Destaques

segunda-feira, novembro 20, 2006

"Se fosse bom, a Copa do Mundo era assim"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Imaginem o seguinte cenário: nesse domingo, o Grêmio vence o Flamengo; o Santos derrota o Vasco; o Fluminense vence o Santa Cruz e o Goiás derrota a Ponte Preta. Resultados possíveis, bem factíveis, não?

Pois bem. Se isso acontecer, o Brasileirão/2006 vai ter uma última rodada valendo rigorosamente nada.

O campeão já está definido desde ontem. Com essas vitórias de Grêmio e Santos, fechariam-se também as brigas por vagas na Libertadores - e o Grêmio também asseguraria o acesso direto à fase de grupos da competição sul-americana. Já essas vitórias de Fluminense e Goiás confirmariam a zona do rebaixamento com Ponte Preta, São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz (esses últimos, já degolados).

Assim, o Brasileiro de 2006 vai se consolidar como o menos emocionante de todos os tempos, ao menos se considerarmos os da "era pontos corridos" (desde 2003).

O que pensar a respeito? Primeiro, acredito que essa situação não tem rigorosamente nada a ver com o baixo nível do futebol brasileiro, com a saída dos jogadores, etc.. Porque isso tira a qualidade do certame, e não necessariamente sua emoção. Times ruins podem fazer ótimas disputas para saber quem é o menos ruim. E não foi isso o que vemos nesse 2006.

Será que é caso de repensarmos o sistema de pontos corridos? Não sei. Talvez seja só um ano chato, e o próximo vai ser legal. Mas deixa uma pulga atrás da orelha...

5 comentários:

Marcão disse...

Chato porque seu time não foi o campeão (rsrsrs). O sistema de pontos corridos é o melhor e mais justo, muitos times ainda estão brigando por alguma coisa. Espero que continue assim pra sempre. Quem gosta de mata-mata assite a Copa do Brasil, a Libertadores ou a Sul-Americana. Já não bastasse o Paulistão ter abandonado os pontos corridos...

Glauco disse...

Não acredito em "justiça" no futebol, mas apóio o sistema de pontos corridos em campeonatos nacionais porque é assim em todo lugar do mundo. e se só existe no Brasil e não é jabuticaba, em geral não presta. Quanto ao Paulista, ele não é por pontos corridos há muito tempo. Pontos corridos em um turno só é mais uma aberração criada pela FPF e que desmonta qualquer tese de pretensa "justiça", ainda mais com número ímpar de times. A esse propósito, inclusive, falo antes do meu time ter sido campeão dessa aberração e continuei falando a mesma coisa depois...

Edu Maretti disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edu Maretti disse...

Olavo, no futebol é difícil às vezes imaginar um resultado, imagine vários! De maneira que ainda alguns (embora poucos) cenários podem ser montados.
Você falou dos rebaixados "Ponte Preta, São Caetano, Fluminense e Santa Cruz (...)", mas falta o Fortaleza, tb já rebaixado. Devem ser Ponte Preta, São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz, pela ordem.
Acho que, se esses 4 caírem, vai ser bastante justo.

Anônimo disse...

Ops, erro de digitação. Valeu, Maretti.