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A colunista Marília Ruiz, do Lance!, finalmente arranjou uma pauta interessante em seus passeios pela China. A edição de hoje do jornal traz duas páginas com informações que ela coletou sobre a cerveja naquele país. Segundo Marília, a China quer que a bebida molde a internacionalização de suas marcas. Para ela, é espantoso que o slogan da cerveja Tsingtao, fabricada em Qingdao (recentemente engolida pela gigante InBev), apareça em todos os folders do departamento de turismo do governo chinês. "A cervejaria Tsingtao foi a primeira empresa chinesa a estabelecer filial fora do país. Foi a primeira a ter ações na bolsa. Foi a primeira que assinou acordo de parceria com uma estrangeira...", observa a colunista do Lance!. Por isso, a marca foi escolhida para patrocinar oficialmente os jogos olímpicos (foto acima).
Mas há outro motivo, mais óbvio: os chineses vêm bebendo cada vez mais cerveja. Em 2007, consumiram mais de 40 milhões de toneladas da bebida, o que equivale a um consumo per capita de 30 litros, segundo a Associação da Indústria de bebidas Alcoólicas da China. Tudo bem que eles ainda não chegam perto da sede aqui do Brasil, onde o consumo per capita de cerveja já bateu em 47 litros anuais, segundo os dados mais recentes do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja). E tanto os chineses como nós ainda estamos a léguas de distância de países como a República Tcheca e a Alemanha, por exemplo, onde o consumo per capita sobe para inacreditáveis 158 litros e 117 litros por ano, respectivamente. Mas o consumo anual chinês por pessoa saltou de 18 litros para 30, em cinco anos, e entre janeiro e maio de 2008 a população bebeu 20 milhões de toneladas - ou 19% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Uma explicação pode ser o preço da bebida. Segundo Marília Ruiz, uma garrafa de 600ml de Tsingtao custa 2 yuans (ou R$ 0,50). Para ter uma idéia do que isso significa, pesquisei o salário mínimo chinês e constatei que varia entre 400 e 750 yuans, dependendo da região, o que dá uma média de 575 yuans. Ou seja: com esse valor, é possível comprar cerca de 287 garrafas de cerveja. Aqui no Brasil, considerando um preço camarada de R$ 3 para uma garrafa de 600ml no bar, nosso salário mínimo (R$ 415) compraria apenas 138 garrafas - ou 166 se alguém tiver a sorte de encontrar uma boa gelada por R$ 2,50. Agora, imagine se você estivesse na China e pudesse comprar duas cervejas (total de 1 litro e 200ml) com cada real no bolso! Seria um esforço olímpico para o fígado...
Sobre a qualidade da Tsingtao, porém, não me atrevo a recomendar. O teor alcoólico é de 5%, similar ao da Brahma (4,8%) e ao da Skol (4,7%), por exemplo. Em seu texto, Marília Ruiz afirma que, na avaliação do mestre cervejeiro escocês Andrew McCulloh, a bebida é "clara, com boa espuma (mas de curta duração), aroma adocicado, leve e sem presença de amargor". Uma dica mais prática da moçoila para os manguaças daqui de São Paulo é que a Tsingtao pode ser encontrada em lojinhas da Rua 25 de Março (óbvio!!!) e em uma importadora na Avenida Paulista. Alguém se arrisca?


Saiu o vencedor da promoção 











Volta e meia uma dúvida toma meus miolos encharcados. E essa semana, graças ao descomunal Michael Phelps (à esqurda), ela voltou a me fustigar. Quem teria sido, independentemente da modalidade que pratica, o maior esportista de todos os tempos? É claro que essa é uma contenda sublinhada por critérios subjetivos e relativos. Pelo índice CS (Chico Silva), o eleito seria alguém que fez em seu esporte algo que nenhum outro esportista em nenhuma outra modalidade repetiu. Antes do golden boy de Baltimore, que além de água clorada aprecia outros líquidos (em certa ocasião chegou a ser preso por dirigir sob o efeito deles), eu tinha três outros nomes em mente.
O primeiro era Michael Schumacher (à direita). Nenhum piloto em tempo algum se aproximou dos recordes e números deste sisudo alemão que reescreveu a história da F-1 moderna. O segundo é o surfista Kelly Slater. Se Schumacher abocanhou sete títulos na F-1, o surfista americano conquistou oito no WCT, o circuito mundial de surf. Só que, enquanto Schumacher passa o tempo dando pitos na Ferrari e caneladas nas peladas, Slater ainda rema para o outside. Ele é o atual líder do circuito e dá vigorosas braçadas para o seu nono título mundial.
O ultimo nome da minha lista era Roger Federer (à esquerda). O suíço obteve os melhores resultados da história em um esporte que teve gênios como Rod Laver, Björn Borg, John McEnroe, Jimmy Connors, André Agassi e Pete Sampras, entre outros. Tudo bem que, ultimamente, anda tomando coça do touro espanhol Rafael Nadal. Mas ninguém conquista 12 Grand Slams e fica por quatro seguidos na liderança do ranking da ATP por acaso.
















Até agora, o jogo mais emocionante em esportes coletivos que contaram com a presença do Brasil foi a partida contra a Hungria, no handebol feminino, disputada na madrugada de hoje. Claro que o massacre da seleção feminina de vôlei contra a Rússia, uma das favoritas, foi o resultado mais comemorado, mas o jogo das meninas do hand foi épico. 
Daí pra frente, o Brasil permaneceu sempre atrás no placar, empatando de quando em quando. Mas, a três minutos do final, passou a frente e chegou a abrir vantagem de dois gols. Uma tensão anormal até o fim e, no último segundo, a Hungria conseguiu empatar em 28 a 28. Sabor de vitória para elas, mas o empate mostrou que a seleção tem potencial e pode até surpreender se conseguir manter o alto nível da partida de hoje.

Amigos e amigas, volto a ocupar esse nobre espaço. Ainda pegando carona no Dia dos Pais, lanço aqui um desafio para os meus cinco leitores (seriam tantos assim?): gostaria de saber qual é, na opinião de vocês, a melhor dupla de pilotos pai e filho da história da Fórmula 1. Obviamente, os critérios de avaliação são subjetivos. É geneticamente impossível compará-los utilizando os métodos convencionais, pois correram em épocas diferentes e com carros muito distintos. Filho do melhor piloto brasileiro de todos os tempos, Nelsinho Piquet é o 13º herdeiro a seguir as aceleradas do seu genitor. O primeiro a ter algum sucesso foi o alemão Hans-Joachim Stuck (acima). Nos anos 1970, o filho do lendário Hans Von Stuck, um mito das corridas de montanha e piloto dos primórdios da F-1, até conseguiu alguns pódios. Mas ficou a léguas do seu velho.
Outro que ficou longe do pai foi David Brabham (à esquerda), filho do tricampeão Jack Brabham. Nos anos 1990, David fez duas temporadas, uma pela equipe que leva seu sobrenome (e que foi fundada por seu pai), e outra pela Simtek, que ficou macabramente famosa por ser a equipe de Roland Ratzemberger, o austríaco que foi deste para algum lugar na véspera do acidente fatal de Ayrton Senna, em Ímola, 1994. Melhor sorte tiveram Jacques Villeuneuve (abaixo) e Damon Hill, respectivamente filhos do maluco genial Gilles Villeneuve e do inglês bicampeão mundial Graham Hill.
Villeneuve e Hill Junior foram campeões do mundo ao volante da Willians nos anos 1990. Hill, inclusive, é até hoje o único campeão filho de campeão do mundo da história da F-1. Este colunista torce para que Nelsinho seja o sócio número 2 deste restritíssimo clube e aproveita a ocasião para fazer um brinde aos pais, pilotos ou não, que visitam esse blogue.









