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Esperei até as 12h50 de segunda-feira para ver se alguém assumia a tarefa de falar mal do meu time. Como os dois últimos posts foram sobre times pequenos, vai mais um. É triste e complexa a tarefa depois de um 4 a 1 em casa na penúltima rodada. Salvo pelo gongo, o Palmeiras não cai nesta temporada para a série B porque a Ponte Preta, como visitante, foi goleada pelo Goiás.
Consolo de time pequeno, ficar na raspa do tacho da primeirona é muito pouco para um clube que tem história e tradição de grande. Ao analisar o cenário do alviverde paulistano, grandeza não se vê na torcida, no comportamento dos jogadores nem nas atitudes da diretoria.
Narizes de palhaço compuseram um protesto justo que nada resolve. Mas é no mínimo questionável numa partida em que ainda havia risco de descenso. Ressalva quanto à torcida precisa ser feita na breve recuperação de cinco vitórias consecutivas na retomada da temporada no pós-Copa, com o comedido sucesso (pra ser muito otimista) do tsunami verde. Diretores ultracriticados e elenco limitado é tema recorrente.
Referencial
Entre torcedores, a nostalgia da Parmalat oscila entre o entusiasmo e uma certa vergonha. Entre os primeiros há uma curiosa divisão que envolve duas eras da parceria de co-gestão (baseada na negociação do passe dos atletas e irreproduzível após a Lei Pelé). Antes e depois de Luis Felipe Scolari.
A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians tem muitas peculiaridades históricas, mas um dado é uma oposição de estilos. A raça é símbolo alvinegro, ante uma certa presunção de classe e cadência do Palestra Itália. Exemplos do primeiro não faltam, enquanto os exemplos mais recorrentes são as duas academias (de Filpo Nuñes nos anos 60 e de Osvaldo Brandão nos 70) comandadas por Ademir da Guia. Dependendo do fanatismo (ou da idade) do torcedor, os "supertimes" da Parmalat de 1993 a 1997 – pré-Felipão – e o time do início da década de 50.
A era Felipão foi marcada por outro tipo de futebol. Com raça – como o inesquecível 4 a 2 na semifinal da Copa do Brasil 1999 contra o Flamengo no Parque Antártica ou os 2 a 0 da final do ano anterior contra o Cruzeiro – bolas aéreas, pegada na marcação e contrataques, a torcida teve dificuldades de se acostumar com o novo estilo. Hoje, aquilo soa como algo inigualável.
E agora?
Depois da saída do patrocinador, a decadência chegou a atual realidade de time pequeno. A queda para a série B e a receita para a volta por cima não serviram de lição. Os atletas revelados na temporada 2003 foram vendidos e a aposta na formação de atletas, deixada de lado desde os tempos da parceria com a multinacional italiana, foi tolhida pela política de contratações de medalhões mal-passados – cartão amarelo pelo trocadalho. Na temporada pela Segundona, o time jogava na raça, passava apertos, mas foi bem. A torcida batia recordes de público mesmo assim.
Formar um time vencedor que agrade a torcida só pelas conquistas – independentemente do estilo de jogo – parece distante nos próximos anos. Sem grana nem atletas jovens para jogar bonito, mais retrancas vêm aí. Mas é futebol sem resultado.
Difícil ver luz no fim do túnel.