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Da última vez que reboquei meu corpo ao Bar do Vavá, levei um papo (de bar, óbvio) deveras interessante com o camarada Don Luciano, basicamente, sobre como o medo é a base e/ou força motriz de quase tudo na sociedade ocidental dita civilizada: política, religião (futebol dentro disso), relações sociais, escolhas, preferências, paranóias, desvios, vícios etc etc. O assunto vai longe e, por isso, durou até a última garrafa possível, com a porta do bar já descerrada.
Curiosamente, dois dias depois, recebi um emeio que dizia o seguinte: "O dicionário 'Aurélio' define medo como 'um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real, imaginário ou de uma ameaça'. Fala ainda em 'susto, pavor, temor, terror'. Nos anos 30, o médico inglês Edward Bach, com base na constatação de que a falta de harmonia interior era a principal causa de doenças – se dedicou a criar um sistema de cura natural que fosse acessível a todas as pessoas".
Tratava-se de uma propaganda dos tais Florais de Bach, ressaltando que "fazem parte do Grupo do Medo cinco florais: Mimulus, Aspen, Rock Rose, Red Chestnut e Cherry Plum". Não resisti e encaminhei o emeio para o Don Luciano, com a ressalva de que, "agora sim, todos os nossos problemas estão resolvidos!". Ele me respondeu o seguinte: "Fantástico, depois desse grande texto, deveríamos nos dedicar mais a essa parte filantrópica que faz parte da nossa busca cotidiana para nos tornar pessoas menos indecentes e formular os preceitos de uma nova(?) religião(?): os FLORAIS DE BAR".
E ainda sugeriu quatro deles, todos com alto teor alcoólico: Caipirense (para não ter vergonha de falar com a língua mole), Casa Grande (para quem nunca consegue chegar na porta de casa), DaKana (para quem tem medo de acordar no xadrez) e Pitu (para quem tem medo de acordar com dor no local onde as costas mudam de nome). É ou não é uma idéia revolucionária?