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Jornalistas e outros profissionais de empresas de comunicação são os que mais bebem. A informação está no jornal inglês The Guardian, que destaca pesquisa YouGov, do ministério de saúde do país sobre os hábitos etílicos. O The BlueBus deu antes.
A recomendação é que homens bebam entre 21 e 28 unidades de álcool por semana, três ou quatro por dia. Para as moças, 14 a 21 por semana, duas ou três por dia. Para a turma das redações inglesas, são 44 unidades, em média, o que equivale a mais de quatro garrafas de vinho ou 19 copos de cerveja por semana.
Cada unidade equivale a 10g de álcool. Uma lata de cerveja tem 1,5 unidade. Uma dose de cachaça, umas 2,5. Uma taça pequena de vinho, uma. E assim por diante.
Isso coloca os jornalistas a 10 pontos semanais de vantagem sobre o segundo colocado, os profissionais de tecnologia da informação. Serviços e o mercado financeiro vêm depois. Os reis da moderação trabalham em educação, transporte e turismo. Entre os líderes, 29% se sentem pressionados por colegas a beber.
Na prática, o pessoal da comunicação também está no topo do consumo de vinho e destilados. Do fermentado de uva, a média é de uma garrafa e meia por semana. De outros gorós, são 3,2 doses por dia.
Brasil
Por aqui, não encontrei pesquisas que relacionam o álcool ao trabalho. Pesquisa do Ministério da Saúde apontou aumento em 2009, mas a informação aparece regionalizada.
O Futepoca noticiou o desempenho dos adolescentes brasileiros, dos homens, e da influência dos pais sobre crianças.
Será que no Brasil os jornalistas também lideram esse ranking não tão honroso?