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Por Rodrigo Garcia
Atualmente na quarta rodada, a Copa Paulista de Futebol é uma competição destinadas aos clubes que não tenham atividades no segundo semestre ou mantenham equipes B em atividades. Ela conta com 32 participantes e leva o campeão a ser um dos paulistas na Copa do Brasil de 2009.
Neste ano, são 25 clubes do interior. Eles é que vão protagonizar grandes clássicos atualmente raros de se assistir, como o Come-Fogo, entre Comercial e Botafogo, ambos de Ribeirão Preto, no dia 30 deste mês. O jogo entre América contra Rio Preto, o derbi da cidade de São José do Rio Preto marcado para o próximo dia 16, não ocorre desde 2004.
A competição teve início em 2003 e logo os clubes do interior passaram a dar valor a ela. O Santo André foi o vencedor da primeira e, em 2004, faturou a Copa do Brasil.
Até 2007, o regulamento levava o vice para a Série C do Brasileiro. Por incrível que pareça, e mesmo com o sucesso do Santo André, para muito clubes pode ser mais interessante participar da Série C, porque as chances de um bom aproveitamento na Copa do Brasil são menores. A Ferroviária de Araraquara, por exemplo, campeã em 2006, caiu logo na primeira rodada diante do Juventude, que seria rebaixado no Brasileirão no mesmo ano de 2007.
Acho que é uma forma de democratização no futebol para os times Paulista. Assim como o Santo André e a Sociedade Esportiva Itapiresne, quem sabe algum time surpreende a todos no torneio continental?
Além disso, muito clubes aproveitam para fazer parceiras com equipes de mais tradição da elite do futebol nacional para testar jogadores. A maioria é composta por juniores que levam a sério a competição.
Minha torcida é que, no dia 30 de novembro, depois das cinco fases do torneio, a festa da democracia do futebol faça o interior feliz, com um representante na Copa do Brasil. E quem sabe na Libertadores.
Da página da Federação Paulista de Futebol (FPF):
Regulamento | Tabela
* Rodrigo Garcia é jornalista, botafoguense de Ribeirão Preto e adora o Chopp de lá. Escreve no Futepoca a coluna Interiorano, sobre o futebol praticado fora das capitais.

Tinha tudo preparado para minha estréia neste novo e nobre espaço. Não que eu seja um entusiasta admirador do são-paulino Felipe Massa. Até pelo contrário. Quem leu meu perfil sabe de quem sou fã, mesmo! Mas infelizmente já se vão 17 anos que Nelson Piquet Souto Mayor descalçou as sapatilhas e guardou a balaclava. De qualquer maneira, seria um bom começo no site, com um brasileiro vencendo pela sétima vez no travado e enfadonho circuito de Hungaroring. Até já me preparava para chamá-lo de Brasilring. Mas quando tudo parecia resolvido, eis que os fantasmas da pista magyar resolveram aprontar mais uma. A três voltas do fim, o até então confiável propulsor de Massa foi pelos ares, produzindo fumaça e lágrimas no rosto do piloto que estava prestes a colocar as mãos na liderança do championship (acima). Aliás, sou de um tempo em que piloto não chorava. Nem quando ficava preso entre as frágeis ferragens de outrora. Mas deixemos isso para lá. Em matéria de lágrimas, prefiro as de Jade Barbosa.
Voltando aos virabrequins, não é de hoje que o autódromo húngaro prega peças em pilotos que já se imaginavam ouvindo o hino no pódio. A primeira vítima foi Nigel Mansell. O arrojado e estabanado inglês passeava pelo circuito contando os minutos para mais uma vitória na temporada de 87. Até que, em um trecho intermediário, o Williams 5 começou a sambar feito bêbado em final de desfile de carnaval. No pit-stop, um mecânico descuidado não apertou a porca de uma das rodas do carro do bigodudo como o manual manda. Para desespero do inglês, o rival e desafeto Nelson Piquet (à direita) conquistou a segunda vitória consecutiva no autódromo húngaro, o primeiro de um país da extinta cortina de ferro a receber o milionário e capitalista circo da F-1. Na época, houve quem desconfiasse que Piquet havia dado uns trocados para o mecânico desastrado. Como isso nunca se provou, a história entrou para o folclore da categoria. A vitória na Hungria foi a plataforma do tricampeonato do maior piloto brasileiro de todos os tempos.
Em 2006, outro ilustre competidor passou por mico semelhante ao de Mansell. Então lutando pelo seu segundo título mundial, o marrento espanhol Fernando Alonso viu seu campeonato se complicar após um simples pit-stop. Contrariando a célebre máxima de Karl Marx, dessa vez "a história não se repetiu como farsa". Outro mecânico desatento não apertou como deveria uma das porcas da roda do Renault do asturiano. Com o carro descontrolado, Alonso abraçou a barreira de pneus. A prova, disputada sob chuva e coalhada de acidentes, dessa vez foi vencida por um inglês. Jenson Button (à esquerda) redimiu seus conterrâneos e faturou aquela que é até hoje sua única vitória na F-1. Se isso serve de consolo para o chorão Massa, Hungaroring não conseguiu impedir que Hill, Mansell e Alonso entrassem para o fechado clube dos campeões mundiais de F-1. Massa tem boas chances de conseguir sua carteirinha. Sorte dele que Hungaroring só tem uma vez por ano...
A exceção talvez seja o campeão mundial de 1982, Keke Rosberg (à direita). O ex-piloto da Fittipaldi e da Williams ostentava um belo e hoje fora de moda bigodão. Além da fisionomia, aparência e talento, os finlandeses têm outro gosto comum. Aliás, uma qualidade muito apreciada por este blogue: a manguaça. 
Sou Chico Silva, jornalista, santista, wilderista (alguém que é louco por Billy Wilder) e, acima de tudo e todos, nelson-piquetista. Aliás, devo o interesse no jornalismo ao Piquet (que aparece na foto, de branco, trocando "afagos" com Eliseo Salazar). E é engraçado: escrevi sobre quase tudo nessa vida, menos sobre F-1 - até o Futepoca me pôr na pista. Iniciei minha carreira no Lance!, em 1997. Depois passei pelo IG, um mês, e IstoÉ, sete anos, na qual atuei nas editorias de Brasil e Comportamento. Aí fui ver como era a vida do lado de lá do balcão. E nesse caso não era o do bar, infelizmente. Fiz assessoria para o ministro do Esporte nos Jogos Pan e Parapan-americanos e depois integrei a equipe de jornalistas que produziu o relatório oficial do governo federal sobre o Rio 2007. Ah, ia esquecendo um detalhe relevante: fui jurado da primeira edição do Boteco Bohemia de São Paulo, realizado em 2004. No Futepoca, não poderia omitir tal informação. Abraço a todos e até minha primeira coluna, nesta segunda-feira, com a análise do GP da Hungria!








Almoço de família, chego em sétimo. Só faltam uns 15 para a comida chegar à mesa.
O melhor da história foi ver a zaga de três zagueiros fazer sua primeira partida quase boa. É que além da bola na trave já citada e do gol, a defesa formada por Jeci, Maurício de Gladstone foi muito bem. O careca, aliás, surpreendeu ao jogar adiantando a marcação.







