Destaques

terça-feira, julho 31, 2007

"Brasil esteve sempre um degrau acima", diz Maradona

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem já foi a Buenos Aires (e mesmo quem enfrentou neve) e conversou com argentinos teve a oportunidade de conhecer a paixão que eles têm por Maradona.


Certa vez, depois de um embate com um jovem torcedor do Boca num locutório, em que o cara tentava me convencer de que Maradona era melhor do que Pelé, e diante de minha brava resistência ante esta afirmação leviana, ele mudou de assunto com uma súbita e irônica pergunta: “Y Caniggia, te gusta Caniggia?”, uma alusão à nossa derrota na Copa de 1990, seguida de um sorriso.

Bom, pelo menos o próprio deus Maradona concorda comigo. Numa entrevista ao Estudio Fútbol, o ex-craque argentino Diego citou o Brasil algumas vezes. Disse El Pibe:

Sobre a Copa América: “Llevamos los mejores y Brasil con el plan B nos arrasó. No tuvimos respuesta para ir a torearlo en ningún momento... Por eso creo que hay que recuperar la mística”;

Sobre a história: “Brasil a lo largo de la historia estuvo siempre un escalón arriba, pero nosotros siempre le íbamos a pelear el podio”.

(desculpem a preguiça de traduzir, mas fica até mais bonito o deus reconhecendo nossa superioridade em sua própria língua)

5 comentários:

Anônimo disse...

Superioridade brasileira? Mas não são vocês que torcem o nariz para qualquer seleção que tenha a participação do Dunga ou do Felipão? Alguns dizem inclusive que não torceram para essas seleções e não as consideram legitimamente brasileiras? Se for o caso, o Brasil, do futebol que admiram, não ganha uma copa desde 1970 e está atrás da Itália em número de títulos... apenas um na frente da Argentina

Anselmo disse...

realmente, o pessoal é muito ranzinza. mas em futebol a gente torce porque torce e quando consegue, não adianta forçar a barra.

durante toda a copa américa, não consegui torcer pela seleção de dunga. na final, por questões geográficas, torci bastante. a pipocada cabulosa da seleção argentina ajudou a querer ver a vitória da seleção canarinho.

mas não me lembro de questionarem a legitimidade da seleção de Felipão ou de Dunga enquanto brasileira. Em outros cantos é até comum falarem de "seleção de brasileiros que atuam no exterior" ou algo que o valha, mas não no futepoca (minha memória é ruim, admito).

Glauco disse...

Opa, desculpe aí, Anselmo. Questionaram a legitimidade como brasileira, sim! Chamar a seleção de "seleção da CBF" como instituiu o Juca Kfouri e já vi nesse blog não é prova disso? Os brasileiros são sim capazes, mesmo com times retranqueiros ou que se preocupam mais com defesa do que com ataque, de fazer partidas radiantes. Já os argetninos, também conseguem... Contra galinhas mortas.

André Augusto disse...

Discordo dos comentários. Acho queas crpiticas couberam a seleção pois históticamente e pela capacidade dos jogadores, a seleção JAMAIS deve se pautar na defesa. Pra mim, é heresia e burrice.
Sobre brasilidade, é bobagem, comentar...não existem umas mais e outras menos...isso ae é ponto de vista distorcido. As críticas cessaram diante do bom jogo contra os argentinos e pelo que apresentou na final, o brasil merecia ter sido campeão.

Quanto ao Maradona, legal ele reconhecer que os hermanos são sempre segundos...hehe!

Anônimo disse...

O Maradona falou a verdade. Não dá pra comparar mesmo, e falando sério. O Brasil, historicamente, tem um retrospecto imensamente melhor que o da Argentina - tanto em competições quanto em revelação de atletas. Uma "seleção de todos os tempos" do Brasil daria um cacete sem precedentes numa similar argentina.