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Quarta-feira, tempo carregado de chuva e eu traçando uma costela gaúcha no Minhoca's, buteco assim apelidado depois que um anelídeo dessa nomenclatura foi visto boiando na tigela de feijão. De repente, chega ao recinto um casal sobrecarregado de sacolas. Caixas e mais caixas com jogo de panela, ventilador, escorredor de prato, secador de cabelo, rádio-relógio, brinquedos, o escambau. Devem ter aproveitado algum crediário de loja popular para dar um grau no ecossistema doméstico.
- E aí, queridão, o que vai ser? - intima o garçon, mostrando intimidade com o esbaforido chefe de família.
- Manda uma feijoada completa - ordena ele, sério, tentando provar para a esposa que não é habitué no referido buteco.
Mas o garçon destrói a dissimulação com a frase fatídica:
- Posso trazer a gelada de sempre?
A esposa direciona aquele olhar calibre 38, cano longo, para o marido, como que advinhando por telepatia: "-Ah, seu manguaça! É aqui que você deixa metade do pagamento todo mês, não é, cachorro? E depois passa o tempo todo, na loja, reclamando que eu gasto muito!".
Na saia justa, o cônjuge responde ao solícito - mas inconveniente - garçon:
- Não, não, deixa a cerveja pra lá. Tô tomando remédio. Traz um guaraná.
Passa o tempo, feijoada vem, refrigerante vai, o casal faz as pazes comentando a utilidade dos produtos para cada setor do sagrado lar (não tem nada que deixe uma patroa mais feliz do que fazer compras). Meia hora depois, aparece um parente que, como combinado previamente, trouxe a surrada Brasília pra fazer o carreto dos novos bens domésticos. E a mulher aproveita e segue junto, de carona, sorrindo para o bem comportado marido (leia-se: endividado e sóbrio), que pagará a feijoada e voltará ao batente.
Mas não passa nem 10 minutos depois que a esposa sumiu com o parente e aquele mundaréu de sacolas e o cidadão grita para o garçon:
- Agora sim, pode trazer a gelada. Meu remédio já foi embora!




Tinha tudo preparado para minha estréia neste novo e nobre espaço. Não que eu seja um entusiasta admirador do são-paulino Felipe Massa. Até pelo contrário. Quem leu meu perfil sabe de quem sou fã, mesmo! Mas infelizmente já se vão 17 anos que Nelson Piquet Souto Mayor descalçou as sapatilhas e guardou a balaclava. De qualquer maneira, seria um bom começo no site, com um brasileiro vencendo pela sétima vez no travado e enfadonho circuito de Hungaroring. Até já me preparava para chamá-lo de Brasilring. Mas quando tudo parecia resolvido, eis que os fantasmas da pista magyar resolveram aprontar mais uma. A três voltas do fim, o até então confiável propulsor de Massa foi pelos ares, produzindo fumaça e lágrimas no rosto do piloto que estava prestes a colocar as mãos na liderança do championship (acima). Aliás, sou de um tempo em que piloto não chorava. Nem quando ficava preso entre as frágeis ferragens de outrora. Mas deixemos isso para lá. Em matéria de lágrimas, prefiro as de Jade Barbosa.
Voltando aos virabrequins, não é de hoje que o autódromo húngaro prega peças em pilotos que já se imaginavam ouvindo o hino no pódio. A primeira vítima foi Nigel Mansell. O arrojado e estabanado inglês passeava pelo circuito contando os minutos para mais uma vitória na temporada de 87. Até que, em um trecho intermediário, o Williams 5 começou a sambar feito bêbado em final de desfile de carnaval. No pit-stop, um mecânico descuidado não apertou a porca de uma das rodas do carro do bigodudo como o manual manda. Para desespero do inglês, o rival e desafeto Nelson Piquet (à direita) conquistou a segunda vitória consecutiva no autódromo húngaro, o primeiro de um país da extinta cortina de ferro a receber o milionário e capitalista circo da F-1. Na época, houve quem desconfiasse que Piquet havia dado uns trocados para o mecânico desastrado. Como isso nunca se provou, a história entrou para o folclore da categoria. A vitória na Hungria foi a plataforma do tricampeonato do maior piloto brasileiro de todos os tempos.
Em 2006, outro ilustre competidor passou por mico semelhante ao de Mansell. Então lutando pelo seu segundo título mundial, o marrento espanhol Fernando Alonso viu seu campeonato se complicar após um simples pit-stop. Contrariando a célebre máxima de Karl Marx, dessa vez "a história não se repetiu como farsa". Outro mecânico desatento não apertou como deveria uma das porcas da roda do Renault do asturiano. Com o carro descontrolado, Alonso abraçou a barreira de pneus. A prova, disputada sob chuva e coalhada de acidentes, dessa vez foi vencida por um inglês. Jenson Button (à esquerda) redimiu seus conterrâneos e faturou aquela que é até hoje sua única vitória na F-1. Se isso serve de consolo para o chorão Massa, Hungaroring não conseguiu impedir que Hill, Mansell e Alonso entrassem para o fechado clube dos campeões mundiais de F-1. Massa tem boas chances de conseguir sua carteirinha. Sorte dele que Hungaroring só tem uma vez por ano...
A exceção talvez seja o campeão mundial de 1982, Keke Rosberg (à direita). O ex-piloto da Fittipaldi e da Williams ostentava um belo e hoje fora de moda bigodão. Além da fisionomia, aparência e talento, os finlandeses têm outro gosto comum. Aliás, uma qualidade muito apreciada por este blogue: a manguaça. 
Sou Chico Silva, jornalista, santista, wilderista (alguém que é louco por Billy Wilder) e, acima de tudo e todos, nelson-piquetista. Aliás, devo o interesse no jornalismo ao Piquet (que aparece na foto, de branco, trocando "afagos" com Eliseo Salazar). E é engraçado: escrevi sobre quase tudo nessa vida, menos sobre F-1 - até o Futepoca me pôr na pista. Iniciei minha carreira no Lance!, em 1997. Depois passei pelo IG, um mês, e IstoÉ, sete anos, na qual atuei nas editorias de Brasil e Comportamento. Aí fui ver como era a vida do lado de lá do balcão. E nesse caso não era o do bar, infelizmente. Fiz assessoria para o ministro do Esporte nos Jogos Pan e Parapan-americanos e depois integrei a equipe de jornalistas que produziu o relatório oficial do governo federal sobre o Rio 2007. Ah, ia esquecendo um detalhe relevante: fui jurado da primeira edição do Boteco Bohemia de São Paulo, realizado em 2004. No Futepoca, não poderia omitir tal informação. Abraço a todos e até minha primeira coluna, nesta segunda-feira, com a análise do GP da Hungria!















