Destaques

quinta-feira, abril 10, 2008

Cresce o coronelismo eletrônico no Brasil

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Contrariandoa Constituição Federal, 271 políticos brasileiros são sócios ou diretores de emissoras de televisão e rádio, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação. É claro que os números se referem apenas aos políticos que têm vínculo direto e oficial com as emissoras e não estão contabilizadas as relações informais e indiretas, como o uso de laranjas e parentes. De acordo com a pesquisa, são 147 prefeitos, 48 deputados federais, 20 senadores, 55 deputados estaduais e 1 governador. Os prefeitos preferem as rádios, por permitir maior proximidade com a população, seja por meio da administração da emissora ou pelo controle de sua programação. "Assim eles garantem suas bases eleitorais", comenta o pesquisador James Gorgen. Já os senadores e deputados aparecem como donos de tevês e emissoras de FM, que têm uma abrangência maior. O coronelismo eletrônico continua concentrado, principalmente, no Nordeste.

OItavas da Copa do Brasil

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Para variar os últimos posts, vamos falar um pouquinho de futebol na Copa do Brasil, já que os santistas não se animaram a comentar a Libertadores hoje...

A CBF fez o sorteio hoje dos jogos das oitavas de final, veja a próxima rodada:

Jogos de ida

Goiás x Corinthians

Palmeiras x Sport

Náutico x Atlético Mineiro

São Caetano x Atlético Goianiense

Portuguesa x Botafogo

Vasco x Criciúma

Paraná x Internacional

Corinthians/AL x Juventude


Interessante que agora o campeonato começa a afunilar, com jogos interessantes como Palmeiras e Sport, Goiás versus Corinthians (repeteco da disputa contra o rebaixamento, cuide-se Parque São Jorge) e Portuguesa e Botafogo, para ficar apenas nos embates entre times da primeira divisão...

Para finalizar, e a graça da Copa BR é exatamente essa, já ficaram pelo caminho Grêmio, Coritiba e Atlético Paranaense, derrotados por times como Atlético (GO), São Caetano e Corinthians (AL).

Vamos fazer bolão para ver qual grande cai nas oitavas?

Uma forma inusitada de propaganda política

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A atriz pornô italiana Milly D'Abbraccio, arranjou uma forma inusitada de propaganda eleitoral. Candidata a vereador em Roma, ela espalhou sete mil cartazes pela cidade com uma foto dos seus glúteos, estampando a frase "Basta com essas caras de bunda na política". Caso eleita, a recém-política defenderá a criação de uma "cidade do amor" em Roma.

D' Abraccio, 44 anos, sustenta que os cartazes são um incentivo para que os eleitores, que irão às urnas em 13 e 14 de abril, votem em "rostos novos". Ela reconhece que o Partido Socialista, pelo qual é candidata, não gostou nada da tática, entretanto, ciosa das prioridades de campanha, atesta que evitou colar cartazes na área do Vaticano "para não causar polêmicas".

Não é a primeira vez que uma atriz pornô se envolve na política italiana. Cicciolina (Ilona Staller) elegeu-se parlamentar pelo distrito de Lazio em 1987, mas sua estratégia era ainda mais "explícita". Em diversos eventos aparecia com os seios à mostra. Hoje, não ocupa mais cargos públicos, mas mesmo assim segue ativa em sua luta pelo meio ambiente e a favor da liberdade sexual, incluindo o direito ao sexo nas prisões. Levanta a bandeira da legalização das drogas, contra censura de qualquer tipo e milita a favor da educação sexual nas escolas.

No Brasil também tem

Em terras tupiniquins, já tivemos também casos semelhantes. Em 1988, a atriz pornô Makerley Reis, conhecida como "Cicciolina do Bexiga", tirou a blusa e mostrou os seios durante uma conferência de Leonel Brizola na sede paulista da OAB - SP. Assim, estava lançada sua candidatura à Câmara dos Vereadores da capital paulista pelo PMDB. Não logrou êxito.

Nas eleições municipais de 2004, Edivânia Matias Ferreira, conhecida como Débora Soft (foto), foi candidata a vereador em Fortaleza (CE). Atriz de shows eróticos, elegeu-se com mais de 11 mil votos e tinha como lema "Vote com prazer e sem preconceito".

PS: A tarja preta no cartaz foi providenciada por este blogue, já que trata-se de um espaço de família. O site oficial da candidata, no qual apresenta suas "propostas" está aqui.

Torcidas que reúnem cachaceiros militantes

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No site Papo de Homem (www.papodehomem.com.br), já alertei em um texto que "Futebol e boca seca não combinam", em protesto contra a ridícula proibição da venda de cerveja dentro dos estádios paulistas. Não adianta nada: o povo já entra no estádio completamente encachaçado e os manguaças mais criativos conseguem até beber durante a partida, por exemplo, com pedaços de gelo em saquinhos plásticos feitos com cachaça e groselha, que passam por inocentes "sorvetes". Outra prova de que a medida é totalmente inócua e inútil são as torcidas que reúnem, assumidamente, pinguços militantes da causa. São dezenas (quiçá centenas) espalhadas pelo país. Uma das mais célebres é a Fla Manguaça, do Flamengo.

No Rio tem também a Bohemios da Força e a Bonde Cirrose, do Vasco, e a Botachoop, do Botafogo. Aliás, chopp é o que não falta: Coringão Chopp (do Corinthians), Torcida Alcoolizada Galo Chopp (do CRB de Alagoas), Burrão Chopp (Taubaté-SP), Ramalhão Choop (Santo André-SP) e Ceará Chopp são algumas delas. Por falar em Ceará, o Nordeste tem torcidas com nomes bem criativos, como a Canaleão, do Fortaleza, e a Naucoólicos e Canáutico, do pernambucano Náutico. A Ponte Preta, de Campinas (SP), tem a torcida Macacachaça, em alusão à sua mascote. No Sul, tem a Coxaceiros, do Coritiba, e a BEC Manguaça, do Blumenau Esporte Clube, entre muitas outras.

Conheci recentemente um integrante da TEPC (Torcida Embebedada Porca Cachaça), do Palmeiras. "Não me lembro de ter assistido um jogo do Verdão sóbrio", confessa Michel. As filiais da torcida foram divididas em 18 "tonéis" espalhados pelo Brasil. No estatuto, além da recomendação de não consumir Schin, consta a seguinte observação: "Não confie em pessoas que passam mais de uma semana sem beber. Não se pode acreditar em camelos". Uma das diversões desses torcedores é o chamado "suco gami": compram um garrafão de 20 litros de água, jogam metade do líquido fora, misturam ki-suco na água que restou e completam com vodka; depois, botam o garrafão com a mistura no bebedouro, para gelar. Bebe-se tudo antes de ir ao estádio...

quarta-feira, abril 09, 2008

Seleção Feminina convocada para buscar Olimpíada

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As 18 jogadoras que vão à China disputar com Gana uma vaga para as olimpíadas de Pequim (a mais contestada de todos os tempos) , no dia 18 de abril, foram convocadas hoje pelo técnico Jorge Barcellos. O grupo está treinando na Granja Comary. As "estrangeiras" Cristiane, Daniela Alves, Marta, Renata Costa e Rosana se juntam ao grupo na Europa.

A partida? Bom, deve ser uma baba. O Brasil deve voltar com a vaga na bagagem.

As convocadas são:

Goleiras: Bárbara e Maravilha

Zagueiras: Aline Pellegrino, Mônica, Renata Costa e Tânia Maranhão

Laterais: Danielle, Maycon e Rosana

Meio-campistas: Daniela Alves, Ester, Formiga e Francielle

Atacantes: Fabiana, Grazielle, Marta, Maurine e Cristiane

Palmeiras ganha a briga

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A polêmica futebolística mais chata dos últimos tempos está, aparentemente, resolvida. O Palmeiras conseguiu convencer o pessoal que decide (Federação Paulista e Polícia Militar) a fazer o segundo jogo das semi finais do Paulista contra o São Paulo no Parque Antártica. Serão vendidos apenas 20 mil ingressos. (detalhe: o Ministério Público continua contra a realização do jogo no Palestra).

Não sei o que mudou, mas parece que agora todo mundo acredita que há segurança no local. Mas já não teve um Palmeiras x São Paulo lá no ano passado, sem problemas de segurança, catzo?

Enfim, o que importa é que cada time faz um jogo em sua casa. Nada mais óbvio.

Sobre o jogo em si, me chamou atenção a frase do Muricy hoje: "Não vamos disputar o clássico, vamos só jogar." Normalmente isso é frase de efeito para jogar a responsabilidade para o adversário, mas nesse caso o Muricy deve acreditar piamente nela. Eu acredito.

Repeat after me: "ka-SHA-sa"; "kye-peer-EEN-yah"

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Tá no New York Times desta quarta-feira, 9, mas a indicação é da eminência ruiva do Futepoca, Brunna. As cachaças que se espalham e tomam conta dos Estados Unidos ganharam destaque. As marcas envelhecidas em tonéis de alumínio Pitu e 51 são as primeiras do mercado. De baixa qualidade, diz o jornal, são vendidas a preços cinco vezes mais caros. E eles ensinam o novaiorquino moderninho a pronunciar o nome da bebida e o do drink mais famoso preparado com a marvada: "ka-SHA-sa" e "kye-peer-EEN-yah"

A terceira no ranking estadunidense é a Leblon, uma chambirra for export lançada em 2005 que tem, em seu site, uma foto de origem incerta de um canavial às margens da baía da Guanabara. Ainda na animação de abertura, há fotos de moças de biquini e barbados de calção florido. Só abriu aqui o site em inglês, enquanto o endereço brasileiro estava fora do ar.

Reprodução

Canavial a beira-mar?

O crescimento do mercado gringo parte de 100 mil litros em 1998 para 647 mil em 2007. O repórter ouviu um degustador a categoria da "ka-sha-sa" está em sua "infância" diante do potencial que os 20 tipos de madeiras para envelhecimento (sem contar cascas e sementes) propiciam ao espírito do destilado. O tal do Mr. Belic veio ao Brasil e provou, segundo suas próprias estimativas, 800 marcas diferentes. A gente chega lá?

Em "O fascínio da cachaça se espalha pelos EUA a partir do Brasil", Seth Kugel escreve de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro, onde ele conheceu os alambiques e tonéis de madeira da Rochinha, onde entrevistou Antonio Rocha.

Reprodução

Na foto, Antonio Rocha, de Barra Mansa, na página do NYT

Por anos a produção das terras da família Rocha foi engarrafada por outras marcas. "Até 1990, cachaça não tinha valor. As que vendiam eram as que anunciavam; as de qualidade não anunciavam. Era só no boca-a-boca", conta. A precisão das datas não vem ao caso, mas foi nessa época que o seu Rocha resolveu começar a envelhecer sua produção por cinco a doze anos.

E Kugel fecha a nota mostrando o seu Rocha como homem do campo, que, quando criança, preferia "brincar" no trator a jogar videogame e assistir à televisão.

Os links em inglês, parte 1 e parte 2

Pé redondo na cozinha - "A grande invenção"

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Marcos Xinef

Londres, 2001. Chego a um hotel meia-boca perto da Oxford Street (foto), sobrevivente de quase 12 horas de vôo. Meu primeiro ato: assaltar o frigobar. Só depois de virar duas latas de cerveja bem gelada, resolvi consultar o cardápio. Aí, o susto. Cada lata consumida custava cerca de R$ 20! Recorri, então, ao famoso jeitinho brasileiro. Tomei banho e fui ao mercado, onde cada lata (similar às consumidas) custava cerca de R$ 3,50. Comprei uma caixa com 8 unidades e mais alguma coisa para comer. Peguei alho e cebolinha em conservas, salsicha branca, pão e uma garrafa de vodka.

Voltando ao hotel, repus no frigobar as duas latas de R$ 3,50, para não pagar R$ 40, e tentei encaixar o resto. Problema: as cervejas não iam gelar nunca no pequeno refrigerador lotado. Olhei o termômetro do ambiente, que marcava -1ºC, observei o quarto e a janela. Ao abri-la, o ar gelado entrou. Coloquei a vodka e as cervejas no parapeito, por fora, fechei a janela e aguardei cinco minutos. A primeira lata que abri já estava estupidamente gelada. Foi aí que nasceu a grande invenção: a "janeladeira"!

E não menos interessante foi o lanche. Em um copo longo de uísque, coloquei a salsicha picada, o alho e a cebola em conserva, e enchi de vodka. Senhores, após duas horas curtindo, comi com pão. Uma delícia! Voltando ao Brasil, aperfeiçoei a receita etílica:

SALSICHA CURTIDA NA MANGUAÇA

Ingredientes:
2 salsichas brancas
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
suco de dois limões
vodka
uma pitada de sal

Preparo:
Pique as salsichas em cubos de 1 cm e coloque em uma vasilha. Junte a cebola, o alho e a salsinha, o suco de dois limões, sal e misture bem. Cubra com vodka. Coloque na geladeira por quatro horas, para curtir, e sirva com pão. Observação: a mesma receita pode ser feita, em substituição à salsicha, com qualquer tipo de carne crua.

Até a próxima! E um aviso: cuidado com a coordenação motora, após a décima lata de cerveja, ao usar "janeladeiras" acima do piso térreo...



*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcóolicas entre seus ingredientes.

Marketing viral "predador" envolve mais empresas

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Dando seqüência ao post "O 'marketing viral' e a Nike", publicado pelo Futepoca em 29 de fevereiro, mais denúncias de campanha de divulgação disfarçada de opinião espontânea, mediante possível compensação financeira (e/ou algum tipo de vantagem), surgem no mercado. O colega jornalista Emerson Lopes Silva nos repassa o seguinte email enviado a todos os integrantes do fórum de discussão do qual participa no orkut:

"Há alguns dias, membros da comunidade RELAÇÕES PÚBLICAS, no orkut, estranharam a postagem de mensagens por uma moça chamada Raquel, que dizia estar encantada com a campanha de reposicionamento da TAM. Raquel, que se dizia estudante de comunicação na Cásper, havia postado a mesma mensagem – mas com palavras diferentes, em outras comunidades de Relações Públicas, sempre incluindo comentários elogiosos à empresa. Além disso, acompanhava a discussão e interagia com aqueles que respondiam ao tópico criado por ela para tratar do assunto. Novamente, sempre mantendo o foco nos elogios à empresa.

Desconfiando do comportamento, fizemos uma pesquisa básica no orkut e descobrimos que o mesmo perfil havia postado o mesmo tipo de mensagem em mais de 75 comunidades, tendo sido a grande maioria dos posts no mesmo dia. As comunidades tratavam, além de relações públicas, também de publicidade, turismo, hotelaria, viagens, aviação, mochileiros, aeroportos e a própria TAM. Obviamente, tratava-se de uma campanha de divulgação disfarçada de opinião espontânea.

A visita às comunidades onde Raquel postou fez surgir novas informações. Outros perfis se repetiam nos tópicos onde a discussão se seguia. Visitas a esses outros perfis demonstraram que, tal como a Raquel, também eram falsos e usados para ajudar a criar uma esfera artificial de aprovação da campanha. 'Patrícia' e 'Naty' eram outros dois personagens dessa história. A partir disso foi fácil visitar as comunidades desses perfis e descobrir comportamentos semelhantes com relação a outros produtos e empresas.

A mesma história se repete, mas com outros perfis, com relação ao blog do George Foreman Grill, Johnnie Walker, Smirnoff, o blog da Samsung, o blog da Nike. É triste constatar essa prática anti-ética de divulgação por parte de grandes empresas. Simular opiniões, forçar um clima favorável à sua marca, enganando os internautas que pensam estar ouvindo opiniões sinceras. Das 6 empresas citadas, pelo menos 3 (TAM, Smirnoff e Johnnie Walker), pelo que pudemos ver até o momento, são clientes do mesmo grupo de comunicação, o Newcomm (empresas Y&R e Wunderman, principalmente). O blog da Samsung foi criado pela RIOT, a mesma agência envolvida na polêmica recente do caso da Nike (denunciado pelo Futepoca).

Infelizmente sabemos que é quase impossível monitorar esse tipo de prática, que ocorre não apenas no orkut, mas nas diversas ferramentas de redes sociais que existem hoje na internet. Apesar disso, preocupamo-nos com uma comunicação ética e contamos com a colaboração de todos os membros das redes sociais, divulgando esses acontecimentos, para evitar que essa prática se dissemine. Em tempo: estamos tentando contato com algumas das empresas citadas para verificar suas opiniões sobre esses fatos."


A comunidade termina a mensagem listando os links do orkut relacionados ao assunto, alertando que muitos já podem ter sido apagados. Para não estender ainda mais esse extenso post, reproduzo esses endereços no espaço de comentários. Além dessa comunidade de discussão sobre relações públicas, a denúncia do Futepoca envolvendo a Nike repercutiu também, recentemente, no diário esportivo Lance! e no caderno de Informática da Folha de S.Paulo. Como resumiu Glauco Faria, em post de 14 de março, "se a blogosfera quiser ser tratada como uma mídia responsável, deve se preocupar e discutir sua relação com a publicidade". Continuamos atentos.

terça-feira, abril 08, 2008

Mesa de pebolim (totó) repaginada se inspira em Pelé

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Em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais é pebolim. No Nordeste, é totó. Em Portugal é matraquilhos. No Rio Grande do Sul, segundo fontes, é Fla-Flu. O jogo que alude ao futebol com bonecos presos a eixos movimentados desesperadamente por dois ou quatro jogadores – quase sempre sob efeitos de álcool, pelo menos quando a mesa está no bar ou no centro acadêmico da faculdade – ganhou uma versão repaginada. É o que será exibido na Semana do Design de Milão, de 16 a 21 de abril deste ano.

Duas empresas, GRO design e Tim modelmakers. Eles montaram um exemplar para o evento na Itália com bonecos prateados e deram o nome de "Beautiful game", em alusão ao futebol e à biografia de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em que trata de marketing esportivo (Uma bela jogada).

Veja as fotos:

Fotos: Divulgação: Eleventhegame.com









Do ponto de vista da aparência da mesa, a inspiração foram os estádios de futebol todos traços modernos e sofisticados arquitetonicamente falando (embora eu não saiba exatamente o que isso signifique.

As mesas não estão à venda nem tem planos de produção em série. Mas os fabricantes querem expô-la em todo canto que puderem depois do evento de Milão.

Mais informações, clique aqui. A indicação foi do parceiro Fábio.

Liverpool e Chelsea fazem primeira semifinal da Liga dos Campeões

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Pelo menos um time inglês já está garantido na final da Liga dos Campeões. Liverpool e Chelsea repetem a semifinal da última edição do torneio. Naquela ocasião, o clube da terra dos Beatles levou vantagem e foi vice do Milan, em uma revanche da memorável final de 2005.

O Fenerbahçe tentou, ensaiou uma pressão no segundo tempo contra o Chelsea, mas, em desvantagem, tomou o segundo gol que praticamente apagou o ímpeto turco. O time pelo qual muita gente estava torcendo por ter Zico no comando e mais uma plêiade de brasileiros no plantel (Roberto Carlos, Edu Dracena, Aurélio, Deivid, Alex e os "quase brasileiros" Lugano e Maldonado) conseguiu sua melhor campanha na história da Champions League, um feito. Mas surpresa seria o Chelsea não reverter a desvantagem da primeira partida.

No mais, deu para os torcedores de cá matarem saudades de seus ídolos, ou ex-ídolos, e ver que pouca coisa mudou. Alex, pro bem e pro mal, continua sendo referência na equipe, como era nos tempos de Palmeiras e Cruzeiro. O uruguaio Lugano continua reclamando de forma acintosa contra os árbitros, como quando jogava no Tricolor paulista. Desta feita, a vítima foi o árbitro Herbert Fandel, alemão, que provavelmente não entendeu lhufas. Sorte do delicado e gentil zagueiro, embora sua expressão usual de psicótico quando esbraveja não deixe dúvidas quanto a suas intenções...

Na outra peleja, o Liverpool, em casa, tomou um gol do Arsenal aos 12 do primeiro tempo. Parece que foi esta a chave da vitória que viria mais tarde. Sua torcida começou a entoar "You'll never walk alone", música que ficou célebre no empate contra o Milan, na final de 2005. Na ocasião, o Milan virou o primeiro tempo vencendo por três a zero, sofreu três gols e o Liverpool foi campeão na disputa de pênaltis.

Hoje, o empate veio aos 30 minutos e a virada aos 24 do segundo tempo. O Arsenal ainda igualou de novo, mas o Liverpool voltou à frente dois minutos depois. Fez o quarto pra brindar sua torcida, que voltou à cantoria no final do jogo. Agora, o clube inglês tenta sua oitava final de Liga dos Campeões (são cinco títulos e dois vice-campeonatos), a terceira nos quatro últimos anos. Um desempenho muito melhor do que tem alcançado na Liga Inglesa.

Aquecimento global vai aumentar o preço da cerveja

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Essa vem da agência espanhola EFE: segundo Jim Salinger (foto), especialista meio ambiental do Instituto de Água e Pesquisa Meteorológica da Nova Zelândia, o aquecimento global vai aumentar o preço da cerveja nos próximos 30 anos. Segundo um estudo do cientista divulgado hoje, a mudança climática prejudicará a produção de cevada, ingrediente essencial da bebida. Salinger diz que as áreas secas da Austrália e Nova Zelândia, onde existem vastas plantações do cereal, receberão cada vez menos chuva. "Nesse caso, os pubs terão de deixar de servir cerveja ou ela será muito mais cara", sentencia o manguaça, que especulou que a situação obrigará a indústria a buscar formas alternativas de obter a bebida (biocombustível?). De qualquer forma, é muito bom notar que a ciência começa a estabelecer problemas prioritários para a raça humana!

Domingos: "Jogo duro mesmo"

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O diário Lance! entrevistou o zagueiro Domingos, do Santos. Emérito rebatedor, ou o tal do "zagueiro-zagueiro", o atleta de 22 anos, 1,81, 80 quilos reconhece o estilo "duro", mas diz não ser desleal. Abaixo, o pensamento vivo de Domingos:

Sem brincadeira
Eu não posso brincar ali na defesa. Tenho que jogar duro. Nunca fui desleal na minha vida. Mas eu jogo duro mesmo.

Uso o meu melhor

Acho que eu uso o que tenho de melhor, que é a minha força física. Apesar disso, sou um zagueiro que tomo poucos cartões amarelos. É só ver os números (Quatro cartões amarelos e um vermelho em 16 jogos na temporada até agora).

Incompreendido

Às vezes quem é da imprensa não entende muito bem. Os torcedores que falam comigo na rua me cumprimentam, falam que eu jogo sem frescura. Comigo não tem frescura em campo mesmo. Mas nos últimos anos, eu só trabalhei com técnicos de ponta. Basta analisar: Vanderlei Luxemburgo (duas vezes), Mano Menezes e agora Leão. E com todos eu joguei.

Estilo europeu

No Brasil, qualquer coisa é falta. Se você encosta no adversário e ele cai, o juiz marca falta. Acho que precisavam ver mais a arbitragem nos campeonatos italiano, inglês... é completamente diferente. Lá eles não páram o jogo por qualquer motivo. Aqui, qualquer coisa que acontece em campo a partida pára.

Homem abusa do álcool três vezes mais que mulher

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O Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas da USP (Universidade de São Paulo), apontou que a ingestão abusiva de álcool é três vezes maior entre os homens (27,2%) do que entre as mulheres (9,3%). O consumo abusivo de bebidas alcoólicas (considerado mais de cinco doses para homens e mais de quatro para mulheres - só não me perguntem doses do que) foi de 17,5%. E após a bebedeira, ao decidir se conseguem dirigir um veículo ou não, eles também são mais irresponsáveis (4%) que elas (0,3%). No geral, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas seguido de direção é considerado baixo, apenas 2%. Ou tem muito manguaça mentindo por aí...

segunda-feira, abril 07, 2008

Vampeta tetra-rebaixado e Souza a caminho

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Mesmo afastado do elenco do Juventus para a partida contra o São Paulo - por "opção técnica", segundo o técnico José Carlos Fescina, ou pelo estigma de pé-frio, na realidade dos fatos -, o veterano meio-campista Vampeta acumulou no domingo o quarto rebaixamento de sua carreira, dessa vez para a Série A-2 do Campeonato Paulista. Nos últimos quatro anos, o falastrão conseguiu a façanha de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro três vezes, pelo Vitória (2004), Brasiliense (2005) e Corinthians (2007). A ironia do destino é que, no momento, o seu "desafeto" Souza, ex-São Paulo, está na zona de rebaixamento do Campeonato Francês com o Paris Saint Germain. Será que o Corinthians não quer unir os dois em seu elenco?

Os incomodados que fundem outro partido

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Essa é a proposta política de Heloísa Helena (foto), a queridinha da imprensalona brasileira para vociferar discursos contra o Lula, o PT, o José Dirceu, o Chávez e o que mais a pauta da Folha e da Veja estiver precisando. Durante megaevento de filiação de 127 pessoas ao PSol na Câmara de São Bernardo do Campo (SP), no domingo, a presidente da sigla foi bem objetiva:

"-Nenhum partido é dono da bandeira dos trabalhadores. O PT traiu as nossas reivindicações e, por isso, a gente fundou outro partido. Se acontecer de os companheiros do PSol se venderem para o capital e traírem os trabalhadores, a gente funda outro partido".

Tradução livre: se a bola não for minha, eu tiro o time de campo.

Ps.: Assediada por "fãs" para posar para dezenas de fotos, Heloísa Helena foi questionada por um repórter, em tom de brincadeira (um tanto séria), se isso não daria munição ao PT para acusá-la de stalinismo/ culto à imagem. Resposta da líder psolista: "-É mesmo. Dizem que a foto rouba a alma das pessoas". E continuou posando.

Tipos de cerveja 4 - As American Strong Ale

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Esse tipo engloba uma grande quantidade de cervejas, todas fabricadas nos Estados Unidos e com volume alcoólico superior a 7%. Muitas delas são parecidas com as English Strong Ale, apesar de, habitualmente, possuirem maior teor de lúpulo. "Independentemente das suas origens e características, são no seu todo cervejas fortes, com grande presença de malte, lúpulo e, obviamente, álcool", comenta Bruno Aquino, do site www.cervejasdomundo.com. Ele recomenda, para quem tiver acesso, a Oggis Hop Whompus, a Oaked Arrogant Bastard Ale (à esquerda) e a Bear Republic Hop Rod Rye Ale (à direita).

Mais sobre o futebol mineiro

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Na última rodada da primeira fase, poucas surpresas. Cruzeiro, Tupi e Galo já estavam classificados e ficaram nessa ordem porque o Atlético, inexplicavelmente, perdeu para o Guarani de Divinópolis mais ou menos em casa. O jogo foi no Independência, já que o Mineirão estava alugado para um show de axé. Na última vaga deu Ituiutaba.

A curiosidade é que o Galo não perdeu para nenhum dos classificados (ganhou de 3 a 0 do Tupi e de 2 a 0 do Ituiutaba), mas entregou jogo, por exemplo, para o rebaixado Ipatinga.

Mas vamos ao que interessa, o time do Cruzeiro é favorito e demonstrou isso mais uma vez vencendo o Tupi, em Juiz de Fora, de virada por dois a um.

O Galo, no dia em que o Geninho resolveu jogar com três zagueiro, tomou 3 a 2 do Guarani de Divinópolis, com grande atuação do "craque" Jajá. Um atacante rápido jogando nas costas de três zagueiros lentos e um goleiro num mal dia ajudam a explicar. Sem contar a burrice do técnico, que vê isso e não muda...

As semifinais começam nos próximos sábado e domingo, com Cruzeiro e Ituiutaba e Galo versus Tupi, mas ainda não estão definidas quem joga em que dia.

Sobre o rebaixamento do Ipatinga, a surpresa é para quem não acompanha o campeonato mineiro. Deve-se muito à soberba de seu presidente, Itair Machado, que acha que é grande, demite o técnico que levou o time à primeira divisão com poucas rodadas do mineiro e sai contratando um monte de jogador de uma hora para outra...

Mas há um fato que precisa ser investigado. O Villa Nova denunciou que o Ipatinga fechou contrato com o melhor atacante do Villa com cláusula para que ele não jogasse a partida final contra o Tigre. E que o goleiro recebeu proposta de R$ 15 mil para "facilitar" e impedir o rebaixamento do time do Vale do Aço.

Nada adiantou, o Villa ganhou, mas as denúncias devem ser apuradas. Se o Villa foi leviano nas denúncias, deve pagar por isso. Mas se o Ipatinga realmente tentou subornar tem de ser punido pesadamente.

Qual estádio pras finais do Paulistão? Polêmica que já nasce cansada...

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A Federação Paulista de Futebol (FPF) vetou o Palestra Itália para as finais do campeonato paulista. O primeiro jogo das semifinais entre São Paulo e Palmeiras será no próximo domingo, às 16h, no estádio do Morumbi. A segunda partida ainda não tem local definido, mas especula-se que exista uma preferência pela casa do São Paulo, enquanto o Verdão tenta levar o jogo para o interior do estado.

A decisão do Conselho Arbitral da FPF estaria baseada em pareceres da Polícia Militar e do Ministério Público. Curioso é que essa polêmica já veio à tona no ano passado. Com Santos e São Paulo nas semis, iniciou-se uma discussão sobre onde os times jogariam. Pacaembu e Morumbi foram os estádios escolhidos pela Federação que, como agora, detém os mandos de jogo da etapa derradeira do Paulistão.

À época dessa polêmica em 2007, o Marcão escreveu aqui: Por que os clubes concordam e depois chiam? Se no ano passado o Santos não pôde jogar com o Bragantino - que já mandou final de Brasileiro em seu estádio, com capacidade pra 12 mil pessoas - na Vila Belmiro, por que seria diferente agora? Coerente. Ainda que eu discorde, os clubes que tratem de pedir a mudança no regulamento pra 2009, se assim quiserem. Ou então parem de fazer chacrinha pra suas torcidas.

Ronaldo Nazário é o mais gordo da história

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Mais um título mundial para o futebol brasileiro: o jornal inglês The Sun fez um ranking dos jogadores mais gordos da história e, no topo, está Ronaldo Nazário. A lista foi feita pelos jornalistas do próprio tablóide (o que dá a medida da objetividade e precisão científica do trabalho). "Existe uma visão mais engraçada no esporte profissional que um jogador de futebol carregando um pneu extra em torno de sua cintura? Mesmo no mundo de hoje, de estrelas magras, ainda há alguns jogadores volumosos enchendo as principais Ligas", diz a matéria do The Sun. A lista completa tem ainda Ferenc Puskas, John Harston, Tomas Brolin, Andy Reid, Neil Ruddock, Neville Southall, Jan Molby, Micky Quinn e William Foulke - tirando Puskas e Brolin, não faço idéia de quem sejam os outros cidadãos. Jornalismo objetivo é isso aí!

LEIA TAMBÉM: Ronaldo se envolve em confusão com travestis.