Destaques

quinta-feira, novembro 27, 2008

Inter abre vantagem na final

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O alvo principal das inevitáveis acusações de fracassos no Brasileirão é o Palmeiras de Luxemburgo. Diz-se que contratou muito - especialmente a própria comissão técnica, é verdade - e que por isso a equipe deveria estar agora disputando o título. Ou estar com o caneco assegurado, o que é um flagrante exagero.

Mas se o Palmeiras é cobrado assim, o que dizer do Internacional de Tite, que gastou as burras para contratar Nilmar, Daniel Carvalho e D'Alessandro? A posição intermediária em que o time vai ficar no Brasileiro (no máximo 6º colocado, com diferença de cerca de 10 pontos para o 5º) é bastante decepcionante. A conquista do título estadual não apaga a má impressão, assim como no Palmeiras. Talvez a contratação de Gustavo Nery tenha anulado os bons investimentos, quem sabe?

Mas a temporada colorada pode ser salva pelo título da Copa Sul-americana. Não que o campeonato tenha algum prestígio no Brasil, mas um título é sempre um título, ainda mais internacional. E, além do caneco em si, nesse ano a Sulamericana pode dar de brinde ao campeão uma vaga na Libertadores, por conta da suspensão que a Fifa ameaça impor ao futebol peruano pela intervanção do governo federal na Federação de Futebol do país. Se até o meio de dezembro o imbróglio não estiver resolvido, três vagas serão abertas na Libertadores. O Inter batalha nos bastidores para que uma delas vá para o campeão da Sul-americana.



E a decisão começou muito bem para o Colorado. Na primeira partida da final, contra o Estudiantes, na Argentina, vitória por 1 a 0, mesmo depois da expulsão de Guiñazu aos 25 minutos do primeiro tempo. O gol foi marcado por Alex de pênalti, depois de falta sofrida por Nilmar. A decisão será na próxima quarta-feira, no Beira-Rio. O Inter joga pelo empate. E pela salvação do ano.

8 comentários:

Glauco disse...

A diferença é que o Inter contratou muito no meio do campeonato brasileiro, enquanto o Palmeiras contratou já no Paulista. Sem contar que o Inter perdeu o Fernandão e o Abel Braga no meio do caminho. O investimento colorado pode ter retorno em 2009.

Bom, e só pra provocar, quem escreve assim desdenhando tanto a Sulamericana não parece a mesma pessoa que escreveu emocionada a respeito do mesmo torneio aqui .

Thalita disse...

Ai, Glauco, quanto veneno... O post supracitado é sobre a eliminação do Boca, não sobre a Copa Sul-americana.

"Eliminar o Boca: eu recomendo!"

E eu não estou desdenhando do torneio por mim, e sim pela atitude dos times brasileiros que têm que dividir a atenção entre ela e o Brasileirão...

Marcão disse...

Putz, como tô alienado do mundo! Tinha lido em algum lugar que o Inter ia jogar com um time argentino mas nem me lembrava da Copa Sul-Americana e muito menos sabia que já era a decisão! De qualquer forma, que bom que o Inter ganhou. Para tristeza do amigo Gerardo.

Nicolau disse...

No papel, é mesmo um timaço o do INter. O problema dos investimentos desse calibre é que eles dificilmente ficam no clube por muito tempo. Quem acredita que esse povo todo vai ficar mais um ano no clube? Mas se o time se mantiver e engrenar no ano que vem, segura...

Fabricio disse...

O Palmeiras fez suas contratações e ganhou o Campeonato Paulista. Além disso, pode-se dizer que brigou pelo título brasileiro. Com duas rodadas faltando, uma vitória a menos do São Paulo já bastaria para termos todos os 4 na briga de novo.

Já o Inter, realmente vai ter de ficar com o título da Sul-americana para apagar a má impressão. Isso porque ninguém vai lembrar que os principais times usaram reservas durante a competição. Inclusive o Inter penou pra passar pelos reservas do Grêmio.

Quanto a vaga, a decisão ainda não foi tomada mas parece que vaga pra Sulamericana é a única coisa fora de cogitação, de acordo com depoimentos do pessoal da Conmebol.

No dia que a Sul-americana garantir uma vaga pra Libertadores os times passarão a dar muito mais importância com certeza.

Anselmo disse...

é bizarro a sul-americana dar uma vaga pra libertadores, pq coloca uma competição não só abaixo da outra, mas como escada. Ela ficaria no nível da copa do brasil (pelo modelo de organização em chaves). O mais interessante é que essa bizarrice poderia ser a única forma de os clubes (pelo menos brasileiros) valorizarem a competição.

Agora, sobre o Palmeiras e Inter, Roque Junior, Jeci, Gladstone e Evandro foram contratados durante o campeonato. No começo, roque junior ajudou, depois, a coisa não se mostrou muito funcional. No caso dos outros dois zagueiros, nem preciso comentar. Evandro não substituiu nem de longe o chileno Valdívia, que saiu no meio do campeonato.

Falando em quem saiu no meio do campeonato, os 3 zagueiros citados foram contratados pra vaga de Henrique. Uma diferença realmente foi o Palmeiras manter o técnico.

Perdeu seu melhor zagueiro e o melhor jogador do time. A desestruturação foi muito maior do que o Luxemburgo previa e que os torcedores gostariam. E não teve competência pra repor as peças, já que contratou atletas q não renderam (pedidos pelo treinador, presume-se).

Glauco disse...

Trecho de matéria:

“Se oferecerem 10 milhões de euros (na verdade, o valor oferecido pelos árabes é de aproximadamente 8,5 milhões de euros), você sai correndo para Emirados ou qualquer lugar”, comentou Wanderley Luxemburgo ao repórter que lhe fez a pergunta depois da derrota para o Vasco da Gama, nessa quarta-feira.

“As oportunidades na vida são poucas. Os Emirados Árabes são hoje um dos grandes países para se morar, Dubai é uma grande cidade. É um direito conquistado por ele para a sua vida. Ele não pode reclamar, para ele é uma oportunidade muito boa. Para o futebol eu não sei, mas ele tem que fazer ser”, continuou o treinador."

Ou seja, parece que Luxa não achava o Valdívia tão necessário assim. Aliás, pelo que ele queimou o cara antes de ir embora, não achava mesmo.

Anônimo disse...

Talvez a contratação de Gustavo Nery tenha anulado os bons investimentos, quem sabe?

Muito bom!