra o Criciúma por 2 a 0, no sábado, e a confirmação do título antecipado da Série B do Brasileirão 2008 (veja mais sobre o jogo aqui no Retrospecto Corintiano), meu pai, Manoel, vaticinou: "Essa festinha é só o começo, vai ter muita festa até 2010. Esse time vai ganhar tudo até o centenário. Eu conheço o Corinthians".

Eu confio no meu velho, mas acho que a coisa não vai ser tão fácil assim. É preciso ver o que a diretoria vai fazer com o elenco até o ano que vem. O time ainda tem muitas dívidas e está, segundo Andrés Sanches e cia., com dificuldades de caixa. Vai ser difícil que nenhum dos destaques seja vendido. A bola da vez é Dentinho, que estaria sendo oferecido ao futebol europeu. Tem que ver se os europeus estão com essa bola toda, depois da crise financeira. Agora, é esperar o ano que vem pra ver com que bola o Corinthians chega ao Paulistão.

E líder do ranking da CBF

Até o final do Brasileiro da Série A, o Corinthians está no topo do Ranking de Clubes da CBF. Hoje, o Timão é o segundo, com 1.938 pontos, atrás do Grêmio, que tem 1.978. Mas isso não contabiliza o assegurado título da Série B, que vale 40 pontos, e o vice da Copa do Brasil, que conta outros 20. Assim, o Timão já garantiu que fechará o ano com 1.998 pontos.

A situação surreal não chegará nem a ser registrada, uma vez que a CBF só vai contabilizar os pontos no final do ano (a última revisão foi feita em 3/12/2007). O Timão será novamente ultrapassado pelo Grêmio, que deverá ganhar de 35 a 40 pontos pelo Brasileiro.

Um dado interessante é o critério utilizado pela Confederação. O ranking só considera as três séries do Brasileiro e a Copa do Brasil. Estaduais e continentais não têm influência. As três séries do Brasileiro são consideradas quase como um campeonato só: o campeão da Série A leva 60 pontos, o vice fica com 39 e assim por diante, tirando um ponto para cada posição. Já o título da Copa do Brasil vale 30 pontos, 10 a menos que o título da Série B, e o vice da Copa recebe os mesmo 20 pontos do campeão da Série C. Isso que é desvalorizar o próprio produto.

Quer ver?

Carla Dualib, neta do ex-ditador e sua beneficiária em diversos negócios no marketing do clube, recebeu convite para posar para a Playboy. Vi a notícia no Vertebrais FC. Pela foto não é possível avaliar todos os atributos da moça, de 38 anos. Será que ela está com essa bola toda?

8 comentários:

Anselmo disse...

triste futebol o praticado no Brasil. Com todo o respeito à série B, mas até o Antonio Carlos reconhece que o Corinthians não tem time para a série A. É bizarro que, por pontos, o campeão da segundona seja primeiro do ranking.

Mas enfim, rankings são rankings e sempre tem distorção.

Sobre a Carla Dualib, sou contra. Se essa história for verdade, quando vazarem as fotos, vão querer que eu, como editor de assuntos espinhosos, me responsabilize pelo fato. Tô fora.

Marcão disse...

O pessoal tá muito mais animado do que recomendam a cautela e o caldo de galinha. A torcida corintiana se esquece de que o clube viveu, nos últimos 11 meses, o pior período de toda a sua história. E que o título da Série B, jogando praticamente contra ninguém, com um elenco bem limitado (imagine os dos adversários...). Agora virou euforia e já acham que, daqui até 2010, vão vencer, com um pé nas costas e dando show, igual na "difícil" Série B deste ano, o Paulistão, Copa do Brasil, Série A, Sul-Americana, Libertadores, Mundial etc etc. Devagar com o andor, que o santo é de barro - prova disso é que há pouco tempo quebraram desastradamente uma estátua de São Jorge lá no Parque. O Corinthians precisa passar por uma bela de uma reformulação e, mesmo que se torne um time razoável e competitivo no nível da Série A, leva tempo para ter entrosamento, padrão de jogo e consolidar-se como "papão". Até lá, é apenas um time de Série B.

Glauco disse...

Peraí, o ranking segue o princípio da "acumulação histórica", ou seja, não se perde pontos, só se acumula. E não conta os torneios nacionais não organizados pela CBF nem os estaduais. Por isso o Corinthians está no topo.

Também acho o time intermediário e pelo jeito se deu mal com a retração de crédito no mercado e elevação de juros. Pegou dinheiro em mau momento. Não vai ser fácil não.

fredi disse...

A história da Carla Dualib já foi desmentida pela revista...

Quanto ao time do Corinthians, vi jogar pouco. Há bons jogadores como Felipe, Chicão, André Santos, Moraes, Douglas. Longe de ser esquadrão, mas nada muito diferente aos times da atual série A.

Resumo: não ganha, mas não cai no ano que vem se mantiver essa base.

Saulo disse...

Em poucos dias o corintiano sorriu duas vezes. A primeira foi voltar para a Série A e a outra foi à conquista da Série B por antecipação. O Corinthians vai cumprir tabela e pode interferir na disputa por vaga dos demais times.

Anônimo disse...

Rapidamente, o Corinthians retoma seu lugar depois de passar pela Série B para transformá-la no grande evento esportivo do ano no Brasil.
Com a facilidade que nenhum dos ditos times grandes jamais teve quando a disputaram, simplesmemte desfilou nesta que foi a competição de melhor nível técnico da história, para, por meio dela, voltar a ser também o grande time do país, contrariando todos os apocalípticos prognósticos anticorinthianos.

Fabricio disse...

Leandro, acho que não há dúvidas de que esse foi a Série B de pior nível técnico dos últimos anos.

Você está realmente falando sério?

E acho que o maior evento esportivo do ano está sendo esse emocionante campeonato brasileiro da Série A. Acho não, tenho certeza.

Anônimo disse...

Qualquer um(a) faz revista masculina ou feminina hoje em dia, graças aos benditos recursos técnicos que existem.
Do jeito que a coisa vai, logo logo também vão me chamar para posar, sem os recursos técnicos, claro, só que no meu caso teria que ser na revista "Pequenas Empresas Grandes Negócios".
Quanto à conquista corinthiana, é impressionante o recalque do pessoal com um título de Segundona.
Imagino como é que ainda não cortaram os pulsos em outras costumeiras conquistas do clube, e também imago que isso pode acontecer se o time retomar seu costumeiro caminho de glórias, o que é bem provável.