Destaques

segunda-feira, agosto 11, 2008

F-Mais Umas - Quando papai saiu para pilotar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CHICO SILVA*

Amigos e amigas, volto a ocupar esse nobre espaço. Ainda pegando carona no Dia dos Pais, lanço aqui um desafio para os meus cinco leitores (seriam tantos assim?): gostaria de saber qual é, na opinião de vocês, a melhor dupla de pilotos pai e filho da história da Fórmula 1. Obviamente, os critérios de avaliação são subjetivos. É geneticamente impossível compará-los utilizando os métodos convencionais, pois correram em épocas diferentes e com carros muito distintos. Filho do melhor piloto brasileiro de todos os tempos, Nelsinho Piquet é o 13º herdeiro a seguir as aceleradas do seu genitor. O primeiro a ter algum sucesso foi o alemão Hans-Joachim Stuck (acima). Nos anos 1970, o filho do lendário Hans Von Stuck, um mito das corridas de montanha e piloto dos primórdios da F-1, até conseguiu alguns pódios. Mas ficou a léguas do seu velho.

Outro que ficou longe do pai foi David Brabham (à esquerda), filho do tricampeão Jack Brabham. Nos anos 1990, David fez duas temporadas, uma pela equipe que leva seu sobrenome (e que foi fundada por seu pai), e outra pela Simtek, que ficou macabramente famosa por ser a equipe de Roland Ratzemberger, o austríaco que foi deste para algum lugar na véspera do acidente fatal de Ayrton Senna, em Ímola, 1994. Melhor sorte tiveram Jacques Villeuneuve (abaixo) e Damon Hill, respectivamente filhos do maluco genial Gilles Villeneuve e do inglês bicampeão mundial Graham Hill. Villeneuve e Hill Junior foram campeões do mundo ao volante da Willians nos anos 1990. Hill, inclusive, é até hoje o único campeão filho de campeão do mundo da história da F-1. Este colunista torce para que Nelsinho seja o sócio número 2 deste restritíssimo clube e aproveita a ocasião para fazer um brinde aos pais, pilotos ou não, que visitam esse blogue.

Abaixo, seguem mais alguns exemplos dessa parceria que ultrapassa os limites da relação entre pai e filho. Antes de terminar, peço para que não deixem de votar na sua dupla favorita. Até a próxima.

Wilson e Cristian Fittipaldi
Mario e Michael Andretti
Keke e Nico Rosberg
Satoru e Kazuki Nakajima

*Chico Silva é jornalista, wilderista (fanático por Billy Wilder) e nelson-piquetista. Em futebol, 60% santista, 40% timbu pernambucano. Bebe bem e escreve semanalmente a coluna F-Mais Umas para o Futepoca.

4 comentários:

Anselmo disse...

não sei explicar, mas eu tenho bode do Cristhian Fittipaldi.

Meu voto vai para Satoru e Kazuki Nakajima, só pela sonoridade dos nomes, praticamente um trava-línguas. Não tenho muita informação pra opinar.

Glauco disse...

Como não vi a maioria dos pais correrem, fico com a dupla Piquet, mais pelo pai e torcendo para que o filho faça história também.

Nicolau disse...

Também leigo no assunto, fico com Keke e Nico Rosberg, por motivo semelhante ao do Anselmo.

Marcão disse...

Eu não entendo nada de automobilismo, mas voto no Mario e no Michael Andretti porque, quando era criança, ouvia falar muito sobre eles. Mas deixo aqui meu protesto: isso é discussão para o fórum apropriado.