Destaques

quinta-feira, novembro 13, 2008

Semana de acessos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

As divisões inferiores do futebol brasileiro tiveram acontecimentos importantes nessa semana. A saber:

Mais um leão na elite

O Avaí, de Santa Catarina, é o segundo clube matematicamente promovido para a Série A do ano que vem (o primeiro eu não preciso dizer qual é, certo?). O Alvi-anil de Florianópolis conquistou o tão sonhado acesso na noite de terça-feira, ao vencer o Brasiliense por 1x0 (gol de Evando, ex-Santos, na foto).

O "tão sonhado" acima não é uma muleta textual, nem uma repetição do óbvio. É que talvez a torcida avaiana seja a que mais desejava o acesso. Por dois motivos: o primeiro é a síndrome do "quase" que atingiu o Leão nos últimos anos. O clube cansou de liderar ou ficar entre os primeiros na Série B e, na hora H, perder o acesso. Agora espantou essa zebra. E o outro motivo é a comparação com o maior rival, o Figueirense. Como comparativo, vale lembrar que o alvinegro disputa desde 2002, de maneira initerrupta, a Série A, o que acredito eu que deva ser um recorde entre os clubes de Santa Catarina. Se o Figueirense escapar do rebaixamento na Primeira Divisão, teremos um eletrizante clássico no ano que vem.

O técnico do Avaí é Silas, meio-campista ex-São Paulo e seleção brasileira. E como curiosidade, vale ressaltar que o acesso do Avaí pode registrar um "inchaço" de leões na Série A do ano que vem: Vitória e Sport estão na elite, a Portuguesa, que também tem o felino como mascote, luta para sobreviver, e o Bragantino ainda tenta o acesso. Com essa configuração, teríamos 1/4 dos times da Série A tendo o "Rei dos Animais" como mascote.

O campeão que viu o jogo pela TV

Na Terceira Divisão, um acontecimento de deixar de cabelos em pé os defensores dos pontos corridos. O Atlético-GO se sagrou, ontem, o grande campeão do torneio, quando estava... em casa! Sim, isso mesmo. O clube não precisou jogar para levantar a taça. Bastou assistir, no conforto da concentração, a derrota da Campinense-PB para o Rio Branco-AC por 2x1 para comemorar o título.

Uma conquista merecida - o Dragão sobrou em todo o campeonato e já havia passado perto do acesso em 2007 - mas um tanto quanto sem graça, reconheçamos.

Mas se por um lado o título está definido, sobrarão emoções na definição das outras três vagas de acesso à Série B de 2009. Todos - isso mesmo, todos - os outros sete times têm chances concretas de acesso (os quatro primeiros sobem). A Campinense-PB está praticamente lá, com seus 19 pontos, bastando apenas um ou dois para garantir a vaga. Quanto ao resto, tudo pode acontecer. Hoje, no jogo das faixas, o Atlético-GO pega o Brasil-RS no Serra Dourada e, fechando a rodada, o Guarani recebe o Duque de Caxias-RJ.

11 comentários:

Glauco disse...

Por ser um time beneficiado por viradas de mesa, torço que o Guarani fique onde está ou vá pra D no futuro. Mas não entendi porque o Atlético-GO sendo campeão em casa deixa os defensores dos pontos corridos de cabelo em pé. A Série C tem uma fórmula híbrida e não é um campeonato de pontos corridos (nesse caso específico, graças a Deus).

Saulo disse...

A diretoria do Avaí fez um ótimo trabalho nesse ano e a torcida apoiou muito. O time está jogando um bom futebol, com um bom toque de bola, boa movimentação e velocidade. O Avaí mereceu essa vaga.
A torcida do Leão já pode comemorar bastante! Parabéns Avaí!
O Atlético-GO também fez bonito e mereceu essa vaga para a Série B.

Olavo Soares disse...

O "deixar os cabelos em pé" é pelo fato do time ter sido campeão sem estar em campo, sem disputar uma final, sem emoção, etc..

Os pontos corridos podem proporcionar situações curiosas como essa, ou como aconteceu em 2005, quando o Corinthians foi campeão perdendo o jogo.

Olavo Soares disse...

(mas não vamos iniciar aqui uma daquelas intermináveis discussões mata-mata x pontos corridos, por favor, foi só uma observação.)

Glauco disse...

Não vamos alongar, nem é essa intenção, mas um time pode ser campeão perdendo um jogo no mata-mata também.
Aliás, nesse jogo de 2005, os corintianos não sabiam se comemoravam em campo porque a discussão da validade do campeonato estava na Justiça. Cenário esdrúxulo.

Nicolau disse...

Olavo, faltou um leão na conta, o Sport. Corrija lá antes que chovam porradas dos pernambucanos, hehe!

Felipe Silva disse...

O Joinville disputou a primeira divisão por oito anos seguidos na década de 1980. O Figueirense pode igualar esse recorde catarinense se não cair.

Fabricio disse...

Grande JEC. Pena que desandou de vez.

Anônimo disse...

Bem pensado, Nicolau! Falha grave a minha. Vou arrumar.

Marcão disse...

Grande Silas, ídolo do argentino San Lorenzo no fim de sua carreira.

http://noticias.uol.com.br/pelenet/porondeanda/ult2657u53.jhtm

Glauco disse...

O Joinville, que anda mal das pernas, tentou se recuperar com uma grande parceria feita com o "manager" Vanderlei Luxemburgo. Óbvio que deu com os burros n'água e o clube, no fim das contas, lamentou o dinheiro gasto. e tem clube que ainda quer levar o cara... vai entender.