Destaques

quarta-feira, novembro 12, 2008

Pé redondo na cozinha - Eletric Shoes e a calabresa no pão italiano com cachaça de pinhão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

MARCOS XINEF*

Os meninos da banda Eletric Shoes and the Rock'n'Roll Forces começaram a vir aqui no Bar Casa do Gourmet, em São Bernardo (SP), por um acaso do destino (alcoólico, claro). Mas, desde o primeiro dia, meu sócio Bruno e eu percebemos que eles poderiam render boas histórias e que têm tudo a ver com o Futepoca, pois, além de beberem como gente grande, são todos loucos por futebol - sem falar que os "sapatos elétricos" (Eletric Shoes) poderiam vestir muito bem os pés redondos e inchados de pinga que batizam essa modesta coluna.

Bom, mas comecemos pelo vocalista, Thiago, um cabeludo e sãopaulino doente que não pode ouvir alguém falar mal daquele tal jogador que dizem ser bambi (ele fica louco, hehe). O batera Fernando, outro sãopaulino fanático, diz que deve a vida ao Zetti (foto à direita). O baixista e guitarrista Melete, figura muito conhecida na cidade e grande amigo da galera, torce somente pela nossa seleção. Mas se diz um grande jogador de futebol de botão.

Se fosse para resumir, diria que o som da Eletric Shoes é rock'n'roll da melhor qualidade, com humor acima da média, amizade garantida e número de risadas, incontáveis. A quantidade de cervejas por noite varia de 35 a 40, as doses de cachaça, de seis a dez, e o número de vodkas, de três a cinco. E o petisco preferido dos caras, o que me inspira a escrever esse post, é a calabresa seca apimentada, com cebola, no pão italiano e regada com cachaça de pinhão. Vamos à receita:

PETISCO ELETRIC SHOES COM CACHAÇA DE PINHÃO

Modo de preparo
Pegue 1 pão italiano (filão), corte a tampa no sentido horizontal, tire o miolo e reserve. Corte em fatias finas a calabresa extra-forte seca, refogue no azeite extra-virgem, com rodelas de pimentão, cebola e tomate. Jogue um pouco de molho shoyo, deixe reduzir e acrescente a cachaça de pinhão. Recheie o pão italiano e sirva.


Bom, mas tem gente se perguntando: " - Afinal, que diabo será essa tal cachaça de pinhão?". Vamulá: a receita, até agora, era segredo aqui do nosso Bar Casa do Gourmet, mas a galera do Futepoca merece essa iguaria por nós desenvolvida. Então, oooooolhoo no lanceee:

CACHAÇA DE PINHÃO DO BAR CASA DO GOURMET

Ingredientes
Pinga de boa procedência (de preferência uma mineirinha das boas, nada dessas tranqueiras que se compra por aí, tipo "gasolina de avião"), mais uma boa quantidade de pinhão cru.

Preparo
Em uma garrafa de 750 ml, acrescente primeiro os pinhões com casca (mais ou menos até a metade da garrafa), complete com a pinga. Agora vem a parte difícil da coisa: deixe-a curtir por no mínimo cinco meses em local escuro e úmido, com a rolha para baixo (garrafa de ponta cabeça), até obter uma coloração mogno e um sabor amadeirado, levemente frutado, sabor pinhão cozido.


Uma observação: essa pinga é usada como tempero do prato descrito nesse post, como diferencial, mas é para ser servida em qualquer ocasião especial. Se você não tiver paciencia de esperar e preparar, poderá encontrar todos os itens acima descritos e já em condição de serem (muito bem) degustados no Bar Casa do Gourmet - Rua Quirino de Lima, 198, Centro de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. Ponto de referência: venha pela Rua João Pessoa e vire à direita no Paint Ball War (do nosso querido amigo Mumu). Estamos no meio do quarteirão.

Abraços, até a próxima! E força no The BOBs!



*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcóolicas entre seus ingredientes.

5 comentários:

Glauco disse...

De fato, a parte de conservar a pinga intacta é a mais difícil.

Nicolau disse...

Onde tem show dos Eletric Shoes?

Nicolau disse...

Que, aliás, devem uma cerveja para o Xinef pela propaganda gratuita. E outra pra nóis, porque nóis merece.

Anselmo disse...

Informo que vou produzir cachaça de pinhão. Cobrem-me daqui a cinco meses.

Marcão disse...

Vou cobrar, sim! Mas produz logo umas cinco garrafas, pra não faltar!