Destaques

sexta-feira, novembro 24, 2006

Abelão eterno

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Inter será, na pior das hipóteses, o terceiro colocado no Brasileirão de 2006. O que pode não representar muita coisa, já que o que vale é o título, e o Colorado já tem assegurada uma vaga na Libertadores.

Mas é justamente por esse detalhe - a Libertadores - que o time de Abel Braga merece parabéns pela campanha desenvolvida nesse Brasileirão. Com o vice ou o terceiro lugar, o Internacional será o melhor "campeão da Libertadores" na história do Brasileirão.

Fazendo um paralelo com os outros times nessa situação: o Cruzeiro foi o vigésimo nos dois anos que foi o campeão da América, em 76 e 97; o São Paulo, sexto em 92, quarto em 93 e décimo-primeiro no ano passado; Vasco e Palmeiras foram os décimos em 98 e 99, respectivamente; o Flamengo de 81 foi o sexto colocado, e o Grêmio de 83, apenas o décimo-quarto.

Se considerarmos que atualmente o Brasileirão é disputado, em algumas rodadas, simultaneamente à Libertadores, o feito do Inter e de Abel Braga é mais relevante ainda.

Até porque o elenco do Internacional, no papel, não chega a ser a oitava maravilha do mundo. Caro leitor, diga com sinceridade: Clemer, Hidalgo, Wellington Monteiro e Ceará figuram entre os jogadores que você sonha em ver no seu time?

Méritos para Abel Braga, disparadamente o melhor técnico do Brasil em 2006 - e bisonhamente excluído da lista dos melhores do Brasileirão, que traz Muricy Ramalho, Mano Menezes e Renato Gaúcho. Não que esses três não sejam dignos de aplausos, mas Abel está acima, justamente por esses fatos que destaquei no início do texto.

Abel se consagra como a personalidade esportiva de 2006 ainda mais se levarmos em conta seus dois anos anteriores. Em 2004 e 2005 conseguiu a "façanha" de perder duas finais de Copa do Brasil para times pequenos em pleno Rio de Janeiro. Estava marcado como perdedor, técnico de time pequeno, "bom para sair do rebaixamento".

Mas não, ele é o grande campeão do ano - independentemente do desempenho do Inter no Mundial de Clubes. Informações quentes dão conta de que, finda a temporada, ele deve ir para a França, país em que já trabalhou como técnico. Se for, boa sorte. Se não for, o Internacional se consolida ainda mais como um dos principais favoritos para a Libertadores de 2007.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também achei um absurdo o Abel não constar entre os 3 técnicos finalistas.

Marcão disse...

Algo me diz que o Inter vai ganhar esse Mundial de Clubes. E o Abelão, a exemplo do Autuori, vai encher o rabo de dinheiro em algum timinho por aí.

Glauco disse...

Sinceramente, nunca tinha botado fé no Abel Braga que, pra mim, era desses treinadores que ficam fazendo rodízio em times cariocas, tipo o Joel Santana. Mas não dá pra negar que o trabalho dele no Inter é muito bome, até por não ter muito nome, merecia ser escolhido como um dos melhores treinadores de 2006.