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Segundo a Máquina do Esporte (http://maquinadoesporte.uol.com.br/new/noticias.asp?id=5493), a TV do bispo, a Record, vai oferecer R$ 1 bilhão por ano para os clubes brasileiros pelos direitos de transmissão do Brasileirão. O valor seria mais de três vezes superior ao que os clubes recebem atualmente.
Se vai realmente pagar ou não (haja fiéis e fé para financiar), a proposta leva o futebol a outro patamar. Para a maioria dos clubes, a transmissão dos jogos já é a principal fonte de receita. Os maiores recebem entre R$ 15 e 20 milhões ano. Se vingar, poderão receber de R$ 50 a 60 milhões só com a TV.
Sem entrar no mérito se isso ajudaria a recuperar os clubes ou o dinheiro "sumiria" ou seria roubado no caminho (como costuma acontecer no Vasco), é interessante notar que a disputa entre as duas TVs pode ajudar os clubes a se reestruturarem. A disputa entre as TVS foi um dos principais fatores para que o futebol inglês passasse a ter os clubes mais ricos do mundo.
Provavelmente, a Globo vai dar um jeito de continuar com os direitos, até porque muitos clubes têm dívidas com a emissora. Mas pelo menos terá de abrir os cofres. E como seria bom ficar sem ouvir o Galvão pelo menos por um ano. Se bem que não sei quais seriam os locutores da Record nem os comentaristas. Tudo pode sempre piorar.
Campeonatos estaduais – No caso do campeonato mineiro, a Globo pagava até este ano R$ 2,5 milhões para todos os clubes. Atlético e aquele outro time azul ficavam com cerca de R$ 600 mil cada. Agora, a Globo teve de cobrir a oferta da Record, de R$ 15 milhões, e acabou renovando por quatro anos, com os maiores elevando suas receitas para cerca de R$ 4 milhões pelo campeonato.
Em São Paulo, houve verdadeiro leilão, já relatado no Futepoca, em que a Globo ofereceu à FPF R$ 40 milhões, incluindo os direitos para TV paga, por ano. A Record rebateu com uma proposta de R$ 70 milhões, forçando sua rival a contra-atacar com R$ 60 milhões em dinheiro mais R$ 10 milhões em espaço publicitário na última semana. Ainda assim, a Record manteve a oferta de R$ 70 milhões e acrescentou R$ 10 milhões em espaço publicitário, cobrindo a oferta da concorrente. Mesmo assim a Globo levou. Por quê?