Destaques

sexta-feira, novembro 14, 2008

Mais vinho...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Inspirado pelo excelente post do Maurício, decidi pesquisar de que forma, especificamente, o vinho tem a ver com os princípios fundamentais do Futepoca. E tem tudo a ver! Senão, vejamos:

Vinho e futebol
Quando pensei nisso, a primeira relação que veio foi com o ex-jogador Tigana (à direita). Nascido no Mali e naturalizado francês, jogou pelo Toulon, Lyon, Bordeaux, Olympique Marselle e Mônaco. Pela seleção francesa, esteve nas Copas de 1982 e 1986. Depois, virou treinador e dirigiu o próprio Mônaco, o Fulham (Inglaterra), seleção da Mauritânia, Besiktas (Turquia) e Manchester City, entre outros. Mas foi em 1983 que Tigana, jogador do Lyon, comprou uma vinícola e investiu em terras, tecnologia de produção e em novas variedades de uva. Os vinhos Chateau Bibian-Tigana são reconhecidos como de excelente qualidade.

Outra relação do futebol com vinho foi feita pelo jornalista carioca Bruno Agostini (à esquerda) na Enoteca do portal O Globo. Ele vai listando pontos em comum: "Qual é o objetivo de todo o jogador, todo o torcedor? E dos enófilos? Levantar taças, ora. São dois universos movidos pela paixão. E muito do que se espera de um craque é o que se quer de um vinho. Raça, presença, versatilidade, surpresa...". E mais: "Dizem que o futebol é o ópio do povo. O vinho já é isso há pelo menos 5 mil anos". Depois, monta um "time de futebol" de vinhos - num exercício parecido com o do Frédi em relação à MPB. Entrem no link acima e confiram.

Vinho e política
Essa é uma relação bem complexa. Mas existe: nos Estados Unidos, recentemente, uma vinícola do estado de Michigan criou os chamados "Political Wines" (à direita), vinhos brancos e tintos para democratas e republicanos. Para saber se o vinho é de "direita" ou de "esquerda", basta identificar as cores dos rótulos: curiosamente, se for vermelha, indica a "direita" (dos republicanos), e se for azul, a "esquerda" (democratas). Será que Barack Obama comemorou sua vitória com algum vinho desses?

Em Portugal, outra mistura de política com vinho: o tinto Herdade São Miguel é um projeto pessoal do empresário Alexandre Relvas (à esquerda), diretor de campanha de Aníbal António Cavaco Silva, eleito presidente da República em 2006. "Relvas é o meu Mourinho", reconheceu certa vez Cavaco, fazendo uma analogia com o ex-técnico de Portugal, hoje comandante da Inter de Milão. Na terra de Camões, Alexandre Relvas é conhecido por suas freqüentes intervenções no PSD e em movimentos empresariais como o Compromisso Portugal.

Vinho e cachaça
Teoricamente, misturar essas duas bebidas pode dar uma grande dor de cabeça. Mas aqui mesmo no Futepoca já mostramos que esse casamento existe e que resultou, de fato, no famoso vinho do Porto. Produzido no Vale d'Ouro, esse tipo de vinho consiste numa mistura com a chamada bagaceira, que tem 77º de teor alcóolico. Trata-se de um tipo de cachaça produzida com casca de uva, no processo vinícola. No produto final, há cerca de um quinto dessa aguardente e o restante de vinho. A mistura, que surgiu da demanda para o mercado inglês, é batizada de "fortificação".

Já aqui no Brasil, a combinação de vinho e pinga pode ser saboreada, principalmente, nas tradicionais festas juninas. Entre doces, pipocas e pratos típicos, o chamado "quentão" é consumido por velhos, adultos e crianças. No portal Mundo dos Sabores, descolei uma receita bem interessante:

Quentão com Vinho

1/2 litro de aguardente
1 garrafa de vinho tinto seco
1 laranja
1 limão
50 g de gengibre cortado em fatias
3 xícaras de água fervendo
3 pedaços de canela em pau
4 cravos-da-índia
2 xícaras de açúcar


Preparo
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe caramelizar levemente. Adicione a água fervendo, os cravos-da-índia, o gengibre, a canela, o limão e a laranja
cortados em fatias finas, com a casca. Deixe ferver por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo, acrescente o aguardente e o vinho e deixe por 5 minutos. Coe e sirva quente.


Buenas, como se vê, vinho e Futepoca têm total afinidade. Sendo assim, um bom brinde de tinto seco a todos! Salut!

3 comentários:

Anselmo disse...

Excelente cruzamento de informações.

Só uma aporrinhação: é que chamar a bagaceira de cachaça é um problema. Foi uma briga para o Brasil ter reconhecida em 2003, na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) o nome "cachaça" como aguardente derivada de cana produzida em território brasileiro. Tanto assim que um dos maiores acervos online de rótulos de cachaça é num site de rum, goró também fabricado a partir da cana.

Porém, o Houaiss e qualquer dicionário provavalmente vai apontar cachaça como sinônimo de bebida alcoólica em geral, ainda mais de aguardente.

E é isso que dá tranquilidade para não achar que o Futepoca vai ser rebatizado para Futepovin ou Futepoce(rveja).

Agora, o Quentão com vinho é simplesmente um terror.

Maurício Ayer disse...

Marcão, que belo post.
A afinidade entre o enólogo e o jogador de futebol é genial.

Da aporrinhação do Anselmo, todos sabem que bagaceira é aguardente. O processo de produção é parecido ao da cachaça. No Museu da Cachaça, em Caeté na Grande BH, que eu saiba a maior coleção de cachaças do Brasil (se não for a maior, está entre as três mais), tem vários exemplares de bagaceira, rum, grappa, e outras coisas que o velho Dr. Paulo diz com simplicidade "é a cachaça portuguesa", ou italiana etc.

Sobre o registro no Houaiss, tem que pensar que um dicionário, embora normativo (que diz o que é certo e o que é errado), registra significados a partir dos usos efetivos que as palavras têm numa comunidade de usuários da língua. É uma longa história, cheia de implicações, mas é por isso que um dicionário não pode nunca ser a prova definitiva de nada, mas sim um instrumento de trabalho, um auxiliar na compreensão de textos falados e escritos. Se o Houaiss registra que "cachaça" pode ser "bebida alcoólica em geral" é porque esse uso impreciso aparece com certa freqüência. Um dos casos, sem dúvida, é o Futepoca.

Mesmo "Futebol" pode ser entendido aqui como "qualquer esporte" (não sempre, não sempre) e "política" como um amplo leque de questões relacionadas à sociedade e as interações entre as pessoas.

Glauco disse...

Muito bom o post, só discordo frontalmente da mistura entre quentão e vinho. Um filme de terror...