Destaques

terça-feira, novembro 25, 2008

No butiquim da Política - PSDB está por engolir PPS

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CLÓVIS MESSIAS*

O PSDB caminha, em São Paulo, com sua visão voltada para 2010. O governador José Serra (à direita), depois das eleições municipais, onde chegou a ser apontado como truculento, agora está nos mostrando sua versão "paz e amor". Conversa com todos os partidos. Aquilo de ideológico ou fisiológico ficou no passado. Neste instante, tucanos enxergam, somente, as próximas eleições majoritárias, para governo e Presidência da República.

Aqui no buteco todos os freqüentadores falam abertamente sobre a eventual fusão entre PSDB e PPS. Há uma razão. O deputado federal Arnaldo Jardim, do PPS (à esquerda), é conhecido, neste momento, como "embaixador de São Paulo" em Brasília. Ele tem convidado parlamentares e delegados partidários, com votos nas convenções, para almoços, jantares e até bate-papo no Palácio dos Bandeirantes.

Lógico, as reuniões não têm sido para falar sobre o Campeonato Brasileiro ou a situação do Palmeiras. Ao abrirem os cardápios, lê-se: eleições 2010. O deputado do PPS ainda despacha à vontade com prefeitos de todo o Estado. Aliás, apoio mesmo, quem tem recebido são os vencedores das últimas eleições. Onde o apoiado do Executivo paulista perdeu, as benesses estão indo direto para os vencedores. Ao perdedor resta o consolo de dizer que é da base aliada. Não há partido que Aloysio Nunes Ferreira e Serra não papariquem.

O governador sabe que seu maior desafio é ser simpático até ao próprio PSDB. O passado deve ter servido de escola. "-E outro governador tucano, Aécio Neves", disse um novo palpiteiro no grupo, "está caminhando até no exterior para procurar apoio 'econômico'. Não está ligando para a crise". Sobre negociações da venda da Nossa Caixa, nada se fala. Pelo visto, o tucano que menos anda, voa. Já o PT, bem, o PT nada diz. Outro dia até perguntei para um deputado petista: "-Como é, vai ter eleição em 2010?". A resposta foi um sorriso.

Lembrei: qualquer hora esta pressão estoura.


*Clóvis Messias é jornalista, são-paulino, dirigente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa e colabora com esta coluna para o Futepoca.

4 comentários:

Fernando Bueno disse...

Clóvis
Há algum comentário sobre a situação do governador de Rondônia por aí? O problema da imprensa daqui é que ela é praticamente toda do governo, então 'temos que buscam informações em outros meios.

Nicolau disse...

O PT ainda tem que inventar um nome pra concorrer em 2010. Parece que os mais cotados no momento dentro do partido são Mercadante, Palocci e o eterno Eduardo Suplicy. A coisa tá meio feia...

Anônimo disse...

Olá Jogando Por Música,

A respeito do episódio do Governo de Rondônia, nós aqui temos, somente, a versão do Tribunal Eleitoral. O caso da Paraíba é semelhante ao de Rondônia. Teremos recursos impetrados. Vamos aguardar as notícias do TSE. Dos bastidores pouco sabemos.

Nicolau,
Há um movimento muito forte, bem silencioso, para a ascensão do Dep. Fed. Arlindo Chignalia, para o Governo do Estado de SP ou para o Senado. Pesquise.

Marcão disse...

De olho em 2010, Chinaglia citou até a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos para falar que o PT "não pode agir de última hora". E destacou: "Acabou o processo, temos que pensar nos próximos passos."

(Carolina Ruhman - da Agência Estado - segunda-feira, 10 de novembro de 2008)