Destaques

segunda-feira, julho 30, 2007

Futebol de salão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ari Gomes/Photocamera
Eu gostaria que os companheiros e os leitores do Futepoca me ajudassem a entender uma coisa complexa, que eu não entendo e diz respeito a regulamentos do esporte. Por que o velho futebol de salão (que virou futsal) não pode ser um esporte olímpico e o tosco vôlei de praia pode?

Vi hoje a informação segundo a qual o futsal é considerado apenas ramificação de um esporte ou modalidade (futebol) regido (a) pela Fifa, e que portanto estará fora inclusive do Pan-2011. Acho isso inexplicável. Só a burocracia mental explica.
Vocês têm opinião formada sobre isso?

8 comentários:

Anônimo disse...

Parece também que o vôlei de praia é mais praticado do que o futsal.

Mas por mim, o vôlei de praia não seria excluído somente da Olimpíada, e sim de toda a humanidade. Ô negócio chato.

Thalita disse...

pq ninguém nos eua joga futsal é uma resposta possível?

Anônimo disse...

li alguma vez que o futebol de salão tinha uma dificuldade de padronização de regras, só vencida há poucos anos com muito lobby do Brasil junto à Fifa.

as variações (futebol de cinco, indoor etc.) traziam regras diferentes, pq surgiram em vários lugares do mundo meio independentemente, embora primeiramente no Uruguai e no Brasil.

o vôlei de praia se "profissionalizou" nos EUA, na Califórnoa, e as regras foram mudando e tal, mas o padrã veio de lá e da Europa de um jeito meio hegemônico.

enquanto isso, o futvôlei surgiu no Brasil e ninguém leva a sério, a não ser na praia quando vale engradado de cerveja. porque com cerveja não se brinca, tá ouvindo?

Anônimo disse...

Segundo o presidente do COB, as entidades responsáveis pelo Futsal no Brasil, tratam desta modalidade como se esta fosse brasileira somente! Em sua opinião, quando este esporte for tratado pelos responsáveis brasileiros como um esporte mundial, as chances da aprovação e adoção deste, por parte de outros países, se dará concomitantemente. E complementa o Sr. Nuzman..."! entidade que deve tomar partido para a internacionalização desta categoria é a CBF".
Ou seja, política, política e, no final, mais política!

Edu Maretti disse...

resumindo
1)"pq ninguém nos eua joga futsal" (Thalita) somado a "o vôlei de praia se 'profissionalizou' nos EUA, na Califórnia" (Anselmo) e:

2)"política, política e, no final, mais política!" (Vladimir)

rgregori disse...

Olha, esses dias eu estava me perguntando exatamente isso...
por que futsal é só uma "ramificação"
e badminton, por exemplo é?
Softbol, que também é uma "ramificação" do basebol, que por sua vez é jogado por quem, além de cubanos e estadunudenses, também são esportes para serem jogados em pan-americanos ...

é... fazer o quê? o negócio é tentar ensinar futsal pros estadunidenses! hehe

Anselmo disse...

quanto mais esportes melhor. meu objetivo é levar o truco e o palitinho para as olimpíadas.

Já pensou o Galvão Bueno na final de palitinho de duplas:

"é brasil na final... tá por esse. vai Brasil. O norte-americano aposta em 3... o Brasileiro pede... pediu lona... os atletas abrem e mão...
(silêncio)
LONA, É LONA... é ouro, é ouro!"

Seria impagável, na minha opinião.

Anônimo disse...

Acho que devemos lembrar alguns fatos:
- As regras do Futsal adotadas no Brasil são diferentes das aplicadas pela FIFA (este ano estão padronizando, passamos a seguir os patrões, ops, padrões).
- O reconhecimento da modalidade, segundo a AMF (Asociación Mundial de Futsal) ela é a única responsável pelo Futsal e não a FIFA. No entanto o futsal regido por ela é praticado como conheciamos antigamente, ou seja, sem saída do goleira da área, lateral com as mãos e etc.
Em resumo, fica difícil defender a inclusão de um esporte nas Olimpíadas se não conseguimos nem identificar suas regras e os responsáveis por elas.