Destaques

sexta-feira, novembro 24, 2006

Fifa propõe regras para liberação de atletas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Preocupada com a incessante briga entre clubes e seleções, a Fifa resolveu criar um grupo de trabalho para elaborar um protocolo sobre a liberação de jogadores para defender os seus países em competições e amistosos. A força-tarefa, que se reuniu hoje, é encabeçada pelo espanhol Joan Laporta, presidente do Barcelona.
O grupo, que é formado por membros de confederações, associações, ligas, times e jogadores, também está preocupado com a integridade física dos atletas, tanto que sugeriu a criação de um seguro caso o jogador se machuque enquanto estiver defendendo o selecionado de sua nação em amistosos ou jogos oficiais.
Esse é um dos pontos que mais geram atritos entre clubes e federações. Exemplo mais recente aconteceu com os brasileiros Ronaldo e Edmílson, que se machucaram durante a Copa do Mundo da Alemanha. O atacante teve que passar por uma operação no joelho direito após o Mundial, enquanto o volante se lesionou durante as preparações para o torneio e também sofreu uma cirurgia.
Além disso, o órgão aproveitou para colocar em pauta a necessidade de profissionalizar a carreira dos árbitros, além de melhorar suas condições físicas e habilidades técnicas. "Estamos também propondo um limite de idade de 45 anos para os árbitros. Mas eles continuarão nos ajudando a melhorar a arbitragem através de treinamentos e cursos", disse o delegado da Fifa Jerome Champagne.
Também foi proposto que partidas internacionais de ida e volta sejam mudadas de sábado e terça para sábados e quartas, a fim de dar mais tempo aos jogadores de se recuperarem quando retornarem a seus clubes. "A idéia inicial era de partidas às sextas e terças, mas a Fifa considera que sábado é um dia familiar de se assistir ao futebol", disse Champagne, que reiterou que na América Latina essa idéia pode sofrer ajustes.
A próxima reunião do grupo de trabalho será em janeiro de 2007, oportunidade na qual serão concretizadas estas propostas para serem transferidas e submetidas à votação no Congresso que a Fifa realizará em maio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que lê-se em meu blog o texto "Tratar igualmente os desiguais não reduz a desiguladade" e escreve sua opinião.

www.blogdopatrick.blogspot.com

Glauco disse...

Melhorar as habilidades técnicas dos árbitros é quase uma abstração...